x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.241

GRRF após a SEFIP

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 abril 2018 | 12:25

Bom dia!

Estou com uma situação:
Uma rescisão ocorreu no inicio do mês passado (em 04/03/2018)
No entanto o empregador não havia depositado o FGTS ainda e não pude fazer a GRRF.

Agora fiz a SEFIP e o FGTS do mês de março e ainda o empregador ainda não pagou a GRRF. Ontem enviei o CAGED desligando o funcionário.

Minha dúvida é como proceder? Se eu posso fazer a GRRF em atraso nesse mês?

Obrigado

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 abril 2018 | 16:07

Diogo

Sim, pode fazer a qlq momento, porém, será gerada a multa.

Só atente-se ao prazo do seguro desemprego que só pode dar entrada após saque do FGTS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Diogo

há 4 anos Sexta-Feira | 6 abril 2018 | 17:38

Prezada Karina, agradeço imensamente sua ajuda!!

Aproveitando. Já que você tocou no assunto, eu estava justamente com essa dúvida sobre a " entrada do Seguro Desemprego".

Será que um funcionário pode da entrada no Seguro desemprego, quando o FGTS não for depositado?
(Sua descrição deu a entender que não. Apenas pode encaminhar o Seguro desemprego após o pagamento do FGTS)

Mas vamos supor que uma empregada doméstico, que teve sua CTPS assinada, mas nunca teve seu FGTS recolhido, nem nada informado pois a EMPREGADORA nunca contratou um contador ou não cadastrou a empregada no Simples doméstico. Como fica nessa situação?

Mesmo que a empregadora pague por fora o FGTS, ela teria direito a receber o Seguro Desemprego? Ou apenas por vias Judiciais?

Muito obrigado Karina e demais colegas do DP/RH que puderem ajudar.

Abraços e bom final de semana!

Diogo

Diogo

há 4 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 12:50

Prezada Colega Karina,

Agradeço mais uma vez.

Realmente a Lei diz que tem que ter no mnimo 15 meses...mas logo abaixo diz:

A partir do dia 2 de junho de 2015, data do início da vigência da Lei Complementar nº 150, de 2015, não é mais necessário aos(às) empregados(a) domésticos(a) comprovarem que haviam sido feitos os depósitos do FGTS das 15 competências anteriores à rescisão para terem direito ao seguro-desemprego. Essa exigência era feita aos(as) empregados(as) domésticos(as) antes da promulgação da Lei Complementar nº 150, de 2015, cujas rescisões ocorreram até o dia 1º de junho de 2015. Isso significa que mesmo os empregados não incluídos no FGTS, voluntariamente pelos empregadores domésticos, passam a ter direito ao seguro-desemprego se suas rescisões ocorrerem do dia 2 de junho de 2015 em diante, desde que comprovem os demais requisitos.

Esta confuso...vou abrir essa pergunta em outro tópico pois esse tópico já se esgotou.

Muito agradecido!

Diogo

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.