x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 971

Atraso devolução CTPS e homologação

camila antiqueira

Camila Antiqueira

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Sábado | 1 outubro 2016 | 01:50

Olá,
Preciso esclarecer algumas dúvidas. Trabalhei por mais de um ano em um escritório contábil. Em agosto/2016 pedi demissão sem cumprir aviso. No dia 31 do mesmo mês entreguei o pedido por escrito, nao consegui tirar copia da carta e perguntei se eles poderiam tirar uma copia para mim e negaram. Tb entreguei a minha CTPS como foi pedido. No décimo dia a empresa depositou o valor de rescisão. O empregador depositou meu FGTS com mais de 15 dias de atraso está ainda com minha carteira. Descobri que ele recolhia dinheiro do sindicato e nunca repassou ao mesmo. Ainda mao foi homologada minha rescisão. Posso procurar a justiça? Ele deve pagar multa por não ter devolvido ainda minha carteira? E quanto ao FGTS, sei que não saco, mas tem algum ônus para a empresa alem da multa que tem ao gerar as guias?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sábado | 1 outubro 2016 | 08:28

Camila, bom dia.
Consulte novamente a empresa e peça a eles a ctps no qual está precisando, caso eles se neguem a entregar então faça uma reclamação junto ao M.Trabalho.
Com relação ao FGTS tire um extrato ANALITICO de sua conta e verifique se foi feito os depósitos corretamente (valores e competência), você pode tirar esse extrato pelo site, segue
a) https://www.cef.gov.br
b) trabalhadores (lado esquerdo da tela)
c) acesse seu FGTS (lado direito da tela)
d) digite seu PIS, caso não tenha senha internet, então clique em cadastrar senha
e) depois de cadastrar senha, retorne ao item anterior, digite o PIS e a Senha
f) depois vá em EXTRATO COMPLETO

Nele constará todas as empresas que trabalhou e a atual, verifique então se está correto, (esse extrato e atual)

Com relação a homologação, precisa verificar junto ao sindicato, em alguns casos a culpa não é da empresa.

camila antiqueira

Camila Antiqueira

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 19:46

Carlos,

O saldo de meu FGTS já verifiquei e quanto a homologação a culpa realmente não é do sindicato. O empregador que desconta este valor dos funcionários e não repassa ao sindicato. Aliás meu empregador não cumpre com nenhuma obrigação FGTS não deposita, o INSS somente o meu foi pago, pois estava grávida. Há pouco demitiu uma funcionária com mais de um ano também e não homologou rescisão. E quanto a minha CTPS já entrei em contato 2 vezes solicitando.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade