x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 943

Posso continuar sendo empregada?

silvania

Silvania

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 10:08

Ola bom dia.
Trabalho em uma empresa a um ano e dois meses de carteira assinada. Porém fui colocada no contrato agora como a dona. Como fica minha situação? Meu chefe diz que não tem problema, que posso ser funcionária e dona da empresa que sou dona e que sou registrada como auxiliar administrativo. Gostaria muito de um esclarecimento. Estou com meus FGTS todos atrasados e não estão recolhendo INSS.
Agradeço a atenção e se puderem me ajudar fico muito grata.

Silvania

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 20:48

oi, perdão por meu questionamento, mas vc se tornou socia "de verdade" ou te "colocaram de sócia"?!? se você é sócia, então não é empregada: é uma coisa ou outra; vc até pode ser uma diretora contratada, por carteira assinada, neste caso o contrato é regido pelas leis trabalhistas (clt, convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho) mas diretor que consta no quadro societário da empresa ( "contrato social" ou "estatuto social" devidamente registrado na junta comercial ou no cartório de títulos e documentos, se for o caso);
sócio de empresa é regido pelas leis societárias (código civil, código comercial, código tributário nacional)
no teu caso, em especial, supomos que vc entra de sócia dia 25 de fevereiro de 2016, então o rh faz a tua rescisão de contrato no dia 25, ou dia 24;
a rescisão formaliza o encerramento do teu vínculo empregatício; dessa forma vc vai receber todos os direitos trabalhistas (13. salário, férias, saldo de salários, aviso prévio e outros) e tua rescisão será assistida (homologada) pelo sindicato dos empregados ou pela "delegacia regional do trabalho", se for o caso; após vc receber teus direitos, o dinheiro recebido da rescisão poderá voltar a empresa dentro do "contrato social" sendo que vc poderá comprar quotas de capital ou simplesmente aumentar o capital social da empresa.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Segunda-Feira | 29 fevereiro 2016 | 21:47

Silvania, boa noite.

Está errado. A relação de emprego pressupõe subordinação, e você não pode ser subordinada de uma empresa em que você própria é a dona. O assunto já foi debatido aqui no fórum e tem uma vasta gama de comentários super bem fundamentados com legislação, julgados tudo.

Abraço.

silvania

Silvania

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 março 2016 | 09:26

Bom dia Sr, Telmo Biehl, fui colocada como sócia proprietária. So constar eu no contrato, porém não entrei com nada. Em resumo fui usada como laranja. Só que foi passado para mim que eu podia continuar registrada na empresa como empregada tbm. E eu apesar de não entender muito do assunto achei que não tinha lógica continuar sendo empregada da empresa que passei a ser "dona".
Agradeço o esclarecimento. E agora o que deveria fazer???

Sergio Fernandes Junior Bom dia.
Obrigada pelo esclarecimento.
O que deveria fazer nesse situação? Esta atrasado meus FGTS, as guias de INSS tbm não estão sendo tiradas. E o dono mesmo da empresa diz que isso pode, já debati que não tem lógica isso, mas como sou leiga busquei ajuda aqui. Alguma ideia do que devo fazer agora? Perco todos os meus direitos de funcionária a partir do momento que foi registrado na Junta comercial???
Grata a todos pela atenção e ajuda.

Silvania

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 08:51

Silvania

Situação complicada essa.....vc entrou como "laranja" em uma empresa com dívidas?? Vc está ciente que irá responder por elas juridicamente?

Estando como sócia da empresa vc não pode estar registrada como funcionária ao mesmo tempo e não receberá o seguro desemprego quando eles te desligarem da sociedade.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:21

boa tarde

realmente muito complicado a situação,porem este é mais uma das coisas que acontecem muito nas empresas

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: