
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalBom dia Caros .
Preciso de uma orientação ... posso dá treinamento de 5 cinco dias sem precisar efetuar pagamento desses dias .
Par testar a funcionário e assim admiti-ló?
respostas 10
acessos 661
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalBom dia Caros .
Preciso de uma orientação ... posso dá treinamento de 5 cinco dias sem precisar efetuar pagamento desses dias .
Par testar a funcionário e assim admiti-ló?
Enéias Quixabeira da Silva Veloso
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a) Paola Duarte Leonel
Olá.
Bem eu não sei te informar nesse momento. Mas sei que o treinamento é um custo e que a empresa tem com o pessoal.
Você já olhou nas leis da CLT e viu se lá fala alguma coisa a respeito disso.
Mas qualquer coisa consulte um advogado. Blz
Attt.
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalNão consultei não , queria mas saber se alguém sabia e infiormar como funciona essa parte de treinamento
Carlos Roberto Deoliveira
Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) TributárioPaola ,
Sou leigo em RH , mas ja ouvi dizer que 1 dia em entrevista que a pessoal ficou na empresa deu vinculo , imagine 5 dias.
se o funcionario reclamar , da direito a ele.
não sei a base legal .
Att
Michel Martins de Araújo
Prata DIVISÃO 3 , Analista Recursos HumanosO que você poderia fazer era um contrato de experiência de 5 dias para avaliação dos "candidatos" e, caso não ocorra desempenho satisfatório nesse período, a dispensa por término de contrato destes (que geraria somente o pagamento do saldo de salário, INSS e FGTS proporcionais a estes 5 dias).
Não existe previsão legal para "teste desempenhando atividades laborais" na CLT.
Roberth Melo
Prata DIVISÃO 3 , Gestor(a)Boa tarde Paola,
Realizar "testes" com o colaborador para verificar o nível de satisfação do serviço diante o empregador não existe. A Lei nos diz que existe período de experiência, que é no máximo 90 dias. Conforme o Carlos mencionou, qualquer serviço que seja prestado ao empregador gera vínculo empregatício e dentro disso há particularidades.
Se você deseja ver se a pessoa "é boa", realize este treinamento, mas longe dos clientes. Ou seja, o treinamento não poderá ser algum serviço que outras pessoas do setor (já contratadas) já faz com clientes.
Exemplo:
1º - Uma atendente de telemarketing é treinada em sistema interno de ligações para verificar sua dicção - Correto, é teste.
2º - Uma atendente de telemarketing é posta em treinamento ligando para clientes da companhia para verificar sua dicção - Incorreto, isso já é trabalho dela.
Deutschmann
Prata DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa tarde.
Minha sugestão é que empresa pode fazer uma parceria com quem ministra os cursos/treinamentos, oferecendo vagas gratuitamente e após a conclusão poderia ser encaminhado para uma vaga de emprego.
Não recomendo contratos de trabalhos inferiores a 15 dias, para garantir os direitos mínimos do trabalhador, como férias e 13º salário.
Erica Feitosa
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa Tarde!
Não sei se foi o procedimento correto... Mas em 2010 quando entrei em um escritório, me informaram sobre o período de teste de 1 semana antes de assinar a carteira. Fiquei durante esses 5 dias, fui "aprovada" no teste e na sexta feira eu recebi o saldo de salário de 5 dias trabalhados.
Visitante não registrado
Paola Duarte Leonel
Algumas empresas tentam insistir nessa prática ERRADA, e tem sido esmagadas em processos trabalhistas, pois o artigo 9° da CLT considera nulos os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a legislação trabalhista
Para o período de testes, treinamento e verificação de adaptação existe o contrato de experiência.
Sandra
Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosPrezados,
Já me utilizei da prática de teste na empresa entre 2012 a 2014 ...
Como trabalhávamos em turnos, eu fazia o recrutamento e seleção, sendo neste ato já solicitado todos os documentos, após entrevista e pré-seleção como já ter trabalhado na área, disponibilidade de horários etc, os candidatos eram convidados para o teste que consistia em realizar tarefas do setor, embalagens, alimentação de matéria prima, retirada de resíduos etc, ficavam no período da manhã, ganhavam VT e almoço, estando de acordo na continuidade, eram encaminhados para exame médico no período da tarde, devendo iniciar o contrato o dia seguinte. Esse teste iniciava as 08:00 e terminava em torno do 12:15 hrs, nunca alem disso.
Por se tratar de serviço operacional e grande demanda, só não ficavam os que não se adaptavam ao teste.
Não tivemos problemas, porém, hoje eu não arriscaria fazer.
Att
Angel
Paola Duarte Leonel
Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalObrigada a todos .
Vou colocá - los em experiencia minima , por ser o mas seguro a se fazer .
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade