x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.093

Passo a Passo Funcionario - Pedido de Demissão

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 12:32

Bom dia a todos,

Sou nova no campo trabalhista e gostaria de algumas orientações, tenho um funcionário de uma empresa de um mercadinho, que pediu demissão e o mesmo possui mais de um ano na empresa como devo proceder quanto aos procedimentos e homologações?

Poderiam me ajudar?

Obrigada

Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 13:16

Olá!

Boa Tarde!

Acho que o primeiro passo é verificar se o funcionário fez a carta de pedido de demissão, se optou em cumprir ou não o aviso. Mediante isso, deverá verificar as informações para lançamentos na rescisão, e quanto ao prazo de pagamento da homologação! Após essas informações deverá marcar a homologação no sindicato da categoria!

Espero ter ajudado.

há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:07

Boa tarde Joana,

Ele fez a carta de próprio punho pedindo demissão, vou verificar quanto ao cumprimento do aviso, minha duvida também é quanto ao Seguro desemprego e FGTS conforme ele não terá direito por estar pedindo demissão deverei informar isso de alguma forma através do sistema??? homolognet?

Att.

Joana da Silva

Joana da Silva

há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:42

Deise,

Quando vc for informar a SEFIP, lá vai ter a informação de que o funcionário foi desligado, e o código do motivo de desligamento.

E quando for fazer o homolognet é o mesmo procedimento, vc fará manul ou importará do sistema, e lá terá o motivo do desligamento...

Em pedido de demissão por parte do empregado, não tem direito ao SD.

há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 14:52

Conforme é no Sindicato dos comerciários eles estão pedindo uma série de documentações inclusive Extrato do FGTS, Comprovante de recolhimento da multa dos 40% e requerimento do seguro desemprego, contudo pelo funcionário estar pedindo as contas não haverá nem seguro desemprego nem o comprovante de recolhimento das multas dos 40% correto?

Terei que validar a rescisão no homolognet para poder levar a homologação?

Desculpe é que tudo isso para mim ainda é novo...

Joana da Silva

Joana da Silva

há 8 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 15:32

Deise,

Isso mesmo, não terá o seguro desemprego e nem a multa dos 40%!

Quanto a rescisão, no homolognet é só quando for fazer a rescisão no ministério do trabalho, mas de qualquer forma, melhor entrar em contato com o sindicato, para esclarecer melhor!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: