x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.863

Direito ao PIS

EVERSON CARVALHO DA SILVA

Everson Carvalho da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Office Boy
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 11:55

Eu trabalho com um empregador que tem o cadastro CEI, aonde o mesmo, recolhe o FGTS e INSS. Por ganhar menos de 2 salários mínimos e ter trabalhado mais de 1 mês ano passado busquei retirar o meu PIS, mas não logrei êxito pois não constava nada na Caixa Economica. Me dirigir até o Ministério do TRabalho com a RAIS devidamente entregue no prazo correto, aonde, fui informado que eu não teria direito ao pis, pois , meu empregador tinha o CEI e assim era pessoa Física.

Eu queria saber se eu tenho direito ao pis tendo, em vista que, os devidos tributos vem sendo pagos constando apenas a diferença entre CEI e CNPJ ?

Alexandra Sobreira

Alexandra Sobreira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 13:31

Everson eu estou meio por fora, mas acho q Pessoas Fisicas constituídas em empresas q se inscrevem no CEI, não pagarm tributos como IRPJ, PIS, COFINS e C. Social, desta forma como não contribuem ao PIS não geram direitos aos seus empregados de sacarem PIS.
Não sei se essa é a explicação correta, mas sei q realmente não é devido PIS aos empregados q trabalham para empresas com cadastro no CEI

Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3 , Agente Financeiro
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 13:47

A Alexandra esta á correta, pessoa fisica, nao recolhe PIS, COFINS/ PASEP e C. Social, apenas paga IR, como por exemplo um produtor rural que somente paga IR sobre seus rendimentos alem é claro dos impostos Estaduais, Municipais, o PIS é um programa criado pelo Governo Federal, que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas.

Nesse caso vc não terá direito pois trabalhou para pessoa fisica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade