Sandra Costa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalAlguém saberia informar se o funcionário teria direito aos 3 dias por ano trabalhado na rescisão por acordo entre as partes quando é aviso trabalhado? A empresa deverá pagar ou não?
respostas 39
acessos 43.761
Sandra Costa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalAlguém saberia informar se o funcionário teria direito aos 3 dias por ano trabalhado na rescisão por acordo entre as partes quando é aviso trabalhado? A empresa deverá pagar ou não?
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBoa tarde! Se for analisarmos o artigo abaixo no seu inciso II, entendo que sim, mas verifique no sindicato da categoria.
“Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:
I - por metade:
a) o aviso prévio, se indenizado; e
b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;
II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas.
§ 1o A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.
§ 2o A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.”
Karina Louzada
Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a) Sandra Costa
Este assunto, assim como outros, ainda não está muito claro.
Por via das dúvidas, pague os dias sim.
Sandra Costa
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalObrigada Juliana e Karina! Também acho que é melhor pagar, mas como não há confirmação na lei do devido pagamento o advogado da empresa retirou o pagamento, alegando que não era devido. Essa reforma trabalhista ainda está muito confusa para quem tem que trabalhar com departamento pessoal.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Pessoal,
Como ficou essa situação? paga-se os 3 dias ou não?
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBoa tarde!
Se for indenizado vc vai calcular o total do aviso por exemplo 36 dias e pagar 18.
Trabalhado está tendo divergência.
A IOB também informa sobre está divergência, cabe a empresa decidir se vale a pena correr o risco.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Boa noite Juliana!
Poderia informar a fonte?
pois em conversa com varios sindicatos aqui, estão falando que é somente 30 dias é ponto final.
obrigada.
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBom dia Monica!
Como eu disse indenizado está unificado, vc conta o total de direito e paga metade conforme artigo 484-A CLT.
O que está sendo discutido e ainda não há posicionamento quando se trata do pagamento do aviso da lei 12.506/11, neste caso segundo minha consultoria (IOB), e também meu entendimento enquanto não for pacificado estou pagando.
Porém se a empresa decidir não pagar, caso o empregado entre com uma ação trabalhista contra a empresa caberá ao juiz decidir se indenizará ou não.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Juliana Dusso,
Então mesmo sendo indenizado considera-se os 3 dias de direto, e paga metade certo?
Meu entendimento é que isso é valido somente na modalidade de aviso prévio indenizado.
Confuso.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Sandra Costa,
Fiz uma e calculei o 3 dias, na dúvida melhor pagar do que deixar de pagar!
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBom dia Monica!
Isso mesmo, no caso do indenizado não há discussão, a empresa deverá fazer contagem do aviso total, ou seja, 30 dias + 3 por ano da lei 12.506/11.
Exemplo: Se o empregado tem 5 anos de registro
5 * 3 = 15 dias + 30 aviso = 45
Pagamento da rescisão de acordo do artigo 484-A: 22,50 dias ( neste caso está pacificado, deve a empresa pagar desta forma)
O que está em controvérsia é o trabalhado que por enquanto estou indenizando conforme a lei 12.506/11, ou seja, indeniza 15 dias.
Porém cuidado com o FGTS saiu IN SIT nº 144, em que seu artigo 9, XXII, informa que o pagamento do FGTS se dá sobre os 45 dias, é desta forma que os fiscais do trabalho irá agir.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Juliana,
Mas isso é quando o funcionário é dispensado. Quando alguém pede demissão o aviso prévio é somente os 30 dias.
O acordo é uma nova modalidade, sim eu sei. Mas entendo que seria 30 dias;
Obrigada.
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalMonica,
Mas quando se trata do artigo 484-A , eu entendo que não existe essas modalidades dispensa ou pedido, mas sim a nova modalidade o acordo.
Realmente enquanto o legislador não se manifestar ficamos a merce dos entendimentos .
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalConcordo com a colega Juliana Dusso , esta modalidade é bem complexa, então todo cuidado é pouco! Melhor pagar os 3 dias
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Jessyca, bom dia!
Independente se é indenizado ou trabalhado, vc está considerando os 3 dias?
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalMonica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Jessica,
O estranho é que liguei ontem em 4 sindicatos, e a resposta foi a mesma. Considera somente 30 dias.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Monica Vieira,
Como eu e alguns colegas acima sitamos, esta modalidade " rescisão por acordo" dá muita margem para erro, pois pode ser vista de inúmeras maneiras, então aqui sigo o raciocínio de "antes prevenir do que remediar" e por isso com sim o acréscimo de 3 dias no aviso.
Mais como eu disse essa é a minha maneira de "ver".
Karina Louzada
Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a) Juliana Dusso
Mas pq no indenizado considera os 03 dias e no trabalhado não considera? Não entendi essa diferenciação...
A questão que vejo que gera dúvidas, é que esses dias são devidos na DISPENSA SEM JUSTA CAUSA apenas e a rescisão por acordo não é uma dispensa sem justa causa, então, teoricamente, não é devido esse adicional.
Como não está muito claro na legislação, caberá à empresa decidir se pagará ou não para esta modalidade de rescisão, independente do tipo de aviso concedido, se indenizado ou trabalhado, já que na lei 12506 não há essa diferenciação, sendo os dias a mais devidos em qlq tipo de aviso prévio.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalConcordo plenamente com o que diz a colega Karina Louzada !
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalKarina Louzada,
Como eu disse acima estou pagando com a projeção da lei, independentemente do caso.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Karina Louzada,
Exatamente o que estou tentando dizer.
Karina Louzada
Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a) Juliana Dusso
Vc disse que está pagando OK, mas que seu entendimento é o mesmo da IOB, que seria o de pagar apenas no aviso indenizado e eu gostaria de entender o porque dessa segregação.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalNão resisti e liguei na IOB a pessoa que me atendeu disse que sim faz a conta do acréscimo de 3 dias por ano trabalhado na empresa quando a rescisão é feita pela modalidade acordo.
Karina Louzada
Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)Colegas,
Analisando melhor as leis, em momento nenhum cita que os dias da lei 12506 serão devidos só na dispensa sem justa causa, isso é uma dedução nossa....a lei apenas cita que:
"Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias. "
Na época ficou a dúvida se no pedido de demissão seria válido tbm, daí SRT divulgou a nota técnica 184 que restringe a aplicação da lei apenas em favor do trabalhador, ou seja, no pedido de demissão não seria considerado e, como na época só tinha a rescisão sem justa causa, ficou subentendido que só seria devido nesse tipo de dispensa mesmo.
Como agora existe a dispensa por acordo, esses dias seriam devidos sim, pois são em favor do trabalhador, independente da modalidade do aviso prévio, se trabalhado ou indenizado.
É o meu entendimento.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Karina Louzada,
Estou de acordo com você, na IOB me disseram que o aviso só tem 30 dias em caso de pedido de demissão, na modalidade acordo a regras do acréscimo de 3 dias conta.
Juliana Dusso
Prata DIVISÃO 2 , Analista PessoalBom dia Meninas,
Quando liguei na IOB a pessoa que me atendeu disse que era discutível, assim sendo podemos vê que até a posição deles está divergente.
Por essa razão estudando as leis no meu entendimento faço a projeção normalmente do aviso prévio, se trabalhado ou indenizado.
E com isso estou acompanhando se em algum momento MTE se posicionará sobre assunto, afinal nesses últimos tempos o que mais estamos vivendo na nossa área são mudanças.
Tenham um bom dia a todas e obrigada pela ajuda.
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)Jessyca
Mas qual o embasamento da iob?
Aqui os sindicatos estão orientando o pagamento dos 3 dias, liguei em 4 sindicatos.
Jessyca
Diamante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal Juliana Dusso,
Monica Vieira
Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a)meu sistema (domínio) nem ao menos permite efetuar alteração. só considera 30 dias mesmo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade