x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 5.178

desconto vale avulso

mirian lopes

Mirian Lopes

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2006 | 09:56

Bom dia, meus amigos!

Primeiramente desejo de todo coração um 2007 cheio de realizações e muito sucesso a cada um de vocês que contribuie direta ou indiretamente para este forum, que cá entre nós É TUDO DE BOOOOMMMM!!!

Agora vejam só meu dilema: tenho alguns funcionários que constantemente fazem vales avulsos durante o mês, para ser descontado no pagamento, porém, já ocorreu diversas vezes, que eles não recebem nada no dia do pagamento de tanto vale feito. Bem o que realmente gostaria de saber se há algum parametro na lei, para que eu possa justificar a quantidade de vale ou a porcetagem maxima de vale que eu possa estar fazendo no mes para estas pessoas e que não ultrapasse tanto do seu rendimento, ou seja trocando em miúdos, qual o valor que realmente posso efetuar como desconto e como posso colocar isto em folha de pagamento? Veja só não é adiantamento de salario, pois isto já ocorre dia 20 de todo mês.

Nilce Peres

Nilce Peres

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2006 | 11:26

Miriam.
Obrigada desejo o dobro para você!

No meu entender vejo que se você já concede o adto. salarial, para que a empresa está fazendo outros adiantamentos?

Veja o que diz o artigo da CLT:
Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou convenção coletiva.

Desta forma, veja a real necessidade de efetuar adto salarial além do previsto em CCT e CLT.

Dica: Lance este adtos na fopag e sempre contra recibo para que a empresa não seja levada a justiça, sob pena de ter que pagar novamente aos funcionários.

A legislação prevê o pagamento de 40% de adto salarial, para que o empregado possa antecipar seus custos, com isso prevê também na data do pagto que o funcionário tenha um saldo a receber após os descontos (inss/fgts/IRRF).


Atenciosamente,

Nilce

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.