x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 315

entrada no inss para auxilio

Oruam

Oruam

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 12:32

Prezados, bom dia,

Uma situação inusitada aconteceu e gostaria da ajuda de vocês.

Um ex funcionário de uma pensão trabalhou apenas 5 meses e foi mandado embora sem justa causa, pois os patroes fecharam esta pensão para mudar de cidade.

Ele começou a trabalhar em Julho de 2015 e foi mandado embora em dezembro de 2015. Desses 5 meses de trabalho, 3 foram de carteira assinada e iriam fazer acordo para receber o FGTS dos outros 2 meses. O empregador, só pagou FGTS de 1 mes. Pra piorar a situação, a contadora havia preenchido a carteira para dar baixa, o empregador assinou a carteira, mais a carteira não consta como baixada. Sinceramente, não sei informar o porque nao foi dado baixa na carteira, creio eu que a antiga contadora deixou de preencher algum campo.

O ex funcionário, no mes de 06/2016, 6 meses depois de ter saido desta pensão, e sem carteira assinada depois de ter saido desta pensão esta com problemas de saúde e precisa ser encostado pelo INSS.

Minha pergunta é:

Ele tem direito? mesmo se o empregador regularizar todas as pendencias.
Pois ele trabalhou 5 meses, e alem de tudo ja tem 6 meses sem ter nenhum vinculo de carteira assinada.

Preciso de ajuda.
Obrigado
Att,

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 12:53

Oruam, boa tarde.
Precisa verificar se ele tem mais de doze contribuições junto ao INSS, o que pode fazer e consultar o tel 135 e a atendente irá verificar.
Com relação a baixa na ctps ele pode ir no M.Trabalho e explicar a situação, o M.Trabalho irá orientá-lo e em alguns caso o próprio m.trabalho dá a baixa.

www.ieprev.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade