x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.820

acessos 237.414

Reforma Trabalhista

Bruno Moreira

Bruno Moreira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 15:22

Só acho que isso é uma bagunça. Aprovam a lei para não pagar mais o imposto sindical. Agora aparece os sindicatos recorrendo e ninguém tem certeza de nada. Se não aparecer nada oficial não irei descontar o imposto de ninguém.

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 16:49

ai ai ai

Não desconta, não é obrigatório mais, deixa o sindicato espernear e soltar circulares com ameaçinhas. Deixa superintendente da tonga da mironga querer impor sua visão pessoal sobre algo já decidido. Ou abaixa a cabeça, ignora a lei e desconta baseado em pitacos.

Salvar os funcionários que trabalham de verdade de um desconto inútil, ou ajudar sindicalista malandro que perdeu teta. Decisão difícil.....

Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 16:55

Complementando:
O superintendente citado, é bem ligado a sindicatos. No mínimo muito suspeito a tentativa de interferência dele nesse assunto.
Ele foi o mesmo que também afirmou que homologações eram obrigatórias sempre. Dá pra confiar em isenção da parte dele?
Por favor, ignorem.

"Dr. Degmar Jacinto Pereira, que sempre teve bom relacionamento com o sindicalismo "
“Agradeço o apoio de todos os sindicalistas e que possamos, juntos, continuar lutando para que o governo federal possa concretizar novas conquistas”.
"O presidente do Sindiquímicos Guarulhos e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), Antonio Silvan Oliveira, parabeniza o Dr. Degmar Jacinto Pereira"


Fonte: http://cntq.org.br/goias-tem-novo-superintendente-regional-do-trabalho/

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 17:52

Boa Tarde
Em uma das empresas que faço a folha de pagamento, o sindicato ligou agendando uma visita para poder falar com os funcionários.
Foram lá hoje, conversaram, explicaram etc etc etc...
Enfim, recebi 15 cartinhas autorizando o desconto de sindical. Somente dois funcionários não fizeram a carta.

Acho errado isso, pois em tantos anos de empresa, nunca foram lá, nem prá fiscalizar, nem quando teve "denuncias de funcionários" sempre ligavam e conversava-se tudo por telefone mesmo ( da forma mais rápida possível). Daí agora que o sapato apertou no pé deles, foram lá, conversar e mostrar como são uteis.
Enfim, com a anuência para o desconto de forma expressa, irei descontar.

Enviei um e-mail para todos meus clientes, somente esse, e mais dois funcionários de outra empresa é que me enviaram a cartinha até agora.

A maioria não irá fazer a carta, acredito eu.


Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 08:49

Carla Leme,

Se o sindicato conseguiu convencer a grande maioria a fazer a carta autorizando o desconto, que é o procedimento correto, você faz o desconto e não se questiona.
Tomara que nessa conversa tenham se comprometido a fazer algo positivo pros funcionários ao invés de apenas recolher contribuições.

Sabrina dos Santos

Sabrina dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 11:26

Bom dia a todos.
Tenho uma dúvida.
Saí de uma empresa para entrar em outra.
Na antiga empresa fiz acordo trabalhista dos 80%, e ainda não saquei o FGTS.
Porem tenho 16 dias na empresa nova, e não quero ficar. Quero saber se a nova empresa me dispensar, eu consigo dar entrada no meu seguro desemprego, já que fiz acordo na antiga?

Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 12:44

O fim do imposto sindical obrigatório é para valer.

Leiam, por favor, o que diz a Folha de S. Paulo:

“O plano dos sindicalistas de obrigar empresas a recolher o imposto sindical, vetado na reforma trabalhista, fracassa. Com o fim da obrigatoriedade dessa contribuição, sindicatos passaram a realizar assembleias nas quais alguns integrantes participam e aprovam a cobrança. Na sequência, procuram empresas alegando que o resultado representa a vontade da categoria.

Entidades patronais dos principais setores da economia, com mais de 14 milhões de empregados, discordam. E têm avisado que o tributo só será descontado com autorização individual dos funcionários, como define a nova lei.”

https://www.oantagonista.com/brasil/desistam-pelegos/

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 11:46

Pessoal,


Como ficou a questao da compensação de horas com a reforma trabalhista.

Tenho uma empresa que não está pagamento horas extras no contra-cheque desde 112017 sendo acumulado la para compensação, com a reforma trabalhista como ficou a situação para compensar essas horas.

Existe prazo.
Pode ser pago em Dinnheiro
Tenho que lançar no contra-cheque.

Thalisson Rocha
Pedro Dias

Pedro Dias

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 17:58

Sex , 16/03/2018 às 06:11

Sem imposto, presidente do TST diz que sindicatos terão de se virar sozinhos

O novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira, defende que, com o fim do imposto sindical obrigatório, os sindicatos terão de se virar sozinhos. Na primeira entrevista desde que assumiu a instância máxima da Justiça do Trabalho, em fevereiro, o magistrado afirmou que as entidades que representam os trabalhadores terão de usar a "inteligência" para se financiar. "Eles precisam adotar medidas para sobreviver e são os trabalhadores que decidem (se querem contribuir com o sindicato ou não)."

atarde.uol.com.br

Agora sim, meus amigos!

ELI

Eli

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 16:00

Caros colegas boa tarde!

Estou completamente sem saber o que fazer.
Com as novas regras o desconto sindical passou a ser opcional, caso o funcionário queira o desconto precisaria fazer uma carta de proprio punho aceitando o desconto, pois bem, hoje já dia 19/03 e tenho visto sindicatos enviando comunicados dizendo da obrigatoriedade do desconto dos funcionarios independentemente de autorização previa e expressa.
Peço a ajuda dos colegas pois estou perdida, os sindicatos dizem ter a liminar argumentando que so poderia ser determinado por meio de lei complementar e não lei ordinaria (que no caso é a do imposto sindical).

Desconto ou não do funcionário?

Obrigada

Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 09:32

Elciane: não desconte. A não ser de quem autorizar por escrito o desconto, óbvio.

Leia as postagens acima e na página anterior do tópico, essas liminares e pareceres são lorotas, apenas tentativas desesperadas de sindicalistas.
Não tema ou acredite no que tentam espalhar, principalmente se vier com ameaças de punições etc, quando você tem a razão do seu lado, não precisa disso, correto?



O fim do imposto sindical obrigatório é para valer.

Leiam, por favor, o que diz a Folha de S. Paulo:

“O plano dos sindicalistas de obrigar empresas a recolher o imposto sindical, vetado na reforma trabalhista, fracassa. Com o fim da obrigatoriedade dessa contribuição, sindicatos passaram a realizar assembleias nas quais alguns integrantes participam e aprovam a cobrança. Na sequência, procuram empresas alegando que o resultado representa a vontade da categoria.

Entidades patronais dos principais setores da economia, com mais de 14 milhões de empregados, discordam. E têm avisado que o tributo só será descontado com autorização individual dos funcionários, como define a nova lei.”

https://www.oantagonista.com/brasil/desistam-pelegos/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 11:12

Chora mais sindicato rs

Já colhi mais de 50 comunicados com assinaturas e opções de autorização dos funcionários. Ninguém autorizou até o momento (nem eu). Podem fazer assembléia, passeata na paulista. Chega de ganhar dinheiro nas costas dos outros, conquistando reajustes irrisórios e não conseguindo nem cesta básica para trabalhadores.

MARIA ELENILCE SILVA

Maria Elenilce Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 12:03

Bom dia!

Claudio, aqui em SP liguei para vários sindicatos e disseram que continua obrigatório... está uma situação bem dificil... eu trabalho com muitas empresas de sindicatos diferentes, estou pensando em enviar para cada uma um modelo de oposição ou não ao desconto.

ELI

Eli

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 13:11

Maria Elenilce Silva,
estou com a mesma dificuldade, hj encaminhamos uma cópia da Liminar que o Sindicato de Cargas Proprias enviou via email para o advogado do escritorio verificar.
Não sei o que fazer!

MARIA ELENILCE SILVA

Maria Elenilce Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 13:52

Boa Tarde!

Eliciane,
Estamos com o mesmo problema...também não sei o que fazer, quando digo para o empregador que o sindicato até aceita a oposição mas o funcionário tem que ir pessoalmente ele já manda eu fazer uma outra consulta... está difícil viu!

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 14:00

Boa Tarde,
Cláudio, não questionei não, apenas coloquei aqui o exemplo do que diz, e do que os sindicatos estão fazendo...
É claro que irei descontar dos 4 funcionários que me enviaram a autorização.

E Monica, não consigo postar anexos aqui... mas é um modelo simples, com os dados do funcionário e autorizando o desconto.
Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
ERICA GODOI DOS SANTOS

Erica Godoi dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 14:14

Boa tarde,

Nas duas empresas, fizemos documento para cada funcionário e fizemos reunião, informando que estamos fazendo conforme a Reforma Trabalhista, mas que pode acontecer lá na frente dos Sindicatos entrarem com processo pedindo o pagamento, poucos funcionários aderiram o desconto... no meu ver não tem mesmo que descontar pois se a Reforma me dá essa garantia não tem o pq do desconto.

Luiz Antonio de Andrade

Luiz Antonio de Andrade

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 16:55

Pessoal , recebi este modelo do Sincomercio

Identificação da empresa



AUTORIZAÇÃO PARA DESCONTO



A nova legislação trabalhista, lei 13.467/2017, determina que o desconto das contribuições aos Sindicatos de Empregados seja efetuado somente com autorização prévia e expressa dos interessados.



Reconhecemos a importância e o papel desempenhado pelos Sindicatos representativos da categoria profissional, mas no cumprimento da lei consultamos se você autoriza o desconto em seus salários dos valores mensais referente à Contribuição Assistencial e no mês de março da Contribuição Sindical para repasse ao Sindicato_______________ (identificar o Sindicato Beneficiário)



CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL 2017/2018



o - SIM, autorizo o desconto



o - NÃO autorizo o desconto



CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2018



o - SIM, autorizo o desconto



o - NÃO autorizo o desconto



Assinatura______________________



NOME: ­­­­­­___________________________

CPF­­­­­­­: _________________________



DATA ­­­___/___/___





aline diniz

Aline Diniz

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 17:35

Boa tarde.

Peguei comunicado de cada categoria montei um comunicado e pedi para que cada cliente falasse com seus funcionários quanto ao desconto. Porem se está em 99% das convenções que tem aqui de cliente que tem ser descontado, aconselho o cliente a descontar e por enquanto de 8 que liguei e mandei comunicado 1 somente não vai descontar. Porque sindicato prevalece quanto a Lei correto? No meu sindicato categoria contabilidade eles mesmo se perderam na resposta. Pois temos duas respostas do Jurídico. Que é pra descontar e de outra advogada que é pra seguir a nova lei. Eles disseram que o repasse ao sindicato da categoria é tão pequena que eles nem vão brigar para ter esse repasse.

Atenciosamente

Aline Diniz
Cláudio

Cláudio

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 09:17

Bom, está tudo exposto já sobre o assunto da Contribuição Sindical não ser mais obrigatória.

Quem ainda teme ameaça de sindicato, com papinho de "liminar", de "assembléia", de "parecer jurídico"... desconte então, prejudica o trabalhador em prol de malandro e bom trabalho.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 09:45

Bom dia!

Certeza de que a contribuição sindical não é mais obrigatória só teremos quando o STF bater o martelo. Esta matéria reflete bem a situação atual:
"Por que o STF precisa decidir logo sobre a contribuição sindical"
clique aqui

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 23 março 2018 | 14:16

Amigos me tirem uma dúvida,
temos uma funcionária que está de licença maternidade, sua licença termina dia 13/04/2018.
A empresa gostaria de lhe conceder férias no dia 14/04/2018, quando ela deveria retornar.

Porém o artigo 134 da CLT, § 3º diz que "É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.''

E o dia em que ela deveria retornar cai em um sábado, sendo o domingo DSR. O que vocês me aconselham, pois a empresa quer dar as férias dia 14. Devo informa-los para enviar as férias na segunda feira dia 16/04/2018 ?

Em relação ao aso de retorno, ela deve fazer quando for retornar ao trabalho após as férias?

Atenciosamente.
Página 57 de 63

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.