Thiago Henrique de Sales
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá colegas, tenho certeza de que muitos estão na "correria" com o eSocial, mas vamos que vamos. Preciso socorrer um cliente que teve uma audiência trabalhista na qual foi reconhecido o vínculo de uma empregada doméstica no período de 03/2015 até 09/2016. Foi feito um acordo e segundo o advogado informou FGTS, férias, etc, está tudo no acordo que será pago em 13 parcelas como verbas indenizatórias. Já fiz muita GFIP 650 de reclamatória trabalhista no passado, faz tempo isso, sempre para empresas, mas de doméstica pessoa física nunca fiz e não tenho como deixar de socorrer este cliente, embora o eSocial esteja tomando todo o meu tempo.
Preciso cadastrar uma CEI para a empregadora (se é que ainda existe cadastro de CEI)? Precisarei fazer GFIP 650 para cada mês de 03/2015 até 09/2016?
Encontrei isso:
"Art. 178. O recolhimento da contribuição previdenciária será comprovado pelo reclamado, mediante juntada aos autos da Guia da Previdência Social - GPS e do protocolo de envio da GFIP (Protocolo de Envio de Conectividade Social), salvo quanto a este último, se for dispensado nos termos da regulamentação específica.
§ 1º As guias GFIP e GPS deverão ser preenchidas pelo reclamado, a primeira com o código 650, e a segunda com os códigos 2801 ou 2909, conforme o recolhimento seja identificado, respectivamente, pelo número da matrícula no CEI ou pelo CNPJ do empregador.
§ 2º Nos casos de o reclamante ser contribuinte individual não empregado, ou empregado doméstico cujo empregador não recolha FGTS, o recolhimento das contribuições previdenciárias deverá ser comprovado mediante juntada aos autos da guia GPS, contendo a indicação do NIT – Número de Inscrição do Trabalhador. "
No caso em questão, no início do vínculo o FGTS não era obrigatório (embora logo em 2015 veio o esocial doméstico), logo, basta recolher às Guias INSS no NIT do trabalhador doméstico, adicionando as informações do processo nas Guias INSS?
Desde já agradeço pela atenção e bom sucesso na implantação do eSocial que acredito que passando esta fase de "adaptação" vai ser bom.
Abraços. Obrigado.