Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 15.600

Dois numero de PIS, duas contas de FGTS e CPF errado

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:18

Bom dia!

Preciso de uma ajuda para resolver um problema referente a um PIS de um funcionário aqui na contabilidade, li inúmeros tópicos e não consegui achar uma solução para o meu problema!!

Estamos trabalhando com uma empresa desde o mês 02/2016, e quando ela fechou contrato com a contabilidade já possuía funcionários admitidos.

Foi nos enviado pela outra contabilidade a ficha cadastral de todos os funcionários que estavam ativos para serem cadastrados no sistema de folha de pagamento.

Agora que um funcionário está sendo desligado, solicitei o extrato analítico dele para gerar a guia GRRF para verificar se há depósitos que não foram realizados. E foi verificado que não existiam depósitos de 02/2015 (data de admissão) até 07/2016, e que só mostrava o saldo a partir de 08/2016.

Depois de quebrar cabeça identifiquei que ele possui dois números de PIS e que os depósitos de 02/2015 à 07/2016 foram realizados em um PIS e que a partir desta data foram realizados em outro.

Tendo dois números de PIS consequentemente ele tem duas contas de FGTS.

Li em alguns tópicos que deve ser realizada a RDT para unificar os números do PIS, só que quando fui preencher o formulário, vi que não tem um lugar em que fala unificação de PIS, somente unificação de contas de FGTS.

Como consigo unificar esses PIS deste funcionário? E após unificar o PIS tenho que utilizar a RDT para unificar as contas do FGTS?

E mais um problema, o funcionário foi admitido com o CPF errado (Inverteram dois números), neste caso como consigo informar o numero correto? (Descobri quando fui tentar emitir as guias do seguro desemprego)

Antonio Neto

Antonio Neto

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:23

Camila quando tenho problemas parecidos aqui, eu vou a CEF com a copia de documentos do empregado + CTPS e pede pra eles arrumarem os dados cadastrais e unificar pis em um só.
Com a RDT você pede a unificação das contas.

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:28

Bom dia Antonio!

Obrigado pelo retorno,

Com relação a unificação das contas, não é necessário a RDT?

E com relação ao CPF que está incorreto, como consigo resolver?

Desculpe pelas mil perguntas, mas nunca tive tanto problema em um funcionário só!

Tiago Moreira

Tiago Moreira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:29

Bom dia Camila

Já aconteceu isso comigo também, e faço da mesma forma que o Antonio Neto falou, vou a CEF com os documentos e CTPS do funcionário e peço para eles alterarem, já aconteceu comigo um caso de apenas uma RDT servir, preenchi a RDT e ao entregar na Caixa eles fazerem todo o procedimento e ainda cancelaram uma conta pis, deixando apenas uma.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 12:35

Boa Tarde,
Primeiramente você terá que verificar qual numero de pis correto, logo em seguida preencher a RDT para que seja corrigido o numero do PIS ,se você for ate a CEF pessoalmente consegue agilizar o processo.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade