x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9.122

acessos 1.122.278

Simples Doméstico *** e-Social

BENEDITO SANTIAGO COSTA

Benedito Santiago Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2021 | 12:06

Olá colegas,
Aproveitando este tópico, tenho uma dúvida com relação a DAS de 122020. Seguinte, após fechar a folha de dezembro e 13º 2020. O cliente me pediu que pusesse em férias a partir de Janeiro às suas duas empregadas, dito isto, preparei as férias das duas, porém o eSocial pediu a reabertura da folha dez2020 para completar às férias solicitadas. Olha que eu já havia enviado a DAS dez2020 ao cliente antes do pedido das férias. Após conclusão das férias e pedido para encerar a folha, o sistema não aceitou e ficou informando protocolo de análise. somente depois de 15 de janeiro entrei no eSocial e consegui encerrar a folha de dez2020, só que os valores foram alterados. Como o cliente nesta data já havia pago o DAS que tinha lhe enviado, como posso fazer a alteração do mesmo para que o cliente possa recolher a diferença? Um pouco complicado essa situação, desde 2015 que trabalho com eSocial e essa é a primeira vez que me causa esse embaraço.
Agradeço a todos pela ajuda.

Administrador e Contabilista
celia mattos

Celia Mattos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 10:40

Bom dia a todos! Por favor, poderiam me ajudar? Encerrei a folha da doméstica e transmitir, mas depois vi que o salario estava incorreto. Reabri a folha, arrumei e ao encerrar deu a seguinte mensagem "Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF, Período de Apuração.". Por favor, como faço para arrumar esse erro? Desde já agradeço a atenção.

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2021 | 17:04

Boa tarde, pessoal! Fechei a folha de janeiro e fiquei com uma dúvida, no demonstrativo dos valores devidos, a alíquota do INSS do empregado é 8,15%, não seria 9%? o salário da funcionária é R$ 1936,00

Leia R.P.Harmon
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 18:07

Olá pessoal, boa tarde! Fechei o e-social domestica e fiquei em dúvida aos percentuais aplicados no INSS descontado do empregado, o percentual utilizado é de 8,15%, pela tabela é 9%, alguém pode me explicar como funciona os cálculos?
Dúvida respondida, desculpe pela duplicidade na pergunta, minha página não estava atualizando.

Leia R.P.Harmon
Silene Cantagalli de Campos

Silene Cantagalli de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 09:41

Bom dia, 
Alguém saberia me dizer porque ao consultar as guias pagas do e-social domestica , na coluna referente ao 13. Salário aparece "AGUARDANDO ATUALIZAÇÃO" - de todos os anos .... 
Todas as guias foram pagas ... 
Se alguém souber sobre, agradeço.
Abraços, 
Silene 

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 10:04

Oi Silene bom dia, semana passada fui consultar e estava em aberto o pagamento, fiz uma consulta com eles e a resposta foi que o sistema está com instabilidade "novidade" para aguardar, aí essa semana mudaram a mensagem para "aguardando atualização", então acredito que estão mexendo, vamos aguardar né?

Leia R.P.Harmon
Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2021 | 16:43

Boa tarde, estou fazendo a DIRF de uma doméstica com base no informe de rendimentos disponível no portal do e-Social, porém o Total dos Rendimentos não confere, dando uma diferença de +- R$ 500,00 a maior no meu calculo. De Previdência e IRRF batem tranquilo.

Peguei outro caso para ver aqui e também tem essa diferença entre a soma e o informe do e-SOCIAL.

Nos dois casos citados houve férias em 2019.

Alguém poderia me ajudar ou sabe teve o mesmo erro?

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 18:34

Willian Winter
Estou com o mesmo problema, mas um pouco pior, o valor dos rendimentos tributáveis e previdência não batem com o informe gerado pelo site do e-social doméstica, e nem férias teve, pois a contratação se deu durante metade do ano passado.
Alguém com o mesmo problema? Não consigo chegar no valor informado por eles de jeito nenhum.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
SABRINA

Sabrina

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 14:19

Boa Tarde,

Estou fazendo o fechamento de uma folha do Esocial domestico, o valor do salario é de R$2.365,00 . Quando fecho a folha ele está descontando apenas 8% de INSS, sendo que pra esse salario de acordo com a tabela seria de 9%. Como faço para alterar alguém teve esse problema? Obrigada!

DESCRIÇÃO                                                                             BASE DE CÁLCULO         VALOR A RECOLHER            VENCIMENTO ATÉ
FGTS Mensal (8,0%)                                                                   R$2.365,00                            R$ 189,20                              07/03/2021
FGTS Compensatório (3,2%)                                                    R$ 2.365,00                            R$75,68                                 07/03/2021
Contribuição Previdenciária do Empregador (8,0%)            R$ 2.365,00                           R$ 189,20                              07/03/2021
Seguro contra Acidentes de Trabalho - GILRAT (0,8%)        R$ 2.365,00                           R$ 18,92                                 07/03/2021
Contribuição Previdenciária do Empregado (8,51%)           R$ 2.365,00                           R$ 201,19                               07/03/2021
Imposto de Renda Retido na Fonte - Mensal                        R$ 2.163,81                          R$ 19,48                                 07/03/2021

Recibo de Salário

DESCRIÇÃO                  VENCIMENTO                                                                DESCONTO
eSocial1000 -               Salário R$ 2.365,00
eSocial5180 -  Contribuição previdenciária do empregado(INSS)              R$ 201,19
eSocial5190 -  Imposto de renda retido na fonte - Mensal                          R$ 19,48

TOTAL R$ 2.365,00 R$ 220,67

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 14:43

Sabrina Raitz, o valor está correto.
É 8,50% - 201,19

2.365,00 - está na alíquota progressiva de 12%
283,80 - 82,604 (PARCELA A DEDUZIR)
201,19

Para saber a alíquota efetiva:
201,19 / 2.365 = 0,0850
0,0850 x 100 = 8,50%

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 14:44

Sabrina Raitz,
Boa tarde. O cálculo está correto: R$ 2.365,00 x 0,12 = 283,79 - R$ 82,60 (parcela a deduzir) = R$ 201,19.
A alíquota é de 12%, mas como a tabela é progressiva, tem de fazer o cálculo faixa por faixa, ou então utilizar uma "tabela auxiliar" que tem a "parcela a deduzir", que foi o que utilizei acima. Essa tabela auxiliar você encontra na internet ...

Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 12:42

Boa tarde pessoal,
Espero que todos esteja na paz de DEUS.

Por favor, alguém poderia me ajudar na seguinte dúvida, fiz o fechamento da folha de pagto domestica do mês Dezembro/2020, onde no Demonstrativo dos Valores Devidos, na descrição de FGTS Mensal (8,0%) e FGTS Compensatório (3,2%), a base de cálculo esta em DUPLICIDADE do salário desta domestica sendo o valor R$ 2.327,10.... Onde o salário dela e de R$ 1.163,55.

Eu achei que era o não pagamento da guia DAE do 13º salário, mas o empregador efetuou o pagamento da mesma.
Por favor, será que alguém poderia me ajudar, abaixo os valores do demonstrativo

DESCRIÇÃO                                                                             BASE DE CÁLCULO         VALOR A RECOLHER            VENCIMENTO ATÉ
FGTS Mensal (8,0%)                                                                   R$ 2.327,10                            R$ 186,16                            07/01/2021
FGTS Compensatório (3,2%)                                                    R$ 2.327,10                            R$ 74,46                               07/01/2021
Contribuição Previdenciária do Empregador (8,0%)            R$ 1.163,55                           R$ 93,08                               07/01/2021
Seguro contra Acidentes de Trabalho - GILRAT (0,8%)        R$ 1.163,55                           R$ 9,31                                  07/01/2021
Contribuição Previdenciária do Empregado (7,65%)           R$ 1.163,55                           R$ 89,03                                07/01/2021
(-) Dedução Previdenciária - Salario Família                                                                        - R$ 48,62                               07/01/2021

Fico no aguardo, obrigado a todos.

Roberto Alves Ferreira

Roberto Alves Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 16:30

Boa tarde Márcio Padilha,

Muitíssimo obrigado pela explicação!!!

Deixa te fazer uma outra pergunta, sobre as DAE do 13º salário domestico que já foram pagas, constam no e-social na aba consultar guias pagas, como "AGUARDANDO ATUALIZAÇÃO". Saberia me informar porque aparece dessa forma?

Grande abraço...

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 16:47

Roberto Alves Ferreira,
Pois é, estava verificando umas guias pagas de um cliente e realmente a do 13º aparece com essa mensagem de "aguardando atualização". Também não sei o motivo ... mas cliquei em "Abater" e ao simular um abatimento, aí apareceu a guia como paga.

Yumi Kawamukai

Yumi Kawamukai

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 11:25

Bom dia ! estou tentando fazer uma recontratação de um domestico que foi demitido em 2018, mas esta dando o seguinte erro : 

*Não é possível realizar essa operação, pois irá gerar contratos simultâneos devido à data de admissão ou data do desligamento (em caso de rescisão).

Já verifiquei a rescisão e esta OK no sistema. 

Já aconteceu com alguém esta situação ? como conseguiu solucionar ?

Se alguém  souber por favor poderia compartilhar.

Obrigada !



O

LETICIA

Leticia

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 12:04

Bom dia a todos ! Estou passando por algumas dúvidas nessa nova atualização do e-social, tenho um cliente que é pessoa física produtor rural com duas fazendas, dois CAEPF, esse mesmo também é empregador doméstico com uma funcionária. No e-social quando entro no módulo geral pessoa física para fechar a folha da parte rural, a funcionária doméstica aparece também ( mesmo eu ja tendo fechado a folha de pagamento dela do módulo simplificado), alguém passando por isso? Alguém sabe como fazer para não aparecer os valores da empregada domestica no fechamento dos empregados rurais ? 

Verginia Servienski Lepinski

Verginia Servienski Lepinski

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 15:54

Boa tarde,
estou tentando fazer uma recontratação de uma domestica que foi demitida em 2020, mas esta dando o erro *Não é possível realizar essa operação, pois irá gerar contratos simultâneos devido à data de admissão ou data do desligamento (em caso de rescisão). 
Já analisei a rescisão e está tudo em ordem, alguém já passou por isso? Conseguiu solucionar e como?
Se alguém puder ajudar. Agradeço

NAIR STROHM

Nair Strohm

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 08:02

Yumi Kawamukai, você conseguiu resolver este erro? "
Não é possível realizar essa operação, pois irá gerar contratos simultâneos devido à data de admissão ou data do desligamento (em caso de rescisão).
estou com a mesma situação numa readmissão.

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 18:16

Boa tarde!

Estou com problemas para realizar a demissão de uma doméstica. Na aba desligamento>verbas rescisórias consta o erro:

Não existe o motivo de desligamento informado na tabela de motivos de desligamento.

Abri protocolo e sem resposta, liguei para o atendimento, só me informaram que o sistema está passando por uma atualização, e deve-se aguardar.

Se alguém passou por isso e puder ajudar, 
Agradeço

Beatriz Silva

Beatriz Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 15:21

Boa tarde!
O empregador tinha umas pendencias em aberto de DAE, ao fazer o IRPF, esses valores foram cobrados, como ele tinha imposto a restituir, compensou o valor da guia, porem um mês em questão continua em aberto.
O empregador gerou novamente outra guia e pagou, no caso foram pagos duas vezes, porem a guia continua em aberto.
Somente a parte de FGTS não foi paga.
Alguém saberia me informar, o que devo fazer para ajustar?!
Desde já agradeço.

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 13:12

Olá pessoal!
Com a simplificação do eSocial doméstico, não é mais possível fazer a alteração do pis?

Fiz a demissão da secretaria e quando ela foi na caixa foi constatado que ela possui um outro número (correto). No eSocial fiz a exclusão da rescisão e quando tento fazer a alteração do pis o campo fica oculto, impossibilitando a alteração.

Alguém precisou fazer alguma alteração recentemente ou saberia como fazer ou solicitar a alteração?

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.
Página 307 de 308

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.