x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 28

acessos 38.662

Ausência de Recolhimento - CRF

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:00

Bom dia, Pessoal

Não estava conseguindo emitir a certidão de FGTS de uma empresa. A CEF nos entregou um relatório onde diz que está com Ausência de Recolhimento. Liguei nas agencias para saber, pois no relatório não consta valores, eles não podiam passar a informação. Mandei o responsável pela empresa fazer o certificado, para pesquisar no Conectividade ICP se tinha algum valor e nada consta. Apenas consta a ausência de recolhimento e as competências. Pelo que andei pesquisando, a maioria orienta a enviar sefip sem movimento da primeira competência. Mas minha dúvida é, será que irá gerar multa? E se somente isso resolveria o problema. Após enviar a Sefip sem movimento, teria que levar a cópia na agencia para dar baixa na pendencia?

Desde já agradeço.

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:20

Ingrid

Emita pelo ecac um relatório de situação fiscal, lá vai constar se há ausência de GFIP.

Vi alguns comentários que tá aparecendo isso em algumas empresas, mas na verdade não consta pendencia alguma.

Vc já tentou ir na Caixa?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:33

Karina Louzada

Fui, o atendente da Caixa nos entregou um relatório que consta as competências de 11/2014 a 05/2005 em " Ausência de Recolhimento". Não disponibilizaram se constava valor nada.

Liguei em outras agencias e me informaram que essa ausência de recolhimento constava valores. Por isso, mandei a empresa fazer o certificado digital, para consultar no Conectividade ICP se tinha essas pendencias. Porém, também consta apenas as informações de ausência de recolhimento e as mesmas competências. Ou seja, não adiantou nada.

Como é antigo, a empresa não tem as cópias de sefip. Mas me garantiram que nunca houve funcionários nela. É empresa de representação.

No e-CAC não consta GFIP em aberto. Lá esta tudo certo.

Meu medo, é enviar a sefip sem movimento e gerar algum tipo de multa.

E assim, se feito a sefip sem movimento, terei que levar até a agência para dar baixa?

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 14:02

Ingrid

É estranho mesmo, pq se no ECAC não consta pendencia de GFIP e nesta época não havia funcionários, como pode haver ausência de recolhimento?

Vc pode sim tentar enviar GFIP dessas competencias, mas se nnão acusa ausencia de GFIP creio que o problema não está nisso.

Na caixa vc falou com o gerente? Peça o contato da GIFUG.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 14:18

Karina Louzada

Realmente esta situação esta um mistério.

Na Caixa conversei com o atendente, (atendimento Expresso do FGTS) onde sempre faço RDT, RDF...
Não sabem orientar direito.

Aqui no escritório entrei em contato na GIFUG (onde mencionei que liguei em outras agencias) e me disseram que tinha valores e que correria o risco se entregasse a guia declaratória (sefip sem movimento). Foi onde pedi para o responsável da empresa fazer o E-cnpj para consultar na Conectividade social. Mas, acredito que foi em vão, pois consta as mesmas pendências do relatório que o atendente da Caixa me passou. Ausência de Recolhimento. Aliás, no relatório que a Caixa passou, consta de 10/2003 a 05/2005. Mas no que emiti pelo ICP consta apenas 11/2004 a 05/2005.

Ainda em dúvida, liguei novamente na GIFUG e outro atendente me orientou de que não constava valores e que se tivesse certeza de que não tinha funcionários nesta época, era para enviar Sefip sem movimento de todas as competências (para ela também constava em aberto as competências de 11/2004 a 05/2005). E para dar baixa mais rápido, levar as cópias na Agencia e mandar abrir demanda para que seja enviado para GIFUG. Assim, liberando a CRF.

Eles nos passam as informações

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 14:23

Ingrid

Aliás, no relatório que a Caixa passou, consta de 10/2003 a 05/2005. Mas no que emiti pelo ICP consta apenas 11/2004 a 05/2005.


Complicado ne...

Bom, então envie as GFIP sem movimento pra ver se o problema some, mas pode ser que venha multa sim.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
J F ASSESSORIA E SERVICOS

J F Assessoria e Servicos

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 6 anos Segunda-Feira | 20 novembro 2017 | 11:44

Olá, bom dia!
Tenho um caso de um cliente MEI, ao consultar no e-CAC, constavam pendencias de envio de GFIP ... Vários meses ! Após enviar uma SEFIP com AUSENCIA DE FATO GERADOR (SEM MOVIMENTO) do primeiro mês que pedia, os demais foram regularizados.

Josivaldo Lima - Gestor Financeiro e Contábeis
Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 09:59

Antonio Sergio Couto

Sim, enviei sem movimento a primeira Sefip.

E dois dias depois consegui a certidão e consultei na Conectividade e não havia mais pendencias.

Ingrid

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Abraão

Abraão

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 12:22

E dois dias depois consegui a certidão e consultei na Conectividade e não havia mais pendencias.


Ingrid, você recebeu alguma multa?

Marcio Figueiredo

Marcio Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 00:23

Ingrid, tudo bem?

Estou uma caso semelhante, peguei um cliente que está com ausência de recolhimento entre os período de 04/2002 a 05/2005 e 09/2008. Como faço para retirar? Basta enviar zerado em 04/2002? Assim elimina os demais? Haverá algum tipo de multa? Obrigado!

Ingrid Pereira

Ingrid Pereira

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 08:20

Marcio Figueiredo

Enviei sem movimento da competência inicial e saiu a pendencia depois de 05 dias.
Multa, pode ser que venha, mas não sabemos quando. Eu enviei e deu certo!

Ingrid Pereira - Athos Contabilidade & Consultoria

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro"
Abraão

Abraão

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 11:18

Márcio, fiz conforme a Ingrid e saiu a pendencia de todos os meses, ou seja, só mandei o primeiro.

Depois de 5 ou 8 dias já consegui emitir a certidão negativa.

Multa não chegou.

Pablo Ignácio

Pablo Ignácio

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 09:52

Bom dia, Pessoal

Não estou conseguindo emitir a certidão de FGTS da empresa onde trabalho.
Acesso o conectividade da CEF e gera um relatório onde existem 12 cnpj com pendências, porem, no detalhamento de cada unidade, os valores estão zerados. Fui em algumas agencias para saber, pois no relatório não consta valores, eles não me informam o que está pendente, só me passam um relatório com as mesmas informações do Conectividade.
Não é o caso de envio de Sefip sem movimento, pois são empresas com funcionários ativos.

Alguém pode me orientar nesse caso?

Desde já agradeço.

Douglas de Araujo Bispo

Douglas de Araujo Bispo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 16:13

Boa Tarde pessoal!!

tive um caso desses também, mas no meu caso são 121 ausências de recolhimento, e o atendente da caixa por erro no sistema deles não conseguiu tirar o detalhamento do período que esta em ausência, mas empesa nunca teve funcionários.

Minha duvida é... se eu passar a (GFIP SEM MOVIMENTO) de janeiro e a de 13º salário de cada período o sistema da caixa reconhece, ou vou ter que informar mês a mês, em meus cálculos são mais de 10 anos e oito meses...

é mole...?

Douglas de Araujo Bispo

Douglas de Araujo Bispo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 17:30

Karina Louzada

Ahhh, que legal Muito obrigado!! eu já enviei a primeira 08/1999 e 01/2009 - 13/2009 - 01/2010 - 13/2010 - 01/2011 agora vou enviar 01/2019 só pra garantir...

no ECAC não tem nenhuma pendência...

Karina Louzada, Muito obrigado pela Informação!!

DANIELSON FURTADO COSTA

Danielson Furtado Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2019 | 18:49

boa noite estou com esse mesmo problema mais já foi enviado Gfip sem movimento competência 08/2008 09/2008 e 06/2010. Estou precisando certidão da minha cooperativa de trabalho qual código devo usar para enviar Oculto queria essa ajuda.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 março 2019 | 11:15

Danielson Furtado Costa

No caso vc ja enviou as GFIP sem movimento, mas a pendencia ainda continua?

Que código vc diz?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Ale

Ale

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 12:31

Bom dia, gostaria de uma ajuda dos colegas. No meu caso a Caixa Econômica apontou uma ausência de recolhimento em um condomínio que eu administro, e este cliente possui funcionários por que quando eu imprimo a guia de INSS sai o valor de outras entidades. Acontece que o mês que esta sendo cobrado, não tem mais a pasta de prestação desta forma não tem como comprovar a entrega e tão pouco lançar a folha para gerar a guia de FGTS para recolhimento.

Andrezza Mara do Nascimento

Andrezza Mara do Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 20:55

Boa noite, estou com o mesmo problema, Caixa alega ausência de recolhimento, uma epoca que empresa não tinha funcionarios, enviei sefips sem movimento e continua a mesma coisa de antes. Ja estou com o problema a uns 3 meses, fui varias vezes em agencias, e ninguem sabe resolver, a ultima vez mandaram fazer todas mes a mes , e aguardar 30 dias, ja se passaram 40 dias e nada.

Abraão

Abraão

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 08:54

Enviei o primeiro mês sem movimento e aguardei o prazo. A pendência saiu depois do prazo.
Fiquei com dúvida quanto a multa, mas já se passou um ano e até agora não surgiu nada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.