Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 26

acessos 82.908

retificar sefip de 02/2018

Bárbara Xavier

Bárbara Xavier

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 16:41

Pessoal, boa tarde!

Estava verificando no meu controle de RH, e percebi que enviei a Gfip de competência 02/2018 (Incorreta) com o valor da Remuneração maior que a certa, e já transmiti referente 03.2018 (Correto).
Para retificar a de competência 02.2018, preciso apenas "ativar" a competência 02.2018 no app do SEFIP, incluir a remuneração correta e passar a funcionária na modalidade 09?
Já foi paga quanto o FGTS e a GPS com valores maiores que os devidos.

Se eu seguir esse procedimento citado acima, irá substituir a gfip de 03.2018? Ou sobrepõe de acordo com cada período "ativado"?

Obrigada, desde já.

Bárbara

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 17:02

Boa tarde, Bárbara!

Pela Sefip mesmo, você pede a exclusão das informações enviadas referente ao mês 02/2018. Logo em seguida, manda outro arquivo com os valores corretos, dessa forma será feita a substituição das informações.

Quanto as valores pagos a maior em relação ao FGTS e INSS, você consegue reaver.

Para o FGTS você deve preencher o formulário e solicitar na CEF a devolução do valor da diferença.

Para o INSS você consegue compensar a diferença paga a mais em outra competência.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 17:09

Bárbara Xavier boa tarde!

Como você informa já ter quitado os encargo, deveras fazer as devidas correções em seguida colocar todos os trabalhadores na modalidade 9 e entregar a gefip que irá substituir a enviada anteriormente.

Para ser reembolsada dos valores pagos a maior deveras preencher o formulário RDF, juntar comprovante de pagamento + gfip, documento constando numero da conta para reembolso no nome da empresa.

Já para os valores de inss pagos a maior, basta efetuar a compensação nas competências posteriores.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Bárbara Xavier

Bárbara Xavier

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 08:40

Bom dia, Pammela e Fredson Lopes!

Muito obrigada pela atenção e pelas informações.

Apenas confirmando, eu "ativo" o período de competência 02/2018 no Sefip e seleciono o campo "Pedido de Exclusão de Informações Anteriores"? Ou não?

Assim, estará excluindo a gfip enviada com referência a 02/2018 ou a 03/2018?

Se eu não selecionar este campo "Pedido de Exclusão de Informações Anteriores", irá duplicar as informações ou irá substituir?

Att,
Bárbara

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 11:21

Bárbara Xavier,

Basta fazer as devidas alterações, marcar participação da empresa, colocar os trabalhadores na modalidade 9 e transmitir a gefip, não precisa solicitar exclusão, uma gefip sobrepõe a enviada anteriormente.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 13:25

Fredson Lopes

Não sobrepõem precisar excluir.
Quando enviar valor maior e faz outra sefip menor e não exclui a anterior, quando a empresa for pagar a guia menor irá restar resíduos do valor da guia maior.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 14:01

Gabriela Samy, olá boa tarde!

No manual do sefip pg. 149, 150 E 151 diz o seguinte:


10 - NOVO MODELO DA GFIP/SEFIP EXCLUSIVAMENTE PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL – A PARTIR DA VERSÃO 8.0 DO SEFIP
10.1 – GFIP/SEFIP ÚNICA
A partir da versão 8.0 do SEFIP, o empregador/contribuinte deve elaborar apenas uma única GFIP/SEFIP para cada chave.
Chave de uma GFIP/SEFIP são os dados básicos que a identificam e é utilizada na definição de duplicidade de transmissão ou solicitação de retificação e exclusão.
O processo de retificação passa a ser realizado por meio do conceito de GFIP/SEFIP retificadora. Para a Previdência Social cada nova GFIP/SEFIP, para uma mesma chave, substitui a anterior (sendo diferentes os números de controle). A chave é composta pelas seguintes informações, conforme o código de recolhimento da GFIP/SEFIP:


Como as alterações são apenas de valores, deve-se transmitir nova gefip que substituirá a anterior, se houvesse alteração enos seguintes dados ai sim seria necessário solicitar exclusão (FPAS 507, CÓDIGO DE RECOLHIMENTO 115, ETC.)

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 15:14

Fredson Lopes

Desculpa, mais manual é uma coisa prática é outra. Por que já fiz dessa forma tentando sobrepor e não deu certo, aí exclui e enviei novamente o movimento correto e o resíduo que tinha sumiu do sistema.

Ellen

Ellen

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Sábado | 27 outubro 2018 | 11:37

Apenas faça a outra transmissão. Ela vai sobrepor.

Se você excluir, pode ser que tenha multa por atraso de obrigação. Estou caso aqui no escritório por conta disso!!!!!

KLEBER BISPO ROSA

Kleber Bispo Rosa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 12:54

bom dia, por gentileza ... poderiam nos ajudar.

Enviamos uma GFIP em setembro no código recolhimento 150.
Acontece que apenas um funcionário foi alocado em obra errada, precisamos agora, retificar essa informação, alocando este funcionário na obra correta.
Como proceder ? precisa excluir e enviar outra?
Os impostos já foram todos pagos.

Att.
Klb.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 18:48

Kleber Bispo Rosa

Apenas reenvie a GFIP alocando este trabalhador no tomador correto e modalidade 9, não precisa excluir.

A exclusão de uma GFIP só é necessária quando alguma informação da CHAVE da GFIP vai mudar: FPAS, CÓD RECOLHIMENTO, CNPJ E COMPETENCIA.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
CLEIDE SILVA

Cleide Silva

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2019 | 17:42

Boa tarde Pessoal ;

Eu fui orientada a fazer umas retificações na SEFIP da seguinte forma :

Precisava alterar o Pro-labore de uma empresa dos meses (Agosto/Setembro/Outubro/Novembro/2018)

Fiz o processo de Exclusão das SEFIP (07/01/2019) e depois reenviei com a MODALIDADE 9 - (Mas agora vendo as informações aqui, creio que fui orientada errado).

Hoje tirando o relatório do E-cac a situação está assim:

Os meses (AGOSTO E SETEMBRO) Consta AUSÊNCIA DE SEFIP

Os meses (OUTUBRO E NOVEMBRO ) não apareceu com ausência.

Vi que a Ellen - citou que tem um caso assim com Ausência de Sefip no escritório dela, Ellen, você conseguiu alguma manobra para resolver isto ?
alguém saberia me dizer se tem algum procedimento que eu possa fazer para reverter este caso ?



Mariana Castanha Sardinha de Moraes

Mariana Castanha Sardinha de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 16:18

Oi pessoal!
No meu caso, foi entregue a GFIP sem uma compensação do INSS. E a empresa pagou a guia com a compensação do INSS.
Então na receita fica constando o valor do INSS que deveria ter sido compensado em aberto.
Por exemplo: Valor informado na GFIP R$ 200,00. Valor pago do INSS R$ 100,00. O valor que deveria ter sido compensando de R$ 100,00 na GFIP não foi. Então gera o débito de R$ 100,00.

Nesse caso eu faço o pedido de exclusão da GFIP, e depois mando a GFIP correta (com a compensação do INSS)?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 11 março 2019 | 14:52

Mariana Castanha Sardinha

Não precisa excluir a GFIP, apenas reenvie com a informação da compensação, modalidade 9.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
EDI LURDES OLIVEIRA

Edi Lurdes Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 26 março 2019 | 11:51

Olá Pessoal, bom dia!

Estou necessitando de uma orientação de vocês, quanto a Gfip. Um cliente havia solicitado a retificação das GFIPS de 03 competências para inclusão de cei da obra, assim foi feito, agora solicita novamente retificação nas mesmas competências para alteração de FPAS, e rat. 
 
Obs.: Nosso recolhimento cód.: Fpas 515, Rat  0,00

Minha dúvida:
Essas alterações gera multa para empresa?
Gerar alguma custo como diferença para pagamento de encargos?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 17:55

Edi Lurdes Oliveira

Para alteração de FPAS, vc precisa primeiro excluir a GFIP com o FPAS errado e depois enviar com o FPAS correto.

Pode haver mudança dos valores sim, lance as informações corretas no sistema e compare as 2 GPS...se der valor a maior, terá que pagar a diferença.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
rodolfo jair

Rodolfo Jair

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 4 anos Quarta-Feira | 1 maio 2019 | 12:05

Bom dia
Desenvolvi um sistema que facilita os trabalhos de empresas que fazem retificações de SEFIP para restituição de créditos, pega as informações geradas em relatórios da SEFIP em pdf, faz as conversões e gera o SEFIP.RE que é enviado para o SEFIP,  caso tenha interesse em conhecer. Estou a disposição.

José Carlos da Silva

José Carlos da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 28 junho 2019 | 15:13

Boa tarde, gostaria da ajuda dos colegas do forum.

Aposentei-me em Novembro de 2016, cessei minhas atividades como prestador de serviços autônomo.
Ao me aposentar 11/2016, tirei meu CNIS e as empresas na qual prestei serviços como autônomo, estava tudo em ordem, tanto é que o INSS concedeu minha aposentadoria no dia 14/11/2016, sem qual exigências.

Pois bem, em Junho de 2019, tirei no CNIS junto ao INSS, qual foi minha surpresa, o vinculo de uma das empresas na qual prestei serviços pelo período de 07/2013 a 07/2016, desapareceu do meu CNIS, sumiu.

Procurei a PREVIDENCIÁRIA, alegam que não pode me informar o que aconteceu, por se tratar de sigilo fiscal.

Acredito eu, que fizeram retificações das sefip do período 07/2013 a 07/2016, e estão utilizando para outros fins.
Como me aposentei 11/2016, e isso pode vim a me prejudicar.
PER5GUNTO: Qual o caminho que devo percorrer? Fazer BO, ir na Policia Federal, enfim não qual atitude tomar.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 16:51

José Carlos da Silva

Vc tem o extrato cnis da época, onde consta esses meses? Tem notas fiscais ou RPA? Tem extratos bancários que comprovem esses recebimentos? Tem algum tipo de contrato?

Com esses documentos em mãos, caso o INSS venha a questionar algo, vc estará bem respaldado de provas.

Em todo o caso, para já se adiantar, consulte um advogado especializado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
JOSICLEIDE GOMES COSTA

Josicleide Gomes Costa

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 08:50

Bom dia,

Gostaria que me ajudassem em uma duvida, eu enviei uma GFIP 07/2019, com varios afastamentos de uma funcionaria, atestados de 2 dias, 3 dias e assim sucessivamente, enviei na data de ontem 01/08/2019 e hoje ela me trouxe mais 3 atestados pra serem lançados com datas de Julho que os mesmos somados ultrapassa 15 dias. A duvida é vou lanchar os atestados no meu sistema e na GFIP como enviar essa retificação, é só colocar todos na modalidade 9 de confirmação pra que esses atestados possam ser informados na GFIP?

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 11:51

Boa tarde.


Prezados, enviei Gfip de 06/2019, com valor de outras entidades ( simples), e com isso paguei GPS com valor a maior.


1- Para retificar a Sefip 06/2019, coloco todos os funcionários na modalidade 9 e envio sem o valor de outras entidades?
2- Para compensar o valor pago a maior da GPS de 02/2019, é só compensar no proximo mês?


Desde já agradeço a atenção.

Lilian

Lilian

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 14:07

Boa tarde

Gostaria da ajuda dos caros colegas:
Fiz uma GFIP 07/2018 sem movimento só que nesta competência teve movimento, eu tenho que transmitir uma nova que irá sobrepor a sem movimento? E pode ser que venha multa por estar enviando fora do prazo né?

Agradeço

Daniela R Menezes

Daniela R Menezes

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2019 | 16:58

Olá!
Estou com uma situação contrária:
Tive um problema com a sefip e precisei usar o backup, nisso uma funcionaria ficou com o salário a menor e acabei fazendo a dispensa dessa funcionária e pra ela receber o seguro deu problema.
Enviei uma retificação somente com o salário que faltava( nunca tinha feito isso) agora pro seguro só consta o salário que faltava e não integral. Como faço pra retificar o salario dela integral sem sair a guia pra recolhimento.

Att

Walace Rodrigues Felipe

Walace Rodrigues Felipe

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 23 junho 2020 | 10:46

Bom dia, Pessoal!
Estou precisando de um auxilio de vocês, pois tenho que reenviar GFIP's do período de abr/19 a set/19, devido a uma alteração no cadastro da empresa perante a Receita Federal, que a própria atendente não soube explicar o que aconteceu. A mesma me orientou a reenviar as mesmas. Pergunto: "É só reenviar as mesmas ou tenho que gerar com algum código diferente das enviadas anteriormente, uma vez que, não será feito nenhuma modificação de cadastro e valores já enviados bem como pagos em suas respectivas datas corretamente?
Desde já antecipo agradecimentos.

Att.

Walace Felipe

Walace Rodrigues Felipe
SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Terça-Feira | 23 junho 2020 | 10:55

Bom dia!
Pessoal precisando de auxilio na seguinte questão Fredson Lopes : Enviei uma Gfip de confissão de não recolhimento de valores ao FGTS de 3 funcionários, porem 1 desses funcionários foi enviado com remuneração a menor, nesse caso como faço a retificação????
Obs: Ainda não foi recolhido FGTS e nem INSS de nenhum funcionário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.