x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 334.766

o que fazer quando o empregado tem dois pis

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 15:22

Bom tarde!

não entendir o mesmo não deveria preocurar o ministério da fazenda?
E se o funcionario for mandado embora, quando ele for receber o FGTS, não consiguirá, pois vai constar PIS inativo. O que deve ser feito? Algum dos 2PIS foi depositado o valor ou não? consiguirei na caixa consultar o PIS ativo ? ou se existe 2PIS o processo não continua?

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Milene Correia

Milene Correia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 17:40

Alex você vai nos Downloads do site da caixa e baixa o RDT nele tem uma opção de unificação de PIS você coloca o número da conta dos dois pis na caixa e leva na no balcão de FGTS na caixa.

Espero ter ajudado.

O primeiro passo para chegar a qualquer lugar é decidir que não vais permanecer onde estás.(J. Morgan)
Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 18:04

boa noite!

não entedir quando você disse:

você coloca o número da conta dos dois pis na caixa
.

você estava se referindo a caixa ecônimica? por exemplo! se eu for direto na caixa economica, eles fazem essa unificação? sem que eu tenha que baixar a RDT?

Atenciosamente,

Alex Rodrigues Rocha.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Pablo Temujin Figueira

Pablo Temujin Figueira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 09:57

Bom dia.

Quando o funcionário tem dois nº de PIS, você deve se informar na Caixa qual o Pis ativo do funcionário.
Se o Pis ativo é o que você possui, e foi feito os recolhimento e informado na SEFIP esse Pis, somente continue normalmente a fazer a folha como já vinha sendo feita.

Caso o contrário, se o Pis que você possui não é o Pis Ativo, aconselho a providenciar a alteração para o Pis Ativo, porque por mais que você consiga recolher o FGTS nesse Pis, com certeza mais pra frente irá causar algum transtorno ao trabalhador principalmente no ato da rescisão e de encaminha o seguro desemprego.

Para alterar a conta do FGTS para o Pis Ativo, você deve providenciar uma RDT. Quanto a previdência, a única maneira de alterar para o Pis Ativo, seria reenviar o arquivo na SEFIP para cada competência que foi informada o outro Pis.
O pessoal do Inss aqui, me informo que não existe essa necessidade porque na hora de se aposentar ou algum outro benefício, eles vão consultar os dois Pis.

Att,

Pablo Temujin Figueira
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 10:02

Quando eu era funcionário público, tinha o Pasep.
Assim que saí e fui pra contabilidade privada, o RH da empresa criou um PIS pra mim e fiquei com 2.
Tive problemas quando ao FGTS e tive de ir na Caixa, nesse atendimento mesmo de FGTS geralmente fica na entrada das Cef's.
De lá, após levar comprovante de endereço, copia do PIS recente e do antigo Pasep eles me aconselharam a ir no MTE.
Lá resolveu rapidão e ficou prevalecendo o antigo. Na época chequei até a receber na minha conta no Banco do Brasil 2 creditos de PIS e um de Pasep.

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 10:29

Bom dia pessoal!

Muito obrigado, realmente fui direto no MTE, Ee lá resolveram o problema. Alguém sabe me informa se eu também consegiria fazer essa unificação na caixa? pois pode ter um novo caso desse na empresa, nunca se sabe!

Atenciosamente,

Alex Rodrigues Rocha.

robelyo

Robelyo

há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 16:46

Eu fui na Caixa que me mandou pro MTE, assim que fiz tudo no MTE, voltei a caica com comprovante de endereço, carteirinha do PIS, CTPS e no balcão mesmo o atendendo arrumou pra mim.
Ficou tudo certo!
Boa sorte!

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 16:50

Engraçado, por aqui é direto na Caixa.
Voce vai até lá, eles informam qual é o pis que continuará ativo e voce entra com um RDT ou um DAT assinado pelo funcionário.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 18:34

Aqui também falaram que é assim!

robelyo

Robelyo

há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 09:08

Aqui em Goiânia também era pra ser assim, como eu fui apenas na Caixa, eles deram como resolvido.
Quando precisei de verdade, tive de refazer o processo e ir no MTE.
Se a CEF resolver, tudo bem, relatei o que aconteceu comigo.
Na verdade, os serviços da CEF são péssimos aqui pois se fossem bons, teria resolvido meu problema sem precisar ir em MTE, perder tempo e paciencia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade