x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.424

acessos 354.235

eSocial - FOLHAMATIC

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 15:51

Colegas,

Não sei se também acontece com vocês, mas aqui nos cadastros de cargos e funções, temos vários ''fantasmas'', que é como se houvesse um cargo ou função criados, mas não tem informação nenhuma (descrição, cbo, etc), só no fim tenho os cadastros dos cargos e funções que realmente utilizo para os funcionários das empresas com todas as informações preenchidas...tenho que excluir um por um desses cadastros ''fantasmas''...

Acontecem coisas nesse nosso sistema que nem o próprio suporte sabe explicar, quem dirá nós, né rs...


Graciane,

Então utiliza o CBO 5191-05 - Ciclista mensageiro
5191-05 - Condutor de bicicleta no transporte de mercadorias

Sobre o CBO para os sócios que retiram pro-labore estou o CBO do ramo de atividade que ele trabalha, por exemplo, temos um cliente lojista, uso o 1414-10 - Lojista - Comércio Varejista.

Atenciosamente,
Nathália
Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 16:28

Pessoal, eu tentei fazer uma rescisão complementar mas o sistema da folhamatic me obriga a aloca-lo em um departamento. Poderiam me explicar como eu faço isso. Eu achei que o cadastro de departamento não seria necessário. somente no caso da empresa prestar serviços em outro lugar. estou bem perdida quanto a isso.

Atenciosamente.
ALINE NASCIMENTO

Aline Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 16:39

Boa tarde Graciane, sim esta dando esse erro mesmo.
Crie um departamento- como por exemplo administrativo, ou produção.

va em departamento -cadastro-coloque o nome-
Tipo de lotação - coloca 1
Informações complementares- coloca nada
Informações trabalhistas- Registro eletrônico (caso tenha relógio de ponto na empresa) caso não tenha coloca manual
indicador contratação aprendiz -dispensado dia cordo com a lei
Indicador Contratação PCD -Dispensado de acordo com lei

Salva.
ai coloca no cadastro do funcionário, verifica se o departamento que você cadastrou esta apto para o e-social.

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 16:48

Angelo,

Boa tarde!

Essa era minha dúvida há tempos atrás e pelo que o suporte da SAGE me informou para todas as empresas precisamos criar departamentos para envio do evento S-1020.

Atenciosamente,
Nathália
Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 16:52

Angelo acredito ser para todas as empresas.
Fui tentar gerar uma rescisão para um funcionário do comércio e o sistema não me deixou gravar a rescisão se não alocasse o funcionário ao departamento.

Atenciosamente.
ALINE NASCIMENTO

Aline Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 17:08

Boa tarde Graciane, sim esta dando esse erro mesmo.
Crie um departamento- como por exemplo administrativo, ou produção.

va em departamento -cadastro-coloque o nome-
Tipo de lotação - coloca 1
Informações complementares- coloca nada
Informações trabalhistas- Registro eletrônico (caso tenha relógio de ponto na empresa) caso não tenha coloca manual
indicador contratação aprendiz -dispensado dia cordo com a lei
Indicador Contratação PCD -Dispensado de acordo com lei

Salva.
ai coloca no cadastro do funcionário, verifica se o departamento que você cadastrou esta apto para o e-social.

gabriela bonelli

Gabriela Bonelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 17:15

Boa tarde !
não sei se fico feliz ou triste com os comentários, achei que estivesse muito encrencada nessa missão E SOCIAL , mas pelo menos estou com todo mundo ....
mas enfim, gostaria que me ajudassem na parametrização dos eventos FOLHA <-> eSOCIAL ,fiz o seguinte entrei em Arquivos -> Eventos -> Cópia de evento padrão -> deixei clicado "eventos de proventos" +"eventos de descontos" + "criar rubricas do Esocial" e coloquei COPIAR ..
depois fui nos eventos para verificar se tinha dado certo e NADA ACONTECEU , na parte do exportação e social continuou escrito nenhum.
aconteceu isso com alguém ? Alguma ideia do que eu possa fazer?

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 17:36

Gabriela, boa tarde!

Segundo orientação da SAGE, em cada evento da folha, vinculei um a um com as rubricas do eSocial, cada um dos eventos deve ser correlacionado à Tabela de Eventos (rubricas) da empresa com a Tabela 3 - Tabela de Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento - do eSocial.

Observação: os eventos padrões do sistema já estarão vinculados.

Esse foi o único procedimento que realizei para envio deste evento.



Alerta da SAGE, emitido na sexta-feira, dia 29/06...

ESOCIAL - AMBIENTE DE TESTES

29/06/18

eSocial - Ambiente de Testes

Devido a limpeza no ambiente de produção restrita (ambiente de testes) e consequente alteração do período de teste para janeiro, março e maio de 2017, publicado no portal do eSocial, teremos que adequar o sistema para a geração dos eventos nestes novos períodos.


A liberação da atualização está prevista para o dia 10/07/2018 e será necessária para o envio dos arquivos sem erros.

Atenciosamente,
Nathália
Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 14:02

Preciso de ajuda, empresas do simples nacional anexo I,II,III,IV E VI não procede o recolhimento da alíquota RAT (Risco Acidente do Trabalho). No cadastro da empresa a o rat sempre foi 00 e o fap 0,5 como tabela, mas agora o sistema não quer validar, está dando erro, mostrando que eu tenho que colocar o indice do rat, o que fazer?

ALINE NASCIMENTO

Aline Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 14:08

Boa tarde Sandra, faça uma consulta pela internet , de consultar RAP pelo CNAE, ai você coloca o certo. No meu também tive esse problema, e varias RAT estavam diferentes, acredito que não fizemos as atualizações anuais.
Tenta fazer de uma empresa pra ver se da certo.

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 14:33

Sandra e colegas,

Boa tarde!

O envio das informações das empresas do Simples Nacional não ocorrerá neste ambiente atual do eSocial, haverá um ambiente próprio, nos moldes dos empregados domésticos.

Creio que seja prudente aguardarmos a liberação desse portal...

O SAGEAD tem um tópico sobre este assunto...segue abaixo:

Tabela de Estabelecimentos

a) CNAE, RAT e FAP para empresas do Simples.

Todos empregadores, independente da classificação tributária, devem preencher as informações do CNAE preponderante, alíquota RAT e FAP. As informações são necessárias para cálculo de contribuições, quando devidas, e também para o cadastro dos órgãos de fiscalização. Assim, mesmo as empresas optantes pelo Simples Nacional com tributação substituída e as empresas imunes de contribuição previdenciária devem identificar estes dados (CNAE /RAT/FAP) de acordo com a atividade por elas exercida. A correta informação da classificação tributária impedirá que seja calculada a contribuição previdenciária para acidente de trabalho.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 16:03

Solange,

Não li nada oficial sobre alteração na data...

Conforme notícia veiculada no próprio portal do eSocial, nos próximos dias deverão ser disponibilizados os novos portais, onde os empregadores poderão inserir diretamente as informações, sem necessidade de sistemas para integração.

Um portal específico para os microempreendedores individuais deverá entrar em operação no dia 16 de julho.

Creio que essa data deve se manter, início em 16/07 e término em 31/08 para a carga inicial.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 16:18

Solange,

Entrega com certificado digital somente se a empresa SIMPLES NACIONAL tiver 4 ou mais funcionários registrados, conforme orientação do manual do eSocial:


Os empregadores/contribuintes não obrigados à utilização do certificado digital podem gerar Código de Acesso ao Portal eSocial, como alternativa ao certificado digital. São eles:

a) o Microempreendedor Individual – MEI com empregado, o segurado especial e o empregador doméstico;

b) a Microempresa – ME e a Empresa de Pequeno Porte – EPP optantes pelo Simples Nacional que possuam até 03 empregados, não incluídos os empregados afastados em razão de aposentadoria por invalidez; e

c) o contribuinte individual equiparado à empresa e o produtor rural pessoa física que possuam até 07 empregados, não incluídos os empregados afastados em razão de aposentadoria por invalidez.

Atenciosamente,
Nathália
Taís Liberato

Taís Liberato

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 08:27

Bom dia

cada dia que passa mais perdida com tantas informações...em outros tópicos vi a informação que esse tal portal seria só para quem não tem o sistema, se você tem, envia pelo sistema mesmo..

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 13:26

Boa tarde, colegas!

Ontem, às 17h49 foi publicada no site do eSocial a nova prévia do MOS, Manual de Orientação do Esocial.

O Manual foi revisto para abranger todas as alterações promovidas no eSocial até o momento, inclusive quanto às Notas Técnicas e Nota de Documentação Evolutiva.

A versão final desta atualização do Manual ainda aguarda publicação oficial pelo Comitê Gestor do eSocial, mas os usuários já podem desde logo utilizá-lo para esclarecer suas dúvidas.

Verifiquei essa última questão do código de acesso/certificado digital que falamos aqui e lá no MOS temos:

Os empregadores/contribuintes não obrigados à utilização do certificado digital podem gerar Código de Acesso ao Portal eSocial, como alternativa ao certificado digital:

b) a Microempresa – ME e a Empresa de Pequeno Porte – EPP optantes pelo Simples Nacional, que possuam até 01 empregado, não incluídos os empregados afastados em razão de aposentadoria por invalidez;

Segue link do MOS: clique aqui

Atenciosamente,
Nathália
Flavia Sutto

Flavia Sutto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 13:48

Boa tarde!

Alguém por favor pode me orientar quanto ao cadastro de Diarista?
A empresa tem como CNAE principal o 8211300, o endereço é residencial. Ou seja, as atividades da empresa são realizadas na residencia do socio.
A questão é que, a empresa quer "facilitar" o registro da colaboradora, na empresa.
A unica informação que encontrei no SAGE EAD é o cadastro da Diarista.
A minha duvida é, independente do sistema, eu preciso realizar os procedimentos de folha, férias, fechamento dentro do Padrão esocial para Domesticas (via web)?

Ou posso somente utilizar o sistema de forma comum como nas outras empresas?

"Minha fé é meu jogo de cintura!"

O Rappa
KEITH FUJIKI

Keith Fujiki

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 3 julho 2018 | 16:24

Boa tarde

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar...
Trabalho em uma construtora e tenho varios departamentos, que agora tenho que deixar o cadastro deles corretos por causa de um dos eventos exigidos pelo E-Social. A minha duvida é com relação a lotação tributária que devo colocar para um dos departamentos onde o tipo de inscrição é CEI, dependendo da lotação que coloco o campo onde eu devo informar a CEI fica inativo, eu li o manual porém estou na duvida qual lotação se aplica para CEI de obra própria. Alguém saberia me informar oque pode ser feito?

Obrigada

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 09:29

Bom dia! Alguém tem alguma igreja? Pois eu tenho uma, e quando coloco a classificação trib. cod 80, pede a isenção, mas ela não tem essa isenção, não consigo validar, alguém me da uma luz, como proceder. Obrigada

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 15:50

boa tarde a todos

fazendo o teste de envio dos eventos com a ferramenta iob diagnosticos, aparecem varios eventos como (inaptos) mesmo estando marcados como inativos no cadastros de eventos, sera que tenho que excluir todos esses eventos ?? nao quero fazer o acerto manual no sistema pois sao muitosm vão tomar muito tempo, pois são uns 150 eventos como inapto, e 90 % desses eu nunca utilizo.


grato

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 16:28

Paulo, boa tarde!

A SAGE emitiu um aviso a respeito do envio de testes na última sexta-feira, você viu?

Conforme segue abaixo:

Devido a limpeza no ambiente de produção restrita (ambiente de testes) e consequente alteração do período de teste para janeiro, março e maio de 2017, publicado no portal do eSocial, teremos que adequar o sistema para a geração dos eventos nestes novos períodos.


A liberação da atualização está prevista para o dia 10/07/2018 e será necessária para o envio dos arquivos sem erros.


Essa questão dos eventos, tenho muitos inativados por aqui e não apareciam como inaptos no IOB DIAGNÓSTICO, quando consegui fazer os testes, não retornaram com erro, creio que os erros agora sejam por conta dessa nova atualização que a SAGE não disponibilizou.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 08:34

Paulo, bom dia!

Sim, devemos aguardar até terça-feira, quando será liberada essa nova atualização, para que possamos retomar os testes e
segundo a SAGE, sem erros (assim espero)...

Atenciosamente,
Nathália
Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 09:40

Bom dia pessoal!!

Também utilizo o Folhamatic e esta cada vez mais difícil conseguir resolver os problemas.
Estou ha vários dias pedindo socorro ao suporte, visto que não consigo nenhuma bolinha verde porque o meu arquivo xml esta com erro (10007), e para variar, eles empurram o problema pra gente e para resolver é preciso pagar pelo serviço, visto que é uma obrigação do sistema estar pronto e de acordo para o esocial.

Alguem esta passando pelo mesmo problema?


Obrigada!!

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 11:36

Vanessa, bom dia!

Estamos todos sofrendo esses problemas com a empresa também, eles não conseguem nos dar o mínimo de suporte para resolver os problemas que surgem mas para vender produtos são rápidos e eficazes, pena que esses produtos não nos ajudam tanto assim :(

Conforme estava falando com o colega Paulo logo acima, no último aviso na sexta, eles informam que liberarão uma nova atualização no próximo dia 10 para que enviemos os eventos no ambiente de testes sem erros, diante disso nem estou tentando mais enviar, vou aguardar mesmo a atualização e no dia 16 quando começa o prazo oficial para envio da carga inicial, que Deus nos ajude...rs porque não vai ser fácil.

Atenciosamente,
Nathália
Página 5 de 125

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.