x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 969

Cooperativa - funcionarios

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 08:33

Angelica Gomes dos Santos, bom dia.

Vamos aguardar algum colega responder.
Eu sou leiga no assunto cooperativa.
Inclusive esta chegando uma aqui no escritório e não sei por onde começar.
Poderia me ajudar?
Como faz para o recolhimento do INSS?
Eu tenho que cadastrar todos os cooperados?
Estou perdida.

Luisa

Luisa

há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 08:46

Angelica Gomes dos Santos, então não preciso cadastrar no meu sistema de folha?
Aí o valor será referente as notas fiscais emitidas de cada cooperado?

Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 09:09

Bom dia! Maiara! é cooperativa de que especificamente, você falou em notas dos cooperados... é cooperativa rural? por que aí seria o FUNRURAL descontado 2,3% de cada cooperado no campo comercialização de produção da SEFIP.... em GPS separada....

se ele é cooperado e é descontado o INSS aí será categoria 17 - Contribuinte individual - Cooperado que presta serviços a empresas contratantes da cooperativa de trabalho; no SEFIP e como já mencionado pela colega Angélica já lhe disse GPS 2127....

mas se ele recebe salário com subordinação, habitualidade, etc.... será funcionário normal como qualquer outro!

sobre o sistema... se o seu sistema tiver todas as opções sem problemas fazer por ele é até mais prático para holerites ou RPA caso seja necessário...

Espero ter ajudado.

Luisa

há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 09:20

Samuel S. Rodrigues bom dia.

É cooperativa rural sim!

Os agricultores tinham uma associação, e resolveram transformar em cooperativa.

Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 10:12

Então Maiara de cada nota a cooperativa deve descontar 2,3%, é o abençoado do FUNRURAL,...
basta você somar todas as contra-notas de entrada da cooperativa e lançar no movimento da empresa aba receitas....
coloque o total da comercialização ... o sistema fará a conta ... 2% de INSS, 020% de outras entidades e 0,10 de RAT.. em uma GPS 2607...
se a empresa já tiver outros funcionários sairão 2 guias... esse valor é o INSS patronal do produtor rural... mas se ele quer a condição de segurado do INSS aí terá que contribuir como autônomo ou colocá-lo como funcionário da cooperativa o que acarretará em INSS patronal ...

Att

Samuel S. Rodrigues

há 9 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 10:44

Pode passar sim Angelica, sem problemas... mas aí precisa de todas as formalidades de funcionário ... CTPS, exame, ... etc..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade