x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 50

acessos 112.113

Envio de SEFIP com certificado digital do contador

Rejane Aparecida de Souza

Rejane Aparecida de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 29 maio 2019 | 11:41

Bom dia Gilvane!

Tenha a mesma duvida da Camila, com relação ao protocolo de entrega da GFIP de cliente com meu certificado digital. .. Acabei de entregar e não consigo ver nenhuma informação que identifique meu cliente, existe alguma forma de identificar que eu não tenha percebido?
Desde já obrigada.

Att.

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 4 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 07:32

Bom dia Rejane e Camila,
O protocolo sempre vai sair no nome do responsável que usou o certificado para envio, a ligação entre a transmissão e o protocolo é através do NRA que o número do arquivo, se você verificar no protocolo tem este número e nos relatórios tirados da sefip também: exemplo RE e declaração a previdência. Isso comprova que aquele protocolo é daquelas transmissões.

Pricila Saturnino

Pricila Saturnino

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 12:03

Caros Colegas, eu enviei o arquivo sefip. sfp pela conectividade social utilizando o certificado do escritório. O cliente não possui certificado e a sefip era sem movimento a empresa nunca teve funcionário. Coloquei na sefip como responsável o escritório e o mesmo possui a procuração para utilizar o certificado para esse cliente. 
Agora estou sem saber se o que eu fiz estava correto.
No e-cac trocamos o perfil para acessar as empresas das quais possuímos procuração, mas eu não fiz isso na conectividade social.
Alguém pode me ajudar?

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 16:34

Boa Tarde Cara colega Priscila,
Você colocou os dados no Responsável pelo SEFIP, os dados do escritório, quando transmitiu o sistema solicita o certificado Digital, você colocou o do escritório, ok! Está correto.
A princípio o sistema SEFIP não têm correlação com a procuração do e-cac da Receita.
O Certificado para se enviar o arquivo SEFIP é sempre o da Pessoa Responsável, preenchida no sistema SEFIP. Seja a Empresa ou o Escritório.
Segunda resposta, no e-cac alteramos o Perfil da Empresa, para acessarmos através da Procuração, no Conectividade não se faz. ok?
Abraço.
Gilvane.
 
Bom final de semana.
Abraço. 

Cezar Augusto Pizzo

Cezar Augusto Pizzo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 13:13

Boa tarde a todos.

Estou com o seguinte problema que caso alguém já passou ou está passando poderá me ajudar.
Sempre fiz a transmissão da SEFIP pelo Conectividade Social AR (pela chave.pri) e a partir deste mês vi que não mais será possível transmitir, pois aparece um erro "User is not Authorized" que é o erro do bloqueio de não mais permitir que se transmita a SEFIP pelo Conectividade Social AR, até ai tudo bem. Acessei o Conectividade ICP no site da caixa, fiz o login com o meu Certificado Digital e-CNPJ onde que no arquivo o Responsável tbm está com o meu CNPJ, faço o procedimento todo certo, de ir a caixa de mensagem, enviar noma msg, selecionar Arquivo SEFIP, indicar o municipio de recolhimento, e ai começa o meu martírio, depois que eu anexo o arquivo e peço para salvar, ele me dá um aviso dizendo " Mensagem não gerada (CNS-A0519)" e não salva o arquivo, ae eu retorno, e faço todo o procedimento novamente, ai ele não me aparece mais essa msg e tbm não salva, fica parado o sistema.

Alguém teria uma solução para esse problema?
Vale informar que dentro do arquivo gerado pelo SEFIP tem várias empresas para transmitir os dados e serem geradas as GRF para recolhimentos.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 13:22

Boa tarde Cezar Augusto Pizzo,

Você está usando o Internet Explorer? 

CNS-A0519 – Mensagem não gerada

Esse erro possui como origem o fato do usuário tentar salvar o arquivo em um diretório sem permissão de acesso, por não ser administrador da máquina. Para solucioná-lo, basta criar um diretório e salvar as mensagens nesse novo ambiente. Exemplo: criar um diretório com a denominação c:ArquivoSefip para salvar as respectivas mensagens.
Fonte: CAIXA
Espero que ajude!
Abs, Josi Cezar Augusto Pizzo

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:13

Boa Tarde caros colegas Cezar Augusto e Josiane,
Eu desde o início tenho o hábito de criar pastas separadas, logo, criei uma pasta na área de trabalho no meu computador com o nome "SELO SEFIP" , e salvo todos os arquivos nesta pasta.
Quando encerro o movimento e aparece salvar, aparece sempre a pasta do arquivo caixa, altero o local para a minha Pasta: Selo SEFIP.   Quando vou enviar no Conectividade, direciono para esta Pasta e também para Salvar, tudo que se relaciona a SEFIP salvo nesta única Pasta.   
É só um um conselho, que sempre deu certo!
Bom final de semana a todos.

Cezar Augusto Pizzo

Cezar Augusto Pizzo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 21 outubro 2019 | 14:47

Boa tarde Josiane e Gilvanete

Tentei fazer os dois procedimentos que vcs me orientaram, mas infelizmente não deu certo, continua dando o mesmo erro quando vou salvar o arquivo no Conectividade ICP " Mensagem NÃO Gerada (CNS-A0519)". 

Não sei mais o que fazer?

Vcs podem me dizer, se para transmitir o arquivo da SEFIP com mais de uma empresa, as mesmas precisam ter procuração eleltrônica, ou para transmitir o arquivo da SEFIP não há essa necessidade?

Agradeço a atenção.

SILVIA RODRIGUES FREITAS

Silvia Rodrigues Freitas

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2019 | 16:37

Boa tarde, amigos!

Quando escolho a opção de cadastro de responsavel a pessoa física e gero, quando acesso o conectividade e tento inserir o arquivo ele dá a mensagem que só pode ser responsável CNPJ ou CEI. Alguem passou por isso e resolveu? 

A empresa não ter certificação. 

Silvia. 

DEPARTAMENTO LEGAL
SAO JOSE DO RIO PRETO - SP
Evelise Macedo Niedisberg

Evelise Macedo Niedisberg

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2019 | 13:25

Boa Tarde Gilvane!!

Li as suas instruções e tentei utiliza-la...
Sou contadora e possuo certificado e-cpf, estou tentando encaminhar sefip de uma empresa do simples nacional, que não possui certificado digital. .. preciso encaminhar sefip apenas do pro labore do socio...
Fiz o cadastro como responsavel.. utilizando meu cpf.. porem na hora da transmissão da conectividade social dá uma mensagem que o responsável devera ser um cnpj ou cei.


ROGERIO RIBEIRO

Rogerio Ribeiro

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2019 | 08:48

''Taise Coelho
Pode ser enviado pelo certificado do escritório desde que quando você fizer o SEFIP cadastre o mesmo CNPJ do certificado como responsável.''

para envio mesmo cadastrando escritório como responsável na SEFIP, preciso de procuração eletrônica?
ou não precisa procuração?

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 5 novembro 2019 | 09:57

Bom dia!
Eu nunca transmiti SEFIP com o meu certificado de profissional autônomo, vi todas as dicas, tentei e não deu certo.
liguei para a caixa para tirar a dúvida, e me informaram que para eu transmitir eu preciso ter a procuração e para fazer a procuração, a empresa também tem que ter. Aí pelo sistema liberar a procuração. Alguém sabe se só assim que está conseguindo enviar a SEFIP mesmo?

Desde já agradeço a atenção!

Gabriel Fontes

Gabriel Fontes

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Informática
há 4 anos Terça-Feira | 5 novembro 2019 | 12:03

Mas Gilvane, a partir do momento que recebo uma procuração para efetuar a transmissão eu preciso então alterar no campo responsável lá na sefip pro meu próprio CPF???
Eu tiro o CNPJ da instituição e coloco o meu CPF, é isso mesmo???? Fica meu cpf no responsável e os cnpjs das empresas/autarquias/filiais no cadastro de cada uma delas?

ariane cristina de almeida novaes thomaz

Ariane Cristina de Almeida Novaes Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 17:44

Gilvane, 

estou tentando transmitir a sefip de uma empresa MEI, com o certificado digital do próprio MEI, um E-CPF, o cadastro no programa da SEFIP está com todos os dados do empregador, todos  com o CPF, e na hora da transmissão do arquivo na conectividade social dá o erro CNS-A0367: só é permitido envio de arquivo cujo responsável seja uma inscrição 

consegue me ajudar? já está em atraso, e eu não possuo certificado digital

GILVANE C. ACUNHA

Gilvane C. Acunha

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 18:17

Ariane, boa tarde, assim, você está usando um E-CPF, o cadastro do responsável na SEFIP tem que ser com os dados deste e-CPF, ok?
Altera e tenta enviar de novo.

Abraço, 
Gilvane.

ariane cristina de almeida novaes thomaz

Ariane Cristina de Almeida Novaes Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Sábado | 9 janeiro 2021 | 14:29

Gilvane, 

eu já fiz esse procedimento, o E-CPF do empregador, está registrado pelo CPF dele, por ele ser MEI, no cadastro da SEFIP, coloquei todos os dados do empregador com o CPF dele, ao transmitir o site da Conectividade Social ICP, dá o seguinte erro:
" só é permitido envio de arquivo cujo responsável seja uma inscrição CNPJ ou CEI (CNS-A0367)"

não tem como eu cadastrar ele no CEI, pois o empregador tem CNPJ por ser MEI

e se mudo o cadastro no SEFIP e coloco os dados do CNPJ da empresa, ao transmitir o arquivo, o erro é o seguinte:
"inscrição (CNPJ/CEI/CPF) do responsável no arquivo difere da inscrição do certificado eletrônico (CNS-A0363)"

porque ele o certificado do empregador é um E-CPF.

eu não possuo certificado digital.

uma possível solução seria eu pedir ao empregador trocar o certificado digital dele por um E-CNPJ? um do tipo A1?

Estou em dúvida, pois ao pesquisar que tipo de certificado digital ele teria que adquirir, li em vários lugares, que o E-CPF seria um bom certificado pro MEI, por ele ter apenas um funcionário registrado.

peço desculpas por não ter me expressado corretamente antes, e se puder me orientar em como solucionar esse problema, agradeço muito

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2021 | 13:40

Boa tarde Ariane,

Vou responder pra ver se te ajudo nesse caso (até nosso colega responder).

1) eu já fiz esse procedimento, o E-CPF do empregador, está registrado pelo CPF dele, por ele ser MEI, no cadastro da SEFIP, coloquei todos os dados do empregador com o CPF dele, ao transmitir o site da Conectividade Social ICP, dá o seguinte erro:
" só é permitido envio de arquivo cujo responsável seja uma inscrição CNPJ ou CEI (CNS-A0367)"
Resposta: no cadastro da empresa, na parte de responsável pela SEFIP precisa estar ele como PF pra o programa entender esse certificado eCPF (mas para dar certo, precisa estar vinculado a uma CEI ou CAEPF), caso contrário, vai dar erro.

2) não tem como eu cadastrar ele no CEI, pois o empregador tem CNPJ por ser MEI
Resposta: o CEI seria somente para vincular ao certificado. 

3) e se mudo o cadastro no SEFIP e coloco os dados do CNPJ da empresa, ao transmitir o arquivo, o erro é o seguinte:
"inscrição (CNPJ/CEI/CPF) do responsável no arquivo difere da inscrição do certificado eletrônico (CNS-A0363)"

porque ele o certificado do empregador é um E-CPF.

eu não possuo certificado digital.
Resposta: O erro acontece porque para que a empresa MEI seja a responsável, ela precisa ter um eCNPJ.

4) uma possível solução seria eu pedir ao empregador trocar o certificado digital dele por um E-CNPJ? um do tipo A1?

Estou em dúvida, pois ao pesquisar que tipo de certificado digital ele teria que adquirir, li em vários lugares, que o E-CPF seria um bom certificado pro MEI, por ele ter apenas um funcionário registrado.
Resposta: O correto quando se tem uma MEI com funcionário é ter o certificado eCNPJ até para poder movimentar a conta de FGTS (em caso de rescisão, por exemplo). Aqui eu só utilizo A1 porque a empresa e a contabilidade ficam com o acesso.
Eu particularmente, ainda prefiro o eCNPJ para quem possui uma inscrição CNPJ.

Espero ter esclarecido.

Abs, Josiane

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.