x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 13.570

CEI Construção Civil com Recolhimento de GPS

Jaciele Pecin

Jaciele Pecin

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 16:12

Boa Tarde

Estou com uma empresa que veio de outro escritório, em abriu 12 CEI de Obra e Recolheram GPS (Código 2208) na competência 04/2017.

Eu sou leiga no assunto e não sei o motivo do recolhimento destas guias.

Eu fiz a GFIP sem Movimento na abertura da Obra. E essa competência 04/2017, como vou lançar na Gfip, sendo que não possui funcionários.

Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 17:16

Olá Jaciele,

Quando se trata de construção civil, uma construtora pode ter várias obras; logo será varias guias de GPS pois cada guia corresponde a uma obra, cada uma tem um CEI específico.

O código 2208 é recolhimento exclusivo para CEI e 2100 para CNPJ, logo, todas as obras com empregados vão ter GPS cód. 2208, mas a administração das obras, ou seja, sócios da empresa e empregados do escritório, participaram do recolhimento 2100.

Já a guia de FGTS é uma só, todos participam da mesma guia.

Competência sem movimento é como qualquer outra empresa, mas é preciso cuidado, pois pode haver movimento na obra e na administração não (no caso associações de adquirentes de unidades prediais) e vice versa. Não havendo este tipo de situação, então pode enviar sem movimento sem problemas...

Abraço.

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.
EMICHELE

Emichele

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Contas
há 7 anos Quarta-Feira | 2 agosto 2017 | 08:43

Ola bom dia