Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 879

Aposentadoria de funcionario

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2006 | 12:07

Se se tratar de aposentadoria por Invalidez, que eu penso que é o seu caso, nessa situação a legislação entende que o contrato fica suspenso por prazo indeterminado, pois mesmo após cinco anos, com os avanço da medicina o empregado pode recuperar sua capacidade laboral e se voltar a trabalhar terá sua aposentadoria cancelada e a empresa poderá rescindir o seu contrato. Muito embora não possa ocorrer a rescisão contratual, o empregado poderá sacar o total do saldo existente em sua conta no PIS-Pasep e na conta vinculada do FGTS, mediante apresentação de documento fornecido pela previdência. Segue abaixo as situações em que o contrato de trabalho poderá ser rescindido em caso de aposentadoria por invalidez:

a) recuperação da capacidade para o trabalho;
b) o segurado voltar voluntariamente à atividade;
c) o beneficio for transformado em aposentadoria por idade a requerimento do segurado, quando este completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos, se mulher.
d) do falecimento do segurado.



Atenciosamente,

Wandercy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.