Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 496

Contrato de Trabalho

Nathália Vieira

Nathália Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 10:39

Bom dia á todos,

Tenho um cliente que me solicitou um contrato de trabalho sem precisar assinar a CTPS, pois o funcionário está enrolando para tirar a mesma, minha dúvida é a seguinte há algum tipo de contrato sem a necessidade de assinar a CTPS, e qual seria? preciso fazer algum tipo de recolhimento, FGTS, INSS, preciso enviar Caged , nesse caso o que me sugerem fazer ?

Desde já obrigada

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 10:46

Não existe vinculo empregatício sem expressamento na CTPS, ate mesmo o contrato por prazo determinado. (Salvo estágio, mas aí é outro assunto com Lei própria) Até mesmo o menor aprendiz deve ter sua CTPS assinada
A CTPS é primordial para a vinculação do numero do PIS do empregado à empresa.
Sem esta informação não há possibilidade de recolhimento de FGTS, INSS ou qualquer entrega de declaração.
As anotações também são obrigatórias, visto que serão base para solicitação de benefícios, como o seguro desemprego, abono salarial e aposentadoria.

Sugiro aguardar a emissão da mesma para proceder corretamente.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:08

Nathália Vieira

Quando acontecer isso de o funcionário "enrolar" para entregar a CTPS para registro, seja por ter perdido ou por estar recebendo o seguro, eu oriento a empresa dispensá-lo do trabalho e só retornar com o documento em mãos.

Isso acontece muito, a empresa aceita mantê-lo sem registro e depois o funcionário entra na justiça querendo indenização e a empresa deverá pagar além de ter o trabalhão de retificar tudo....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:18

Muito bem colocado, Karina Louzada.

Isso acontece, e muito! Então o conselho da colega é de grande valia.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 11:27

bom dia

por experiencia propria,aconselhe o seu cliente a se sair deste tipo de situaçao,pois é fria,se nao trazer a documentaçao completa,nem começa a trabalhar!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: