Jean Cunha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Se foi verificado isso na CTPS da mesma o salário maior que os demais na mesma função realmente cabe entrar em contato com o sindicato da categoria pois a lei é clara quanto à equiparação salarial.
respostas 48
acessos 114.604
Jean Cunha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Se foi verificado isso na CTPS da mesma o salário maior que os demais na mesma função realmente cabe entrar em contato com o sindicato da categoria pois a lei é clara quanto à equiparação salarial.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoKirie, se a função dela é uma, com deterrminado salário, mas na CTPS está registrada outra função com o salário respectivo desta outra função, parece-me que ela não se favorece de modo algum, afinal, ela cumpre as tarefas de uma função cujo salário é maior do que aquele que ela realmente recebe.
Haja como o já orientado, consulte seu Sindicato.
Cristiano
Iniciante DIVISÃO 2 , Vendedor(a)Boa noite,
Trabalho em uma empresa privada e fui promovido.
Só que ainda não houve alteração do meu cargo na Carteira
de Trabalho. O que devo fazer para que eu, se for demitido,
não seja pego em uma surpresa desagradável?
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Cristiano Boa Noite;
Verifique na seu demonstrativo de pagamento se não consta a atualização do seu cargo; (já é uma prova da alteração).
Caso a informação não conste no seu demonstrativo de pagamento, entregue sua carteira de trabalho no RH da empresa para atualização do seu cargo/função;
Sugiro que esta entrega da sua CTPS seje efetuada mediante a um documento, comprovando como voce entregou sua CTPS ao RH, solicitando a alteração de cargo;
Abraços
Att
Letícia Pinheiro Simões
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoE se no caso o funcionário fosse auxiliar administrativo com uma salario na base de R$ 1 435,92, e se por ambas as partes (empregador e empregado) ele mudasse para a função de Vendedor, mas sendo que os vendedores desta empresa tem a mesma base salarial e essa base fosse de R$ 1 050,00. Pode se fazer a alteração de função e salario na carteira, desse funcionário? Mas sendo q ele ainda recebe um valor de comissão e que fica mais ou menos a mesma base salarial de antes? Teria que se fazer o ASO tambeim? Grata !!!!!!!
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Letícia Pinheiro Simões Boa Noite;
Letícia Pinheiro Simões
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoSim agora eu entendi, mas se o salario continuar o mesmo e só mudar a função pode? E qual seria a forma de alteração correta que devo fazer na CTPS?
Obrigadaaa Edu :)
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoLetícia, se mudar a função e manter o salário sua empresa vai arrumar um problema com outro vendedor já atuante pois o "piso" salarial ( salário base) daquele que passou agora a ser vendedor será maior daquele que já atua como vendedor, dando a ele o direito de pleitear (e conseguir) a equiparação na parte fixa da remuneração.
Mas, se ele será o único empregado na função de vendedor, não haverá problema em manter o salário da função anterior.
Contudo, se a empresa resolver contratar outro(s) vendedor(es) antes dos próximos 2 anos a contar desta mudança de função, o(s)s novo(s) vendedor(es) contratados terão de receber o mesmo salário fixo.
Cristiano
Iniciante DIVISÃO 2 , Vendedor(a)Boa noite Eduardo,
Consultei o meu demonstrativo e vi que lá consta que já foi alterado
o meu cargo.
Muito obrigado.
Abraços
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Letícia Pinheiro Simões;
A Sra. Kennya Eduardo respondeu seu questionamento! E eu já havia respondido o mesmo tambem em minha postagem Art. 461 da CLT;
A anotação na CTPS deve ser feita na pagina de informações gerais;
Maria Medeiros
Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos HumanosBoa tarde Eduardo, estou com a seguinte dúvida: uma empresa paga salario (R$793,18)a um vendedor externo. Está querendo saber se pode ao invés deste salario, pagar apenas comissoes. E no caso das comissoes dele nao atingir 800,00, pagaria este valor como garantia mínima. Ela pode fazer isto? Ou seja, fazer uma observacao na CTPS e no livro que à partir deste mes, por exemplo, ela não terá salario fixo e sim comissoes?
ATT
Tania Medeiros
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoTania, antes de mais nada é fundamental verificar se o Sindicato estabelece o salário garantia para os vendedores.
Estando o valor que se pretende pagar como o valor mínimo garantido de remuneração em patamar igual ou maior que o salário garantia do Sindicato, não vejo problema pois tal mudança apenas irá favorecer ao empregado que poderá, assim, aumentar sua remuneração por meio do salário produção que é o comissionamento.
Abraços!!!
Vinícius Bortoluzzi
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Eletrônica|Ola
Sou técnico em eletronica em uma empresa porem me assinaram como Auxiliar de Expedição com a desculpa que eu nao tinha 18 anos ainda. Completei 18 anos e agora quero a correção, estou amparado pela lei?
Como se fara a alteração
Grato
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoVinícius, nada tem haver vc ter mais ou menos de 18 anos. Se vc tem o curso técnico e o devido registro da categoria nada impedia (nem impede) de ter em sua carteira a anotação de sua real função.
Se o seu trabalho não era de Auxiliar de Expedição mas sim atividades próprias de um Técnico em Eletrônica, exiga que seja feita a correção.
Devo, contudo, observar que normalmente os pisos salariais destas funções são disitintos, para o Aux de Expedição não é requerida formação técnica, mas para o outro sim. Sugiro que contate seu Sindicato e verifique quais as condições de trabalho próprias deste cargo (Técnico em Eletrônica) e seu respectivo piso (o menor valor de salário permitido).
Boa sorte!!
Luane Caroline Ferreira de Souza
Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a) CaixaBoa Tarde Kennya.
Eu trabalho em um supermercado a 2 anos, comecei como op. de caixa e ha um ano sai do caixa e comecei a lançar notas fiscais e tbm confiro toda a tributação dos produtos e tudo que envolve esse meio sou eu que faço, só que na minha carteira de trabalho esta como op. de caixa.
Gostaria de saber meu direitos quanto a essa situação porque essa função é uma experiencia que eu gostaria de estar apresentando para futuros trabalhos.
Desde já agradeço.
Kennya Eduardo
Consultor Especial , Não InformadoLuane, vc precisa confirar se na sua empresa existe escalonamento de cargos e funções. Pode ser que haja um cargo específico para a sua função, mas pode ser tmb que tais atribuições sejam consideradas funções de Op. de Caixa.
Vale a pena vc contatar seu Sindicato de classe e verificar se há escalonamento de cargos e seus respectivos pisos salariais.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!
Luane Caroline Ferreira de Souza
Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a) CaixaObrigada Kennya, ajudou sim. Irei verificar de acordo com que você disse.
Abraços!
Maycon Douglas Martins do Nascimento
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoEstou trabalhando em uma empresa a alguns anos empore como aux de expedição, e fui promovido para aux administrativo a mais de um ano, mais nao tive minha carteira atulizada, e agora estou com problemas com a nova chefia, que é agressiva e grossa ao dar ordens e exigir funções, desde que fui promovido nao recebi o trinamento padrão da empresa de um mês e me é cobrado funções as quais nao sei realizar, gostaria de sabe se há alguma lei para me amparar em relação a isso, pois esta insurpotavel a minha estadia na empresa.
Obrigado pela atenção.
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Maycon Douglas Martins do Nascimento Boa Tarde;
O fórum contábeis é publico, porem nosso principal foco é troca de informações entre profissionais que trabalham diretamente ligados a areá contábil.
Para estes assuntos de natureza particular recomendamos procurar auxilio do sindicato da categoria para pleitear ou esclarecer direitos, o sindicato fornece auxílio jurídico (em sua maioria), caso o sindicato não resolva seu problema, então você pode ainda recorrer ao MTE ou a um advogado trabalhista;
O Fórum contábeis não estimula de forma direta ou indireta lides na relação de trabalho.
Em nosso acervo de tópicos há inúmeros assuntos trabalhistas esclarecidos, este espaço é público e livre para pesquisa.
Abraços
Att
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade