x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 25

acessos 11.470

Dúvidas SEFIP

HAMILTON ROBERTO LUZ

Hamilton Roberto Luz

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Custos
há 15 anos Terça-Feira | 16 setembro 2008 | 17:01

Prezados amigos

Tenho várias duvidas para operacionalizar ao programa SEFIP, fiz a instalação, cadastrei as empresas e os funcionários.

Minhas dúvidas

É necessário um programa de folha para importar as informações do mês ou posso alimenta-lo diretamente, se for possivel qual o proximo passo?

(Desculpem a dúvida mas não tenho experiencia em Departamento Pessoal e sempre trabalhei com empresas terceirizadas nesse segmento, porém surgiu o esse desafio a fim de reduzir custos, pois a terceirizada nos cobra R$ 60,00 por cada atualização de FGTS em atrazo).


Grato

Hamilton Luz

Renato da Silva

Renato da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 11:05

Bom dia

tenho uma dúvida em relação a SEFIP.

Uma construtora no simples. Na hora de preencher a SEFIP, deve-se colocar a opção de 2 - optante pelo simples.

Mas o cara da receita federal disse que não. Que se coloca a opção 1- de não optante para poder recolher a parte patronal. Mas se a empresa é Optante pelo Simples, porque por que ela não é.

Mas mesmo você colocando a opção 2, você recolhe a parte patronal.

Alguém saberia realmente o que teria que preencher???

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 18:46

Claudia,


A cada nova importação sua SEFIP será sobreposta, quando vc faz a importação da folha a mensagem é:
*O MOVIMENTO ATUAL ESTA FECHADO.TODOS OS DADOS SERÃO EXCLUIDOS.CONFIRMA SIM OU NÃO.

o Backup deve ser feito antes de vc fazer novo movimento e todas as vezes que vc restaurar esse backup passara por cima das informções atuais.

Att
Vanja

ELENITA FRANCO

Elenita Franco

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 11:34

Olá. Sou nova no DP e estou com uma dificuldade. Um cliente naõ pagou a guia de recolhimento do FGTS (GRF) na data e pediu pra fazer outra com nova data. Como faço isso?
Agradeço a quem puder me ajudar.

Elenita Franco.
Alexandra Sobreira

Alexandra Sobreira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 15:19

tenho uma dúvida em relação a SEFIP.

Uma construtora no simples. Na hora de preencher a SEFIP, deve-se colocar a opção de 2 - optante pelo simples.

Mas o cara da receita federal disse que não. Que se coloca a opção 1- de não optante para poder recolher a parte patronal. Mas se a empresa é Optante pelo Simples, porque por que ela não é.

Mas mesmo você colocando a opção 2, você recolhe a parte patronal.

Alguém saberia realmente o que teria que preencher???



Renato nesta questão do simples nacional vc tem q verifica os anexos na qual a empresa está enquadrada. Se não me falha a memoria até o anexo III as empresas para apenas a parte descontada do empregado. Se sua empresa está no anexo V vc recolhe a parte da empresa, do empregado e do SAT, ficando isento apenas da parte de terceiros. Por isso a receita está pedindo para q marque a opção de não optante. no cód de terceiros deixe em branco

Melo

Melo

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 09:14

Bom dia, pessoal!

Estou com uma empresa cuja atividade é:

78.10-8-00 - Seleção e agenciamento de mão-de-obra;
78.30-2-00 - Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros.

A minha dúvida é, ela é construtora e ela não é simples nacional. Na parte da sefip exite alguma diferença na hora de fazer o fgts na sefip, como que devo proceder no preenchimento ?

PS: Fiquei sabendo que por ser construtora teria que ter algo de tomador de obra ou algo parecido.


desde já agradeço pessoal!

att
Carlos Daniel

abrçs

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 20:37

Boa Noite Melo

Sim, uma empresa construtora que tem funcionarios trabalhando terceirizado em varias empresas deve sim gerar gefip com trabalhadores alocados por obra. As obras são as empresas nas quais os seus trabalhadores prestaram serviço e por esse você emitiu nota fiscal de prestação de serviço com retenção de INSS, ou seja a empresa que te contratou paga o seu INSS e você declara a retenção na SEFIP.

Procedimentos: ler o manual do usuario do sefip disponivel no site da caixa https://www.caixa.gov.br,

obs: é bom também se atualizar na nova conectividade social ICP que também tem manual no site acima.

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
RAPHAEL GALDINO LUIZ

Raphael Galdino Luiz

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 13:45

Boa Tarde Pessoal!

Quero tirar algumas duvidas referente ao Programa SEFIP!

Primeira duvida: Posso cadastrar varias empresas de CEI e CNPJ diferente, para fazer a movimentação em um só programa instalado no pc!

Segunda duvida: peguei uma empresa que contratou um funcionario no mes de março e até o momento não fez o recolhimento dos impostos, como devo proceder para recolher os impostos atrasados no sistema SEFIP?

Espero que as minhas perguntas esteja claras e objetivas!

Desde já agradeço a colaboração.

Att.

Raphael Galdino.

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 20:47

Boa Noite Raphael

Você Trabalha com um programa de folha de pagamento?

Se sim, nesse programa você cadastra as empresas tanto com CNPJ e ou CEI, depois de terminada a folha de pagamento de cada empresa você importa para o programa SEFIP, onde você ira gerar os relatorios de envio da SEFIP para cada empresa. Lembrando que apartir de 01/01/2012 as empresas deverão se adequar o novo conectividade social com tópico nesse forum conectividade social - ICP`

Para recalcular as guias você tera que atualizar as tabelas de INSS e FGTS no campo ferramentas do sefip, você tem que baixar no site da Caixa no menu download e gerar um mês de cada vez.

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
Niria da Silva Macario

Niria da Silva Macario

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 12:45

Estou fazendo um Sefip/Gfip do mes de julho/2011, sendo que 2 funcionarios são servente de obra e o outro é o dono na empresa que foi aberta Empresario Individual ME, quando eu estou gerando o Sefip, tem
uma listagem que me aparece um valor muito alto, ´e bem provavel que eu esteja fazendo algume besteran alguem pode me ajudar??????? Grt

Elisangela Letizia

Elisangela Letizia

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 14:01

Boa Tarde

Niria,

Não entendi muito bem sua duvidas rsrsrsrs

Você diz que na RE os valores são muito altos ???

Quais os valores que você está informando ??

Ja verificou as configurações do Programa Sefip se estão corretas com as aliquotas devidas ?

Att

Elisangela Letizia

LOURDES DOS SANTOS DE ALMEIDA

Lourdes dos Santos de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 10:16

Bom dia!

Estou começando a aprender sobre DP agora, e preciso mandar umas GFIP sem movimento, mas quando chego na parte que é para clicar no fato gerador não consigo. Qual o procedimento.

Desde já agradeço,
Lurdes

Lourdes dos Santos de Almeida
Format Assessoria
MARIA FERNANDA

Maria Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 12:02

Bom dia!!!

Estou com dúvida temos uma contrutora no anexo IV recolhento parte patronal agora ela abriu um CEI vinculado à empresa para cada obra que faz, no caso dessas obras tem que ser calculado a parte de terceiros? Mesmo a empresa estando no anexo IV? Ou a obra vinculada à empresa tem que seguir a tabela da empresa que seria o anexo IV?

Desde já agradeço

MARIA FERNANDA

Maria Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 13:50

Bom dia!

Estou começando a aprender sobre DP agora, e preciso mandar umas GFIP sem movimento, mas quando chego na parte que é para clicar no fato gerador não consigo. Qual o procedimento.

Desde já agradeço,
Lurdes

Boa tarde,

para GFIP sem movimento tem ser colocado codigo de recolhimento 115 e marcar ausencia de fato gerador. Não se esqueça de marcar participação da empresa em questão.

MARIA FERNANDA

Maria Fernanda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 16:26

Boa tarde,

vc nao consegue fazer GFIP mesmo sem movimento se não tiver o programa instalado em seu computador, para baixar o programa entre no site da caixa da área do FGTS tem o arquivo sefip 8.4 baixe-o, juntamente com o programa da conectividade social. Para transmissão do arquivo é preciso ter a certificação eletronica com senha.

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sábado | 1 outubro 2011 | 17:49

Olá Lilian

Se você já tem o programa instalado na sua area de trabalho os icones são:

Um "X" - logo da Caixa que é o programa do SEFIP
Um "dado" que o conectividade social.

Quando você importar ou cadastrar a empresa no SEFIP você deve abrir um novo movimento, informar o código do movimento se é 105, 150 e etc. marcar a opção "ausencia de fato gerador" depois você fecha o movimento e envia. Na RE ira aparecer "SEM MOVIMENTO"

o LINK abaixo tem um passo a passo.

fernandotondelli.blogspot.com

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.