Lucimauro Cheke
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente AuditorPrezados colegas, boa tarde.
Estou em com diversas dúvidas, já li bastante sobre o assunto, porém ainda sim não me sinto seguro para algo tão detalhado, estou me aventurando na abertura de um escritório contábil e já até tenho alguns clientes de prestação de serviços, porém nenhum deles tinha funcionários e agora um deles quer efetuar uma contratação, eu já fui atrás de muitas informações, e já li muitos artigos porém o quebra cabeças do DP ainda não encaixou...
Quanto as rotinas de contratação de funcionário, qual seria o passo a passo ( a empresa é uma oficina de motos e o empregado um garoto de 18 anos que não é mecânico, nesse caso seria um ajudante ).
Minhas dúvidas são:
1 - como é feito o registro em carteira desse funcionário?
2 - pelo que eu cheguei a ler quanto ao procedimento de folha os procedimentos são mais ou menos assim 1- cadastra o funcionário ( CBO FPAS, Sindicato e etc). 2 - Apuração dos impostos sobre a folha ( FGTS, INSS e IRRF), 3 - SETIP Gerar o arquivo para recolhimento dos tributos da folha e depois só efetuar o pagamento, é claro que não considerei ferias, 13 e horas extras pois isso acredito que o sistema calcula no automático.
Prezados sei que estou pedido quase um curso, porém se alguém puder me ajudar, inclusive com cursos, preciso aprender esses procedimentos o quanto antes.
Desde já agradeço muito a atenção de todos.