x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.791

Rescisão com ctps baixada

VANILDA RAMALHO NUNES

Vanilda Ramalho Nunes

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 13 julho 2009 | 22:43

Como fazer uma rescisão quando a ctps já esta com a baixa?

O caso é o seguinte: a empresa fez acordo com um funcionario que estava já com outro emprego e deu a baixa na ctps no mês de junho. Porém, a empresa não tinha dinheiro para pagar as verbas rescisorias e não havia feito os recolhimentos de FGTS. O empregado aceitou as condições, mas ele já estava na empresa há 2 anos, portanto terá que homologar no sindicato. A empresa tem o dinheiro agora, e já pagou o FGTS em atraso. Porém, as datas para calculo da rescisão não coincidem com a data da baixa na ctps, nem como aviso trabalhado e muito menos com o aviso indenizado. Teremos que levar o comprovante de deposito das verbas rescisorias, que impreterivelmente estara com a data atual e não retroativa, como a ctps.

Pergunta: Existe uma maneira de fazer essa resisão, sem que a empresa pague a multa por atraso ao funcionario e de uma maneira que coincidam as datas?

Agradeço a atenção

Vanilda Ramalho

Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 08:34

Vanilda.

Uma forma de driblar toda essa confussão de datas, seria fazer ressalva na ctps dele informando a data correta da dispensa e retificando as informações no FGTS.

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 08:38

Vanilda
Bom dia

Existe tambem outra forma:
Fazer um aviso-prévio com data de 30 dias anteriores a baixa da CTPS.
Fazer uma declaração no verso da rescisão da seguinte forma:
Declaro para os devidos fins de direito que isento a firma empregadora do pagamento de quaisquer multas pelo atrazo na homologação da presente rescisão de contrato de trabalho, em virtude de a mesma ter sido ocasionada por minha unica culpa.
Colocar a data do dia da homologação e o empregado assina.
Quanto ao recolhimento do FGTS ter sido realizado agora não tem importância alguma.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies