x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.083

carta de advertencia

jenny

Jenny

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Restaurante
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 23:25

Boa noite.
tenho uma colavoradora que vaias veçes fala alto e desrrespeita (nao faz caso) a sua encarregada de area e fala "se nãp gosta pode me demitir"
gostaria saber se eu posso dar uma carta de advertencia para ela, se puderem me enviar um exemplo de como escrebe-la estaria muito agradecida.
(Disculpe as faltas ortograficas mais eu sou estrangeira e meu portugues escrito não é muito bom.
Muito obrigada
Att.
Jenny

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 07:13

Bom dia Jenny!

Você pode advertir essa colaboradora sim, conforme abaixo:

1ª Advertência - Oral
2ª Advertência - Por Escrito
3ª Advertência - Por escrito com suspensão de 5 dias
4ª Advertência - Por escrito com suspensão de 15 dias
5ª Advertência - Demissão por Justa Causa

Normalmente esse tipo de empregado não vai querer assinar a advertência, então tenha sempre 2 testemunhas para que as mesmas assinem a carta, de preferência a encarregada e um outro empregado que convive com ela no setor.
A Carta de Advertência, TEM que constar que a pessoa está sendo advertida por não respeitar os superiores, não cumprir as normas da empresa, conforme o Artigo 482 da CLT Desídia.

MODELO

1)

ADVERTÊNCIA

(nome do empregado), portador da CTPS nº (informar), Série (informar), recebe neste ato a pena de advertência disciplinar em razão de (descrever o fato).

Informamos que a repetição de condutas repreensíveis poderá originar uma dispensa por Justa Causa, conforme legislação vigente.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome do empregado – assinatura acima)

2)

Carta de Advertência

Sr………………………………………………………………………………………., vimos pela presente informar-lhe que, por (…falta cometida….), estamos lhe advertindo por escrito, e aproveitamos para informar que, em caso de se repetirem essas faltas, lhe será aplicada uma pena de suspensão de …… dias.

Atenciosamente,
……………………………………., …………………… de ……,……………………. de 20 ……..

Funcionário

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ANTONIO M. B. LEAO

Antonio M. B. Leao

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 09:10

Bom dia, estou com uma empresa que quer dar advertência para suas duas funcionarias, e estou sem saber se o motivo se encaixa na opção "h" indisciplina ou insubordinação. O patrão alega que, foi falado por ele que não queria "reunião" entre os funcionários , essa reunião que ele disse seria os funcionários estarem conversando entre si na loja. ele alega ter chegado e as duas estavam conversando. Seria motivo de uma advertência escrita? e se elas se negarem assinar como são apenas duas funcionarias e ele o patrão quem assina a carta de advertência?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 09:25

Bom dia Antonio!

Desculpa, mas dentro de uma loja duas pessoas não poderem conversar é muito ruim não é?

Bom como não temos nada à ver com isso, segue abaixo:

1 - Pode fazer as advertências sim, colocando o Art. 482 da CLT e inserindo que o motivo é insubordinação, já que elas infringiram as normas da empresa;

2 - Se elas se negarem a assinar, TEM QUE PEGAR 2 TESTEMUNHAS para assinar a Advertência, que tem a mesma validade, mas o dono da empresa só pode assinar como EMPREGADOR;

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade