x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.390

Pendência de GFIP após envio da DCTFWEB

Flavio H Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 semanas Terça-Feira | 4 junho 2019 | 14:21

Prezados, 

Preciso de um auxilio sobre a entrega da GFIP para empresas do 2º grupo do esocial.
Conforme a obrigatoriedade da entrega da DCTFWeb competência abril/2019 para empresa com faturamento acima de R$ 4.800.000,00, fechei minha folha de pagamento, lancei as notas com as devidas retenções, gerei os DARF normalmente.
Logo após enviei a GFIP, fiquei com receio de cobrança por falta de envio da GFIP futuramente, e mesmo a receita informando que a DCTFWEB substituiria a GFIP e a mesma não seria acatada, exceto para fins de FGTS.
Emitindo meus extratos previdenciários mensais, me deparei com a cobrança de GPS na base da receita, justamente a competência abril/2019.
Agora estou na duvida se devo exclui a GFIP? e se na exclusão a receita futuramente lançar como a falta do envio da GFIP para esta competência.
Desde já agradeço a todos.

Rodrigo Barcelos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 4 junho 2019 | 14:32

O fato de você ter lançado a GFIP não causa o débito referente ao 04/2019. O que acredito  que pode ter acontecido, é que você não deveria ter feito através de DCTFWeb o recolhimento.
Apesar de você confirmar que teve receita acima de 4.800.000,00 em 2017, a Receita teve alguns problemas com a ECF. 
Você já consultou dentro do Esocial a sua obrigatoriedade?

Se lá não consta como obrigado e você sabe que deveria, você deverá entrar em contato com a Receita.  Se for esse o seu caso, procure aqui no fórum, pois algumas pessoas já postaram esta solução mais detalhada.

Aqui eu gerei DCTFWeb e SEFIP e não gerou problema.
Valeu

Flavio H Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 semanas Terça-Feira | 4 junho 2019 | 14:46

Rodrigo obrigado pelo retorno.

Então! no Esocial consta como obrigatória a entrega da DCTFWeb para a competência 04/2019.
Acabei não mencionando anteriormente, mas a folha de pagamento é apenas para sócios, pro labore mensal.
Enfim a dificuldade do esocial de cada dia rs, vou consulta no fórum, para ver se acho uma solução, novamente muito obrigado pela ajuda Rodrigo.

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 4 junho 2019 | 22:05

Boa noite, Flávio.

Estou com o mesmo problema que o seu. Caso consiga uma solução, gentileza postar aqui, assim como farei também.

Obrigado!!

Angela Marcieli

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 9 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 18:09

Boa tarde, 

também estou com o mesmo problema em 3 empresas que eram obrigadas o recolhimento no DCTFWEB e agora consta pendencia na situação fiscal na RFB por falta de recolhimento na GPS. Caso tenha resolvido por favor nos de um retorno tmb :) 

Priscila G.c.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 semanas Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 11:04

Olá pessoal bom dia

Estamos em outro grupo conversando ref. esse problema, segue abaixo o retorno da Receita Federal:

Prezado(a),

Esta situação ocorreu porque a empresa enviou a GFIP 04/2019 no final de
abril/2019, antes da efetivação do bloqueio da GFIP para as empresas do grupo
2.

Assim, a GFIP a partir do PA (competência) 04/2019, que deveria estar
bloqueada, foi recepcionada na RFB e incluída no sistema de cobrança (esta GFIP
deveria ter efeito apenas para o FGTS) .

Para a correção há duas alternativas:

1) Enviar a GFIP de exclusão. Como a empresa está com o processamento da GFIP
bloqueado na RFB (status 14 - Não Utilizável), estamos providenciando a
recepção dessa GFIP de exclusão. Favor aguardar 10 dias para confirmar a
possibilidade de sua transmissão.
Ressalta-se que a GFIP de exclusão não tem efeitos para a CEF.

2) Ir na unidade da RFB e pedir a invalidação da GFIP. (Opção recomendada, caso
haja necessidade de emitir CND).

Equipe DCTFWeb

Se enviar a GFIP de exclusão agora, a mesma não produzirá os efeitos esperados.

Assim que terminarmos as atualizações necessárias,publicaremos nota informativa no site da RFB.

Att.,

Equipe DCTFWeb 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.