Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9.122

acessos 1.122.255

Simples Doméstico *** e-Social

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 11:17

Bom dia

surgiu uma dúvida: uma funcionária doméstica foi demitida agora no mês 10/2015. Gerei a multa rescisória pelo site da Caixa (www.grfempregadodomestico.caixa.gov.br). Minha pergunta é: eu preciso gerar a chave para ela poder sacar o FGTS? Pois no site da Caixa, no momento da geração da guia aparece essa informação:

ATENÇÃO
A partir do 5º dia útil após o empregador efetuar a quitação desta guia rescisória, o trabalhador pode comparecer a uma agência da CAIXA, com a Carteira de Trabalho, Documento de Identificação com foto e documento da rescisão do contrato de trabalho para saque do FGTS.

Não informa nada sobre a chave. Alguém já teve uma situação como essa?

Obrigada

Jussara

Suélen

Suélen

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 11:27

Jussara

Eu tive também, não é preciso gerar chave ela somente deve ir na Caixa com o termo da rescisão a CTPS e eles fazem o pagamento,

à minha conseguiu sacar o fundo e já fez a solicitação do seguro desemprego numa agência do MTE pois o SINE não está fazendo de domésticas

aqui! Só não consegui gerar a GPS rescisória vc conseguiu?

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 11:33

Bom dia,

Não sei se essa pergunta já foi feita mais estou com dúvida ao fazer o cadastramento de uma empregada doméstica.

A empregada doméstica não tem o número do PIS/NIS qual o procedimento a ser feito? ela tem que ir na Caixa e solicitar ou só entregando a DCN resolve?



Grato,


Izaque de Moraes

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 11:46

Jorge Luiz Alves Bezerra

no caso temos que ficar atento á qnd o site do e-social vai disponibilizar??

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 12:34

Suélen, bom dia

A GPS sobre a rescisão você gera pelo e Social.

Essa é a orientação que consta no site do eSocial sobre empregados demitidos no mês 10/2015:


Para os empregados demitidos no mês da folha de pagamentos, o valor final informado no campo "Remuneração Mensal" deverá conter as seguintes verbas remuneratórias:
• Saldo de salários
Décimo terceiro salário proporcional
Aviso prévio indenizado
• Décimo terceiro salário proporcional - Aviso Prévio indenizado
• Horas extras
• Adicional noturno
• Adicional de Horas trabalhadas em viagens
• Descanso Semanal Remunerado - DSR
• Salário Maternidade
• Outros adicionais (gratificações, prêmios etc.)
• Faltas
• Atrasos
• Desconto do DSR sobre faltas e atrasos
No DAE serão pagos apenas os tributos incidentes sobre a rescisão. O FGTS deverá ser pago em guia específica (GRRF) disponibilizada pela Caixa Econômica Federal para recolhimento de todos os valores rescisórios do FGTS. A guia específica desse recolhimento pode ser gerada pela página inicial do eSocial (https://www.esocial.gov.br), clicar em "Guia FGTS" (lado esquerdo da tela) ou pelo link direto: http://www.grfempregadodomestico.caixa.gov.br/.
No momento da geração da guia única (DAE), tela de seleção dos valores a serem pagos na guia, o empregador deverá desmarcar o FGTS para o empregado demitido, pois os valores corretos foram pagos em guia específica, conforme item 4.3.1 "Alteração Manual dos Valores da Guia Única - DAE" do Manual do eSocial para o Empregador Doméstico.
Para empregados com Aviso Prévio Indenizado, o FGTS deve ser desmarcado. Caso o empregado seja isento, o valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) deve ser editado, deixando de considerar na base de cálculo essa rubrica.

Wanderson Moreira

Wanderson Moreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:02

Izaque Moraes

Você pode verificar se a funcionária tem PIS ativo ligando no 0800 da caixa..
se realmente não possuir você pode fazer o cadastro dela no site do servicossociais.caixa.gov
caso não tenha acesso para cadastrar através do site, peça a ela para ir em uma agencia com CPF, RG, TITULO DE ELEITOR e CTPS realizar o cadastro..

No meu caso em todas as situações eu sempre realizo o cadastro pelo servicossociais que o numero já é emitido na hora..



Caroline Souza

Caroline Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:16

Izaque, boa tarde!
Você pode levar o DCN na caixa com todas as informações da doméstica e la eles conferem ou pode ligar no 135 para fazer o cadastro, eu também já tive uma domestica nesta situação liguei no 135 e eles fizeram o cadastro e me passaram o numero.
Att.,
Caroline.

" Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto a mudanças”
Wanderson Moreira

Wanderson Moreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:27

Izaque Moraes

Ela não precisa ter conta na caixa não..
No meu caso eu consigo realizar o cadastro de PIS pelo conectividade, pois meu cadastro PIS é vinculado a um CNPJ. .
onde eu entro para realizar cadastro de clientes que não possuem PIS ativo..

tente seguir a dica da Caroline Souza

Naor Fraga Eguti

Naor Fraga Eguti

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:32

Super Complexo Doméstico, o anti-herói dos empregadores.

Com sugestão de Mario Avelino, Jornal Extra cria personagem para personificar as dificuldades em utilizar o sistema eSocial .

O Super Simples Doméstico, o herói que facilitaria o pagamento dos novos direitos da PEC das Domésticas, saiu às avessas e se transformou no anti-herói Super Complexo Doméstico. “Com musculatura robusta, o sistema prometia a integração de dados do Imposto de Renda, do INSS e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) . Mas, apesar da boa aparência, a credibilidade do sistema não resistiu a semanas consecutivas de pane no cadastro, além de falhas na impressão do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE)”, Pollyanna Brêtas, Jornal Extra, 15 de novembro.

O Super Complexo Doméstico, apesar de ser uma personagem de ficção, criada pelo Presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, atrapalhou muita gente na vida real. O Anti-herói é uma crítica às inúmeras falhas que o sistema do governo apresenta desde seu lançamento. Além das dificuldades para efetuar cadastro, imprimir a guia e a falta de identificação do empregado, a Receita Federal também admitiu que erros nos cálculos fizeram com que 887 contribuintes pagassem impostos a mais.

Para o Presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, o sistema apresenta erros porque não foi devidamente testado, “É obrigação do Governo tornar as informações públicas”, Afirmou o presidente do Instituto em entrevista ao jornal Extra.

O problema mais recente, provocado pelo sistema está relacionado ao 13º salário dos empregados domésticos. O valor será pago em duas parcelas, sendo a primeira no dia 30 de novembro e a segunda, até dia 18 de dezembro. O problema está no INSS referente a este valor, que o governo ainda não sabe como será cobrado.


domesticalegalnoticias.blogspot.com.br

NEIDE MARIA DA SILVA

Neide Maria da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:44

por favor tem mais alguem que não esta conseguindo emitir a guia do e-social referente a 10/2015. Quando vou para transmitir e imprimir a guia aparece a mensagem:

"Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos."


se alguem puder me ajudar agradeço.

Cristina Guedes

Cristina Guedes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:53

Oi colegas boa tarde,

Estou com uma duvida (mais uma para variar rss).

Minha base para contribuição previdenciaria do empregador esta me trazendo um valor menos de R$24.764,83. Sendo que é a mesma para para o FGTS de R$25.101,08.

Contribuição Previdenciária do Empregador - R$ 24.864,83
GILRAT - R$ 24.864,83
FGTS - R$ 25.101,08

Alguem teve esse problema?

Obrigada.

Cristina Guedes
Analista de Adm. de Pessoal
JOÃO MEIRA

João Meira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 14:55

Boa tarde pessoal, fui gerar a DAE e apareceu este erro:

System.ArgumentOutOfRangeException: The added or subtracted value results in an un-representable DateTime. Parameter name: value at System.DateTime.AddTicks(Int64 value) at System.DateTime.Add(Double value, Int32 scale) at Serpro .ESocial. RecepcaoEvento.Dao.DaoAfastamento.ExisteDescontinuidade(List`1 afastamentos) at Serpro.ESocial.RecepcaoEvento.Dao.DaoAfastamento.EstaAfastadoTodoPeriodoSemRemuneracao(Int64 idContratoCV, Byte idGrupoEmpregador, Intervalo intervalo) at Serpro.ESocial.RecepcaoEvento.Vep.Validador.AoLerRegistro.RegraValidarFolha.ValidarRegistro(Registro registro, List`1 inconsistencias, DescritorValidadorAoLerRegistro descritorValidador) at Serpro.Vep.Validacao.ExecutorRegras.ExecutorValidadoresAoLerRegistro.ExecutarValidadores(Registro registro, List`1 inconsistencias) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Validacao\src\Serpro.Vep.Validacao\Serpro.Vep.Validacao\ExecutorValidadores\ExecutorValidadoresAoLerRegistro.cs:line 52 at Serpro.Vep.Validacao.ObservadorLeitorArquivo.ObservadorLeitorArquivoExecutaValidacao.RegistroLido(Registro registro) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Validacao\src\Serpro.Vep.Validacao\Serpro.Vep.Validacao\ObservadorLeitorArquivo\ObservadorLeitorArquivoExecutaValidacao.cs:line 82 at Serpro.Vep.Nucleo.LeitorArquivo.LeitorArquivoAbstrato.InvocarObservadores(Registro registro) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Nucleo\src\Serpro.Vep.Nucleo\Serpro.Vep.Nucleo\LeitorArquivo\LeitorArquivoAbstrato.cs:line 63 at Serpro.Vep.Nucleo.LeitorArquivo.LeitorArquivoDefault.LerRegistrosFilhos(Registro registro) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Nucleo\src\Serpro.Vep.Nucleo\Serpro.Vep.Nucleo\LeitorArquivo\LeitorArquivoDefault.cs:line 67 at Serpro.Vep.Nucleo.LeitorArquivo.LeitorArquivoDefault.LerRegistrosFilhos(Registro registro) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Nucleo\src\Serpro.Vep.Nucleo\Serpro.Vep.Nucleo\LeitorArquivo\LeitorArquivoDefault.cs:line 68 at Serpro.Vep.Nucleo.LeitorArquivo.LeitorArquivoDefault.LerTodosRegistros() in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Nucleo\src\Serpro.Vep.Nucleo\Serpro.Vep.Nucleo\LeitorArquivo\LeitorArquivoDefault.cs:line 57 at Serpro.Vep.Validacao.Motor.MotorValidacaoDefault.ValidarArquivo(ILeitorArquivo leitorArquivo, List`1 idRegistrosValidar, String idRegistroLimite, Boolean invocarObservadoresFilhos, Boolean lerRegistrosFilhos, IObservadorLeitorArquivo[] observadoresAcoplar) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Validacao\src\Serpro.Vep.Validacao\Serpro.Vep.Validacao\Motor\MotorValidacaoDefault.cs:line 81 at Serpro.Vep.Validacao.Motor.MotorValidacaoDefault.ValidarArquivo(ILeitorArquivo leitorArquivo) in e:\Aplicativos\jenkins-1.544\workspace\Serpro.Vep.Validacao\src\Serpro.Vep.Validacao\Serpro.Vep.Validacao\Motor\MotorValidacaoDefault.cs:line 18 at Serpro.ESocial.RecepcaoEvento.Controle.ControleValidarConteudoEvento.Validar(RequisicaoRecepcaoEvento requisicao, RespostaValidacaoEvento respostaValidacao, DadosValidacaoEvento dadosValidacao)


Fiz varias outras guias deu tudo certa, mais essa bendita já tentei varias vezes e repete o erro.
alguém se candidata já viu esse erro?

Cleunice Sirlei Puhl

Cleunice Sirlei Puhl

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:02

João Meira , estamos na mesma ENCRENCA, temos o mesmo problema desde o início do mês, não conseguimos gerar a DAE de 10/2015 e até agora nenhuma solução, ninguém sabe como resolver

Abraços colega

Att
Cleunice

Tamara Santos Bezerra

Tamara Santos Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:07

Boa tarde,
Gostaria de um auxilio registrei no e-social o aviso de férias quando clico em recibo de férias só permite que eu coloque o dia de hoje como pagamento 18/11/2015.
Qual o prazo para pagamento das férias se o funcionário vai iniciar as férias em 21/12/2015?

JOÃO MEIRA

João Meira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:12

Wanderson Moreira.

Já reabri a guia e não resolveu nada, agora não sei mais o que fazer.

fiz outra deu tudo certo, somente essa que não vai nem com bomba.

a única diferença é que essa que esta dando erro tem uma empregada em licença maternidade, mas fiz informando o salario igual diz o manual.

Caroline Souza

Caroline Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:18

Boa tarde Tamara!
"O pagamento das férias, do adicional de 1/3 (um terço) constitucional e do abono pecuniário deverá ser feito até dois dias antes do início do período de férias. Neste momento, o empregado dará quitação do pagamento, em recibo, no qual deverão constar as datas de início e término do respectivo período. ''
O prazo para pagamento das férias é de dois dias antes do inicio, ou seja dia 18/12/2015.
Att.,
Caroline.

" Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto a mudanças”
Cristina Guedes

Cristina Guedes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:18

Oi Tamara boa tarde,

O Esocial não permite retroagir a data de inclusão para aviso de férias.

O Prazo é de 02 dias uteis a saída. Neste caso 17/12/2015.

5.2.2 Registrar Saída de Férias
O registro da data de saída deverá ocorrer no dia do afastamento ou em data posterior. Não é permitido o registro prévio do afastamento. Portanto, após o registro do aviso de férias, será necessário retornar na tela de programação de férias e clicar em “Registrar saída de férias”.

5.2.3 Impressão de Recibos de Férias Após clicar no botão “Registrar saída de férias” ou “Salvar Aviso de férias”, aguardar a mensagem de . Será exibida uma tela detalhando o período aquisitivo e com a situação "Em andamento". Clicar sobre o período aquisitivo para abrir a programação de férias. Nesta tela serão exibidos os links para impressão do Aviso de férias e Recibo de Pagamento:
5.2.4

Cristina Guedes
Analista de Adm. de Pessoal
Fernanda Casarin

Fernanda Casarin

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:22

Neide Maria da Silva estou com o mesmo problema, já tentei de tudo e não sei mais o que fazer.


Alguem já passou por esse erro, e conseguiu finalizar a emissao da guia?

"Ocorreu um erro interno na recepção do arquivo de apuração de débitos."


LUIZA FARIAS

Luiza Farias

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:51

João Meira e Wanderson Moreira

Também estou com esse erro alguém aqui no portal informou que seria o navegador ou algo que estivesse faltando na minha maquina fiz o que foi possível mostrei ao técnico e até agora continua a mesma coisa, e agente perdendo tempo com isso. Caso vocês consigam resolver mande me um email. @Oculto.

Obrigada

Tamara Santos Bezerra

Tamara Santos Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 15:54

Cristina Guedes ,
A inclusão para o aviso de férias eu fiz.Agora quando eu clico para imprimir o recibo de pagamento das fériaspreciso preencher data de pagamento porem só aparece a data de hoje .
Pelo que você me explicou só vou consegui fazer a impressão de Recibos de Férias quando “Registrar saída de férias” é isso ?

Cristina Guedes

Cristina Guedes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 16:22

Oi Tamara,

Isso é o que o manual diz. Estou gerando umas férias porem da erro antes de finalizar.
Caso eu consiga te aviso.

Aproveito minha resposta, caso alguem souber me explicar o caso das diferenças das bases eu agradeço.

Obrigada mais uma vez.

Cristina Guedes
Analista de Adm. de Pessoal
Página 73 de 308

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.