x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 8.970

Assinatura de carteira com data retroativa

Carlos andrade

Carlos Andrade

Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 8 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 08:54

Olá Pessoal, Meu nome é Carlos, tenho uma MEI registrada e estou com dúvidas com relação ao registro de um funcionário que foi admitido em 01/03/2016. Contratei o mesmo para trabalhar na minha empresa e ao solicitar a carteira para assinatura o mesmo disse que não queria que assinasse para não ter os descontos. Como sou muito leigo em assuntos trabalhistas aceitei a situação mas sempre tentando convencer o mesmo a regularizar esta questão da carteira e ele sempre com o mesmo discurso não quero que assine pois tem os descontos. E agora já estamos quase completando 2 anos de vinculo empregatício ele decidiu regularizar a situação mas desde que seja com data retroativa visando futuramente receber seguro desemprego, tenho todos dos recibos de pagamento e nunca realizei os descontos de INSS e também não fiz o pagamento do FGTS. Gostaria que me ajudassem de que forma podemos resolver esta situação, quais seriam os valores que eu empregador devo estar pagando e os valores que ele funcionário também deve desembolsar uma vez que os descontos não foram feitos por opção dele.

Outra dúvida é com relação ao valor do salário já que o mesmo recebe R$ 1.000,00 desde a sua admissão, sua função é Serviços Gerais. Realizei algumas pesquisas (não sei se as informações estão corretas) e vi que MEI pode pagar somente o valor correspondente ao salário mínimo ou o piso da categoria. Para regularizar a situação como devo fazer com o valor do salário dele na carteira?

Desde já agradeço!

Atenciosamente,

Carlos Eduardo

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 14:52

Olá Carlos Andrade
boa tarde,

Bem Vindo ao Portal Contábeis!

Sugiro que busque o auxilio de um Contador. São muitas as obrigações acessórias.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2017 | 15:35

Carlos Andrade,

E uma situação bastante complicada e trabalhosa essa sua, como voce relatou que sempre pedia pra assinar a ctps mais o funcionário nunca quis digamos que voce assumiu uma parte de culpa por ter aceito também sem a ctps assinada os riscos de não esta assinada e muito grande, surgiro que voce procure o seu contador exponha essa questão faça o levantamento desde quando voce contratou o funcionario até hoje exponha o quanto ele tem que ser descontado de inss retroativo, sem falar nos juros e multas que ai ja cabe a voce pagar.

quanto a questão do piso salarial voce esta correto o MEI voce tem a opção de pagar o salário mínimo nacional ou o piso da categoria no caso a categoria na qual voce se enquadra.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies