x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9.124

acessos 1.142.549

Simples Doméstico *** e-Social

Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 11:47

Olá Ivan, ela entrou de aviso prévio dia 02/05/2016 a vai até dia 31/05/2016,então de saldo de salario terá os 30 dias no final, ela trabalhará os 30 dias mesmo, então os 3 serão indenizados, ai que está o problema,não tem onde eu por esses 3 dias, a não ser que em vez de saldo de salario de 30 dias eu ponha 33, não sei se isso é correto, ou pode dar algum problema.
ela foi registrada dia 04/05/2015

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1 , Escriturário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 12:30

Silvana Lopes

Prezada

Se for 33 o termino do aviso previo é 04/06/2016 entao voce tera que calcular 30 dias referente a folha de maio mais 04 dias em junho....acho que ainda nao foi liberado a referencia 05 2016 para calculo no esocial....

Bom Trabalho.

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 13:35

A rescisão será paga dia 01/06,pois o aviso termina dia 31,esses 3 dias serão indenizados,eu fiz no sistema que uso e está tudo ok, ,ele será apenas projetado para 04/06,mas não trabalhado.

DIOGO CARVALHO DA SILVA

Diogo Carvalho da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:19

Boa tarde pessoal, não sei mais o que faço, já comuniquei a CAIXA que empregada domestica não tem Chave de FGTS, e eles teimam em dizer que tem, como posso provar a eles que não existe Chave para empregada domestica? Consta isto no manual do e-Social?

Pois a empregada já esteve lá 3 vezes e eles persistem na mesma informação.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:39

Boa tarde, Diogo!

Localize no site o Manual abaixo e entregue pelo menos a 1a, 2a. e a 22a. página p/ a doméstica levar até a CEF, ou acompanhe ela até uma agência.

http://www.esocial.gov.br/doc/PERGUNTAS_E_RESPOSTAS-DOMESTICO_v3.1.pdf

Perguntas e Respostas do eSocial – Empregador Doméstico
Versão 3.1 – 04/04/2016

Página 22

72. Quais os documentos o trabalhador doméstico precisa apresentar para sacar o FGTS?
Para saque do FGTS o trabalhador deve comparecer a uma agência da CAIXA e apresentar o Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT), a Carteira de Trabalho e documento de identificação pessoal.
O TQRCT é gerado no portal eSocial.
É importante destacar que para o trabalhador doméstico é dispensado da apresentação da “chave de desligamento” e da “homologação da rescisão”. Na hipótese da agência da CAIXA solicitar estes documentos o trabalhador pode solicitar que a unidade entre em contato com a GIFUG (Gerência de Filial do FGTS) para confirmar os procedimentos e obter orientações específicas.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:40

Boa tarde,

Tenho um cliente que desligou 2 domésticos em 29/02/2016 no e-social.

Minhas dúvida é sobre quais documentos os domésticos devem levar para dar entrada no seguro desemprego.

Desde já agradeço,

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:40

Diogo Carvalho da Silva,

Boa tarde. Podes imprimir o que consta no "Perguntas e Respostas do eSocial - Empregador Doméstico" (abaixo).
Parece brincadeira, mas no próprio informativo já consta a possibilidade do pessoal da agência não ter conhecimento sobre o procedimento correto!
O arquivo pdf de "Perguntas e Respostas" está disponível no site do eSocial (Menu à esquerda).

72. Quais os documentos o trabalhador doméstico precisa apresentar para sacar o FGTS?
Para saque do FGTS o trabalhador deve comparecer a uma agência da CAIXA e apresentar o Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT), a Carteira de Trabalho e documento de identificação pessoal.
O TQRCT é ger ado no portal eSocial.
É importante destacar que para o trabalhador doméstico é dispensado da apresentação da "chave de desligamento" e da "homologação da rescisão". Na hipótese da agência da CAIXA solicitar estes documentos o trabalhador pode solicitar que a unidade entre em contato com a GIFUG (Gerência de Filial do FGTS) para confirmar os procedimentos e obter orientações específicas.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:50

Boa tarde,

Tenho um cliente que desligou 2 domésticos em 29/02/2016 no e-social.

Minhas dúvida é sobre quais documentos os domésticos devem levar para dar entrada no seguro desemprego.

Desde já agradeço,

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
ANDREIA

Andreia

há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:51

Boa tarde, Agnaldo!

Seguem as orientações p/ o Seguro Desemprego

http://www.esocial.gov.br/doc/perguntas_e_respostas-domestico_v3.1.pdf

Versão 3.1 – 04/04/2016

86. Quais os procedimentos para o trabalhador doméstico solicitar o Seguro Desemprego?
O trabalhador doméstico que atende aos requisitos para habilitar-se ao seguro desemprego deve dirigir-se as unidades descentralizadas do Ministério do Trabalho e Emprego ou aos órgãos autorizados, do 7º ao 90º dia subsequente à data de sua dispensa, portando os seguintes documentos:
 Carteira de Trabalho na qual deve constar a anotação do contrato de trabalho doméstico e a data de dispensa, comprovando a duração do vínculo
empregatício, durante, pelo menos, 15 meses;
 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) atestando a dispensa sem justa causa.
O empregador doméstico não emite o Requerimento do Seguro-Desemprego (RSDED), documento que é gerado no ato da recepção do seguro-desemprego.
Um lembrete importante é que o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho do empregado doméstico não tem de ser homologado pelo sindicato ou unidade do Ministério do Trabalho e Previdência Social para fins de recebimento do FGTS e do seguro-desemprego.

87. Quais as condições para a concessão do seguro-desemprego?
 Possuir vínculo empregatício por um período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses contados até a dispensa sem justa causa;
 Não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, excetuados auxílio-acidente e pensão por morte;
 Não possuir renda própria de qualquer natureza.
É importante ser lembrado que não há necessidade de que nos 15 meses trabalhados tenha havido recolhimento do FGTS. Por exemplo, se um empregado doméstico foi admitido em setembro de 2014 e dispensado em janeiro de 2016 ele atende ao primeiro requisito para o requerimento do seguro desemprego, mesmo que seu empregador não o tenha incluído no FGTS antes de outubro de 2015.

Ivan Araujo

Ivan Araujo

há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 17:32

Gisele Orlatei ,

Prezada

LEI DO ESTADO DO PARANÁ - PR Nº 18.766 DE 01.05.2016
D.O.E. - PR.: 02.05.2016

Fixa, a partir de 1º de maio de 2016, valores do Piso Salarial no Estado do Paraná e sua política de valorização, assim como adota outras providências.

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º O Piso Salarial no Estado do Paraná dos empregados das categorias profissionais enumeradas no Anexo da presente Lei, Grandes Grupos 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 da Classificação Brasileira de Ocupações, com fundamento no inciso V do art. 7º da Constituição Federal e na Lei Complementar nº 103 , de 14 de julho de 2000, a partir de 1º de maio de 2016, será de:

I - GRUPO I - R$ 1.148,40 (mil cento e quarenta e oito reais e quarenta centavos) para os Trabalhadores Agropecuários, Florestais e da Pesca, correspondentes ao Grande Grupo 6 da Classificação Brasileira de Ocupações;

II - GRUPO II - R$ 1.190,20 (mil cento e noventa reais e vinte centavos) para os Trabalhadores de Serviços Administrativos, Trabalhadores dos Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados e Trabalhadores de Reparação e Manutenção, correspondentes aos Grandes Grupos 4, 5 e 9 da Classificação Brasileira de Ocupações;

III - GRUPO III - R$ 1.234,20 (mil duzentos e trinta e quatro reais e vinte centavos) para os Trabalhadores da Produção de Bens e Serviços Industriais, correspondentes aos Grandes Grupos 7 e 8 da Classificação Brasileira de Ocupações;

IV - GRUPO IV - R$ 1.326,60 (mil trezentos e vinte e seis reais e sessenta centavos) para os Técnicos de Nível Médio, correspondentes ao Grande Grupo 3 da Classificação Brasileira de Ocupações.

Art. 2º A partir do ano de 2017 até o ano de 2020, a data base será antecipada em um mês a cada ano, fixando-se em 1º de abril para 2017, em 1º de março para 2018, em 1º de fevereiro para 2019 e em 1º de janeiro para 2020.

Art. 3º O Piso Salarial no Estado do Paraná, no período de 2017 a 2020, será reajustado pelo mesmo percentual aplicado para o reajuste do Salário Mínimo Nacional, baseado na variação do INPC brasileiro do ano anterior, de janeiro a dezembro, com aplicação adicional, a título de ganho real, da variação real do PIB nacional observada dois anos antes.

§ 1º Para os efeitos do caput, a fonte de informação dos índices do INPC e do PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

§ 2º Havendo necessidade de arredondamentos do valor do Piso Salarial no Estado do Paraná para definição do "valor hora", será permitido apenas o arredondamento da segunda casa decimal inteira subsequente.

Bom Trabalho.

Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 18:36

Ivan, vou por na data de saida dia 03/06/2015,nas anotações porei ultimo dia efetivamente trabalhado dia 31/05/2016.
A rescisão que fiz pelo meu sistema está tudo ok,saiu os 30 dias trabalhados e 3 dias indenizados.

Ivan Araujo

Ivan Araujo

há 10 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 09:38

Silvana Lopes

Prezada.

Se o aviso prévio teve inicio em 02/05/2016 seu termino é 03/06/2016 como você descreveu agora a interpretação da lei sempre será mais benéfica ao colaborador mesmo que exista uma imparcialidade o bom senso sempre prevalecera ao lado mais fraco sempre é visto no caso de uma pretensão jurídica. Aqui em nossa cidade nenhum dos sindicatos optou por indenizar o acréscimo de 3 dias de aviso para cada ano trabalhado o dias de acréscimo só será indenizado se o aviso prévio for indenizado se o mesmo for cumprido e este for acima de 30 dias seu pagamento se findara com o pagamento do salário do mês ou seja 30 dias mais os dias adicionais que será pago na rescisão de contrato de trabalho. Exemplo se o termino do aviso for dia 03/06/2016 fecha se a folha de maio paga se 30 dias de salário e na rescisão 03 dias de junho.

Bom Trabalho.

Camila Moreira Nascimento

Camila Moreira Nascimento

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 10:06

Silvana Lopes

Talvez uma forma seria colocar os 3 dias acrescidos no saldo de salário da empregada para os fins de tributação.
Pois assim acredito que estará favorecendo a empregada.
E eu particularmente usaria a rescisão de meu sistema de folha onde constaria especificado os dias indenizados.

Att. Camila

Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 12:20

Ivan aqui o aviso prévio é somente de 30 dias, a maioria dos sindicatos que não aceitam de jeito nenhum que passe disso.
Camila foi o que fiz, pus 33 dias no e-social pois foi a única opção que encontrei e vou fazer a rescisão no meu sistema.
Obrigada a todos

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 15:53

Pessoal, boa tarde.

Me ajudem numa dúvida que surgiu.

O empregador, contratou uma doméstica que nunca trabalhou de CTPS assinada, tem apenas o número NIT, pois recolhia o INSS como autônoma.
Esse NIT serve para o recolhimento da guia DAE?

Pois ela não tem PIS.

Como fazer?

Roberta Rodrigues

Roberta Rodrigues

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 16:55

Maiara,

boa tarde!

Olha, eu sei que na Caixa Econômica Federal, ela consegue converter o NIT em PIS, porém, não sei se ela consegue fazer isso antes de estar registrada.
Dê uma ligada no Oculto e veja se podem te ajudarem com informações.

Cordialmente
Roberta Rodrigues.
"Aquilo que repartir, multiplicar-se-á .Aquilo que não compartilhar, dividir-se-á e desaparecerá."
ANDREIA

Andreia

há 10 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 16:57

Boa tarde, Maiara!

Pelo que pesquisei, você pode consultar os documentos pela Consulta Qualificação Cadastral (21) e se aparecer erro no CPF, seguir a orientação da questão 22, pois o NIS se transforma em PIS após o 1o. depósito do FGTS.
Aguarde o retorno de nossos colegas ou confirme no telefone 135.

Versão 3.1 – 04/04/2016
Perguntas 21 e 22.

ANDREA CRISTIANE MARQUES DA SILVA

Andrea Cristiane Marques da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 17:14

Maiara

te aconselho antes de recolher as contribuições usando o número do Nit, que a empregada ou empregador vá a uma Agencia da Caixa, munidos de um formulário da própria Caixa, chamado de DMN-DOCUMENTO DE MANUTENÇÃO DO NIS, com esse documento preenchido, o funcionário da Caixa, vai gerar um numero correto de pis para esta doméstica.

hoje vc até consegue recolher o DAE com o número de NIT dela, mas quando precisar fazer liberação de fgts para a mesma, a agencia da Caixa não vai aceitar liberar com o numero de NIT, vão exigir que se faça uma atualização e reversão de NIT para PIS.

te digo isso por experiencia própria, já tive transtornos, com essa situação.

Página 166 de 308
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies