x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 12.345

Retificação Sefip

Alice Pereira

Alice Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 17:10

boa tarde,

uma de nossas empresas do ramo da construção civil tentou tirar uma CND e não conseguiu, visto que a alguns anos atras usou-se o codigo de recolhimento errado na sefip(ao invês de usar o 150 usou o 155). O que posso fazer para solucionar este problema, quais os passos que devo seguir, dado ao fato de que o fiscal do INSS, só libera a CND após a retificação via conectividade????

Thiago Nascimento Gomes

Thiago Nascimento Gomes

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 16 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 12:05

Boa tarde Alice,

Ja passei por uma situação como essa so que no meu caso a fiscal me disse como retificar. No caso de codigo da SEFIP é mais complicado pois vc tera que solicitar a exclusao da SEFIP errada e enviar no novo codigo ou seja a base de dados da fiscal terá que ser limpa. lembrando que se foi recolhido no 155 a GPS foi recolhida em algum CEI tera que ser solicitado um ajuste de guia tambem. Saliento que houve mudanças nas retificações da SEFIP veja se a situação vai encaixar nas novas regras acredito que tera penalização.

Espero ter ajudado

Thiago

Sds,

Thiago N. Gomes
Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 14:42

Alice.

Muito mais facil retificar do que imagina.

SEFIP 8.40
informe novamente a sefip no código correto e coloque todos na modalidade 9.
verifique se as remunerações o valor da previdencia e do FGTS conferem com o primeiro arquivo enviado.

se estiver tudo certo aguarde a Sefip entrar no sistema se você não gerou pedido da certidão é só verificar pelo relatório de inconsistencia, se acaso fez o pedido depois de uns 10 dias pode ir na Previdencia e pedir a CND.

att
Raphael

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 14:46

desculpa acabei de verificar aqui e havera necessidade sim de fazer a exclusão alem de fazer este processo de retificação.

para excluir:

sefip 8.40
é só abrir novo movimento, competencia e código informado incorreto(155), e não esqueça de clicar em Pedido de exclusão.

não importa a versão que foi enviado antes a previdencia exclui de acordo com o código da sefip 155, competencia e o FPAS.

att
Raphael

Denise Costa

Denise Costa

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 00:47

Pessoal
Eu ja fiz varios acertos de sefips, porem agora ja se passarem mais de 20 dias e nada ocorre, ja fui na agencia e as atendendes dizem que preciso esperar o processamento, eu ja nao sei mais o que fazer pois o cliente quer por que quer a CND para participar de uma licitacao, o processo de exclusao esta certo, alguem sabe me dizer o que eu devo fazer???? estou entrando em desespero...

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 07:32

Deise,

Provavelmente a(s) Sefip retificadas cairam em malha. A FENACON alertou em nota recente que recebi que a Receita Federal está utilizando este procedimento.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Denise Costa

Denise Costa

há 12 anos Sábado | 8 setembro 2012 | 17:05

Pessoal, ja fui varias vezes no atendimento previdenciario e me dizem que devo apenas aguardar , mas esta muito demorado e a emprsa precisa muito da cnd. alguem pode saberia me dizer o que preciso fazer?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 22:27

Deise Rocha Boa Noite;

Neste caso, você deve solicitar uma "declaração de urgência" do órgão que esta organizando a licitação (com dados do órgão, responsável pela licitação, carimbo);

Com esta declaração, compareça a uma unidade da RFB, apresente a sefip entregue (protocolo de entrega + relatórios acessórios) / guia paga se for o caso, e solicite a CND;

OBS.: Realizei este procedimento a aproximadamente 01 ano e meio atrás e consegui a CND. Verifique se o mesmo sera aceito na agência da RFB da sua localidade;

Abraços

Att

Denise Costa

Denise Costa

há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 22:41

Muito obrigada Eduardo, tenho ido continuamente a RFB e hoje fiz um pedido de CND protocolado, na quarta feira ha outro atendimento sem necessidade de senha entao estarei anexando todos os documentos que vc informa , e para reforcar ja fiz uma reclamacao na ouvidoria, hoje minha reclamacao entrou em analise, irei aproveitar irei enviar todos documentos que tenho tb para esta ouvidoria, e uma absurdo as atendendtes so informarem que temos que aguardar sem nenhuma previsao .
Abracos

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 10:20

fiz uma sefip com a saida de um empregado 21/09 pedido de demisão e enviei, mais não paguei a guia, agora o empregador mandou refazer colocar o empregado trabalhando o mês de setembro inteiro, e quando chegar em outubro ele vai mandar ele embora. Agora o que devo fazer?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 11:10

Apenas complementando:

Se foi feita a movimentação informando a demissão, esta deverá ser excluída através do formulário RDT, preenchendo o "Pedido de Exclusão".

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:49

bom dia,

fiz um cadastro no sistema e não tinha observado que o código de terceiros 0079 para faps 507 e correto seria fpas 515 e codigo de terceiros 0115 cnae 7490-1/04 rat 1,00% fpas 515 atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em
geral, exceto imobiliários.

o problema é que vi esse erro depois de ter enviado o arquivo sefip e ter gerado o arquivo grf.

como retificar o sefip tais informações?

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:58

Bom dia José Irineu,

Segue orientações:

Correção Código de Terceiros

Basta a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida. Todos os trabalhadores informados na GFIP/SEFIP apresentada anteriormente devem ser informados na nova GFIP/SEFIP com a Modalidade 9, desde que não apresentem outras incorreções.

Correção FPAS

A correção da informação contida nos campos que compõem a chave da
GFIP/SEFIP deve refletir nos dados de todos os trabalhadores que participam da nova GFIP/SEFIP, onde constarão com a Modalidade 9, podendo ser necessário um pedido de exclusão, além da entrega da nova GFIP/SEFIP, contendo as informações corretas.
Para a Previdência, o pedido de exclusão é necessário quando for informado um dado componente da chave incorreto, exceto para os códigos de recolhimento exclusivos do FGTS. Assim, se foi informado um FPAS 507, quando o correto era 566, será necessário um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP que contém na chave o FPAS 507. Entretanto, caso fossem corretos os dois FPAS, 507 e 566, tendo sido apresentada apenas uma GFIP/SEFIP, contendo todos os trabalhadores no FPAS 507, bastaria a entrega das novas GFIP/SEFIP para cada FPAS, não sendo necessário o pedido de exclusão.

Base Legal: Manual SEFIP

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade