Cássio
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)respostas 43
acessos 16.312
Cássio
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Cássio
Boa tarde,
Obrigada por compartilhar.
Att,
Valdice da Silva Souza
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) EmpresasCaros colegas,
Essa é a minha primeira experiencia nesse setor, como é o procedimento?
Onde encontrar o tal formulário, já procurei no site da receita e não encontro.
Grata,
Valdice
Pammela
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalEstou fazendo a consulta do FAP de várias empresas, e aparece a seguinte mensagem:
FAP Original: 0,5000 Data do Cálculo: 30/09/2016
FAP a ser informado no SEFIP
* Vide orientação da IN 971 e Ato Declaratório Executivo SRFB em documentos de apoio
O que eu devo considerar? O FAP para 2017 será 0,5000 é isso?
Tem uma empresa que é do Simples Nacional que fiz a consulta e apareceu a seguinte mensagem:
FAP Bloqueado: 1,0000 Data de Bloqueio: 30/09/2016
* Vide orientação da IN 971 e Ato Declaratório Executivo SRFB em documentos de apoio
* Bloqueio da Bonificação do FAP aplicada: Taxa Média de Rotatividade maior que 75% (Res. CNPS 1.316/2010).
O que devo fazer?
Rafael
Ouro DIVISÃO 3Valdice da Silva Souza, Bom dia!
Qual formulário você se refere ? Para consultar a FAP ?
Edval Gomes Cardoso
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Karine de Mello
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosBom dia
Se uma empresa tem seu FAP desbloqueado pelo sindicato em um ano, ela tem o beneficio do desbloqueio no ano seguinte também, ou não poderia?
Ex: 2016 teve seu FAP desbloqueado pelo sindicato, 2017 pode solicitar o desbloqueio também?
Obrigada.
Julio Cesar
Prata DIVISÃO 4 , Analista Pessoal Cássio ,
Valeu por lembrar.
Fabricio Secco Cagliari
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Lopes
Ouro DIVISÃO 1 Fabricio Secco Cagliari,
No seu sistema de folha de pagamento tem um campo onde você deverá cadastrar este FPAS
Fabricio Secco Cagliari
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Cleciane Andretta
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos Fabricio Secco Cagliari ,
Segue consulta que fiz na Lefisc:
Protocolo nº 196831
Detalhes da Pergunta
Bom Dia!
Gostaria de saber que percentual de FAP devo usar no exemplo abaixo:
FAP do estabelecimento
FAP Bloqueado: 1,0000 Data de Bloqueio: 30/09/2016
* Bloqueio da Bonificação do FAP aplicada: Taxa Média de Rotatividade maior que 75% (Res. CNPS 1.316/2010).
E porque o FAP para 2017 veio desta maneira?
Aguardo. Obrigada.
Fabricio Secco Cagliari
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Cleciane Andretta
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos Fabricio Secco Cagliari ,
Quando ocorre o citado “bloqueio” da bonificação, o FAP é adotado igual a 1,0 (FAP Neutro), devendo ser utilizado o FAP Bloqueado para cálculo.
Karine de Mello
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosFabrício, bom dia
Sim o FAP a ser informado é 0,50, pelo que você passou seu FAP não esta bloqueado, assim você usa o que esta disponível.
Espero ter ajudado.
Fabricio Secco Cagliari
Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)Simone Sgarbi
Prata DIVISÃO 4 , Chefe PessoalBom dia
Pude verificar que algumas empresas aqui estavam com o FAP incorreto, o correto seria já ajustar para a próxima folha de pagamento ou atualizo somente para Janeiro?
Outra dúvida é que no meu sistema de folhas tem a opção FAP onde informo o percentual e a data de início, o sistema entende que somente à partir daquela data o FAP está válido??
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Simone Sgarbi
Boa tarde,
Conforme Manual SEFIP você deve:
Simone Sgarbi
Prata DIVISÃO 4 , Chefe Pessoal Vânia Zanirato
Obrigada!!
Dani Valentine
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia!
Estou com uma dúvida a cerca dessa tabela do FAP.....pois na empresa que eu loguei apareceu apenas o FAP igual o colega aí de cima, de 0.50. No sistema que utilizo tem vários campos à preencher, tais como R.A.T. e FAP e FAP ajustado...gostaria de saber onde coleto as informações...já que nessa consulta FAPWEB não mostra.
Neusa Silva
Prata DIVISÃO 4 , Analista PessoalBoa tarde Pessoal
Esse é o DOCUMENTO DE APOIO de Preenchimento do FAP no SEFIP/GFIP
1.Empresas Optantes pelo Simples e Matrícula CEI têm, por definição, FAP =1,0000;
2.Demais empresas contribuintes, que recolhem alíquota RAT, deverão "de acordo com o Ato
Declaratório Nº 3 da RFB" observar o procedimento: no SEFIP o campo FAP deverá ser informado com
2 (duas) casas decimais, sem arredondamento (truncamento). Isso fará com que o valor da contribuição
referente ao RAT calculada pelo SEFIP seja menor. Portanto a GPS gerada pelo SEFIP deve ser
desprezada. O Contribuinte deverá refazer a GPS ou utilizar a GPS gerada pelo seu sistema de folha de
pagamento utilizando 4 (quatro) casas decimais para que o valor da contribuição seja correto.
Uma pergunta então mesmo se alíquota for 0,50 sendo Simples Nacional tem que utilizar 1,00?
Gabriela Samy
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalBoa Tarde,
Então quando tenho FAP bloqueado e é diferente o valor do ORIGINAL eu uso o valor do bloqueado ?
E não entendi pq tem esse bloqueio,sendo q não ocorreu nada na empresa.
Kênia Batista
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBom dia!
Boa Tarde,
Então quando tenho FAP bloqueado e é diferente o valor do ORIGINAL eu uso o valor do bloqueado ?
E não entendi pq tem esse bloqueio,sendo q não ocorreu nada na empresa.
Sim, sempre que vir FAP bloqueado, e este que deverá ser utilizado, um alto índice de movimentação de funcionários poderá influenciar nesse bloqueio.
Julio Cesar
Prata DIVISÃO 4 , Analista PessoalPessoal,
Obrigado por compartilhar.
Diogo Carvalho da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalBom dia pessoal, segundo RESOLUÇÃO CNPS N° 1.316, DE 31 DE MAIO DE 2010
O princípio de distribuição de bonus e malus para empresas contidas em uma SubClasse CNAE que apresente quantidade de empresas igual ou inferior a 5 fica prejudicado. Nos casos de empresas enquadradas em SubClasse CNAE contendo número igual ou inferior a 5 empresas o FAP será por definição igual a 1,0000, ou seja, um FAP neutro. Empresas Optantes pelo Simples e Entidades Filantrópicas terão, por definição, FAP = 1,0000, ou seja, um FAP neutro.
Então neste caso as empresa Optantes pelo SIMPLES o FAP continua 1,0, pois o FAP, até o presente momento, não foi calculado para as empresas optantes pelo Simples e para as entidades filantrópicas, pois não contribuem para a formação do custeio das aposentadorias especiais e daqueles benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho da mesma forma que as demais empresas.
A empresa optante pelo Simples, por exemplo, tem suas alíquotas RAT de 1%, 2% e 3% substituídas pela alíquota de contribuição para o Simples. O princípio de distribuição de “bônus” e “malus” para empresas contidas em uma SubClasse CNAE que apresente quantidade de empresas igual ou inferior a 5 fica prejudicado. Nos casos de empresas enquadradas em SubClasse CNAE contendo número igual ou inferior a 5 empresas o FAP será por definição igual a 1,0000, ou seja, um FAP neutro. Empresas Optantes pelo Simples e Entidades Filantrópicas terão, por definição, FAP = 1,0000, ou seja, um FAP neutro (Resolução CNPS n° 1.316/2010).
Econet
Karine de Mello
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosGabriela
Você tem a opção de desbloquear o FAP da empresa quando estiver bloqueado, mais para essa solicitação existe um prazo, que inicia sempre em outubro, você preenche o formulário no próprio site da previdência social ( https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb) e pode conseguir afastar esse impedimento se comprovar que a empresa realizou investimentos em recursos materiais, humanos e tecnológicos em melhoria na segurança do trabalho, com o acompanhamento dos sindicados dos trabalhadores e dos empregadores.
Eu faço a comprovação sempre através do Laudos de segurança e medicina do trabalho, e é bem simples de conseguir o desbloqueio, só não pode perder o prazo. O FAP a ser usado em 2018 por exemplo, já estará disponível para solicitação em outubro de 2017, basta não esquecer dos prazos e conseguimos fazer com que nossas empresas paguem menos.
Espero ter ajudado.
Patricia Carneiro
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista PessoalBom dia a todos,
Assim como alguns estou fazendo a consulta do FAP de algumas empresas e gostaria de saber qual FAP eu devo informar na folha, o FAP ORIGINAL ou o FAP a ser informado na SEFIP? Pra mim só apareceu essas duas opções, na parte de fap original aparece o percentual e no FAP a ser informado na sefip tem um link para uma tabela com outra informação.
Desde já agradeço.
Karine de Mello
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosBom dia Patricia
Você informa o FAP original.
O FAP a ser informado no SEFIP, tem instruções para você caso seu FAP esteja com mais de duas casas decimais, porque na SEFIP só aceita duas casas, nesse caso você desconsidera o GPS gerado pela SEFIP e faz uma GPS manual com as quatro casas decimais.
Veja a instrução.
Preenchimento do FAP no SEFIP/GFIP
1.Empresas Optantes pelo Simples e Matrícula CEI têm, por definição, FAP =1,0000;
2.Demais empresas contribuintes, que recolhem alíquota RAT, deverão "de acordo com o Ato
Declaratório Nº 3 da RFB" observar o procedimento: no SEFIP o campo FAP deverá ser informado com
2 (duas) casas decimais, sem arredondamento (truncamento). Isso fará com que o valor da contribuição
referente ao RAT calculada pelo SEFIP seja menor. Portanto a GPS gerada pelo SEFIP deve ser
desprezada. O Contribuinte deverá refazer a GPS ou utilizar a GPS gerada pelo seu sistema de folha de
pagamento utilizando 4 (quatro) casas decimais para que o valor da contribuição seja correto.
Espero ter ajudado.
Valesca Rodrigues Soares
Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos HumanosBom Dia !!
Estou com problemas para acessar o site em virtude das perguntas, tentei várias vezes e coloquei as informações que estão declaradas e mesmo assim não consegui cadastrar a senha. Então entrei no formulário para então ir até a agencia da Previdência Social , porem me perdi ainda mais. Alguém pode me dar um suporte.
Grata !
Patricia Carneiro
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista PessoalKarine muito obrigada, me ajudou muito.
Valesca, verifica se as informações de alguma das competências foi retificada, quando for colocar valor nas respostas utilize apenas números e continua tentando. Quando eu gero demoro um pouco pra conseguir também.
Tenha um ótimo dia e espero ter ajudado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade