x
2019-06-05T11:49:31-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 204

acessos 49.859

há 1 ano Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 14:45

Jessyca boa tarde

Ainda não entreguei , mas segue a orientação que obtive de uma consultoria:

A exclusão de uma GFIP/SEFIP indevida é realizada no próprio SEFIP, na tela de abertura do movimento.

Como gerar um arquivo de exclusão:
Conforme manual GFIP/SEFIP 8.4, pagina 53, item 1.4, para gerar um pedido de exclusão de uma GFIP/SEFIP entregue anteriormente, o empregador deverá utilizar o 'INDICADOR DE PEDIDO DE EXCLUSÃO', assinalando a opção na tela de abertura do movimento no SEFIP.
Entretanto, no pedido de exclusão de uma GFIP/SEFIP entregue anteriormente, deverá Informar a competência, o código de recolhimento, o CNPJ/CEI do estabelecimento e o FPAS da GFIP/SEFIP a excluir. Selecionar para participar do movimento o estabelecimento informado na GFIP/SEFIP a excluir.
Sendo assim, deverá o empregador utilizar-se desse procedimento para fazer a exclusão das informações anteriores enviadas.
Para mas esclarecimentos consulte o Manual SEFIP/GFIP 8.4, páginas 53 e 158.

há 1 ano Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 11:35

Bom dia a todos.

Alguém conseguiu alguma outra solução positiva para extinção da pendência previdenciária das empresas que transmitiram GFIP e DCTFWeb da competência abril/2019?

Ou a solução continua aquela mesma indicada pela Daniele e pelo Rodrigo:
Para a correção há duas alternativas:
1) Enviar GFIP de exclusão (opção disponível a partir de julho/2019). Como a empresa está com o processamento da GFIP bloqueado na RFB (status 14 - Não Utilizável), é necessário ajuste do sistema para permitir a recepção dessa GFIP de exclusão.
A GFIP de exclusão enviada antes de julho/2019 não produz efeitos e deve ser transmitida novamente. Ressalta-se que a GFIP de exclusão não tem efeitos para a Caixa Econômica Federal (FGTS) .
2) Protocolar na unidade da RFB o pedido de invalidação da GFIP."

Alguém tem informação sobre algum outro comunicado da Receita Federal sobre o assunto?

Grato!
Ricardo

há 1 ano Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 11:59

Bom dia,

Hoje entrei na DCTF WEB de uma empresa obrigada a transmissão da mesma, e o mês 04 que eu havia enviado simplesmente sumiu da relação, minha sorte é que tenho salvo os comprovantes e protocolos. 

Aconteceu com mais alguma empresa de vocês?

há 1 ano Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 12:01

Ruidan Moura

Está sumindo mesmo, mas é so vc colocar a opção das datas e procurar por todas, que ela aparece.

Att,
Taise Coelho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.''
há 1 ano Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 12:08

Bom dia!
Virginia Zani de Almeida,

Após recolher muitas informações na RFB, me instruirão a preencher o formulário abaixo (marcar em outros), anexar ao formulário seu pedido escrito, ou digitado, informando o motivo do pedido da invalidação da GFIP.

Junte o máximo de documentos que achar necessário desde GFIP 04/2019 enviada, até a GFIP de exclusão, caso tenha feito, pois ambas estarão com o código 14 no sistema da RFB, recibo da DCTFWEB, declaração que comprove a obrigatoriedade do envio etc.

Depois só protocolar o processo e aguardar, aqui o prazo dado foi de 30 dias para analise, que pode ser consultado via ecac.

Este procedimento que nos foi repassado pela RFB de BSB. 

http://receita.economia.gov.br/formularios/previdencia/debito-confessado/pedido-de-revisao-de-debito-confessado-em-gfip-dcgldcg.doc/view

há 1 ano Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 13:10

Pois é Ricardo Morcelli é de desanimar mesmo.

No quesito de cobrança, a receita é o the flash, mas quando é para corrigir um erro que é do próprio sistema deles, ai viram uma lesma total.

Creio que tudo isso será praticamente em vão, eles irão nos enrolar até julho, quando o sistema já estará apto a receber as GFIP de exclusão.

Uma total falta de respeito com os profissionais da área contábil que necessitam da CND para seus clientes. Ricardo Morcelli

há 1 ano Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 14:51

Estou como o mesmo problema e obtive um retorno da Receita Federal e espero que ajude vocês.

Prezados(as),

Trata-se  de  uma cobrança  indevida,  tendo em  vista  que,  apartir da
obrigatoriedade   da    DCTFWeb,    o  recolhimento   das   contribuições
previdenciárias é feito por meio de DARF, e não mais porGPS.

Esta  situaçãoocorreu por dois motivos: 1) inclusão a destempo na lista de obrigados,  após pedido  de  reenquadramento;  ou 2) envio de GFIP 04/2019 durante  o mês  de  abril, antes da efetivação do bloqueio daGFIP para as empresas do grupo 2.

Assim, a GFIP do PA (competência) 04/2019, que deveriaestar bloqueada, foi recepcionada na  RFB  e incluída no sistema de cobrança (esta GFIPdeveria ter efeito apenas para o FGTS) .

Cabe  destacar queesse problema ocorreu apenas para as empresas do grupo 2 e não deve se repetir
nos próximos períodos de apuração.

Para a correção há duas alternativas:

1)  Enviar GFIP deexclusão (opção disponível a partir de julho/2019). Como a  empresa está  com o processamento da GFIPbloqueado na RFB (status 14 - Não Utilizável),  é  necessário ajuste do sistema para permitir arecepção dessa GFIP de exclusão.

A  GFIP  de exclusão enviada antes de julho/2019 não produz efeitos e deve sertransmitida novamente.

Ressalta-se que  a GFIP de exclusão não temefeitos para a Caixa Econômica Federal (FGTS) .

2)  Protocolar  na unidade  da  RFB o pedido de invalidação da GFIP (opçãorecomendada, se houver necessidade urgente de CND).

Att.,

Equipe DCTFWeb

há 1 ano Segunda-Feira | 1 julho 2019 | 11:15

Pessoal, bom dia

Li os comentarios, mas não achei uma posição sobre o que eu preciso.

A empresa enviou a Sefip competencia 04/2019 e por erros no e-social, enviou o DCTFweb, porém recolheu o tributo atraves da GPS, agora, consta em aberto o valor referente à DARF.
Vi que temos duas opções: recolher novamente e pedir restituição ou preencher o formulario e ir até a receita federal.
Alguem já faz algum dos procedimentos, o que vocês acham que é melhor?
Obrigada, 

há 1 ano Segunda-Feira | 1 julho 2019 | 15:42

Eu estou com um problema diferente.

A empresa do grupo 2 teve a transmissão da GFIP para o FGTS e o pagamento da DARF normalmente...
Problema que agora a Receita acusa "Falta de GFIP" para o mês 04/2019, o que fazer?

há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 08:43

Bom dia,

Hoje entrei na DCTF WEB de uma empresa obrigada a transmissão da mesma, e o mês 04 que eu havia enviado simplesmente sumiu da relação, minha sorte é que tenho salvo os comprovantes e protocolos. 

Aconteceu com mais alguma empresa de vocês?
Bom dia,

Estou com esse problema, e essa opção selecionar datas não resolveu.
Agora preciso atualizar a guia 04/2019 que não foi paga, porem não consta essa competência na DCTF WEB.
Alguém tem solução ou já tentou fazer algo?

há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 09:07

Alguém esta com problema de ausência de GFIP do mês de abril/2019 referente ao inicio da obrigatoriedade da DCTFWEB ? após a nota do E-social verifiquei que as GFIPS foram exclusas e constam como ausência. Como procederam ? enviaram novamente ?

Obrigado.

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.
Augusto Cury
há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 09:21

Bom dia!

PATRICIA QUEIROZ, o meu problema até o momento continua na mesma, dei entrada no processo de pedido de invalidação em 17/06/2019, e até agora nada.

Também foi feita a exclusão da GFIP 04/2019 dia 19/06/2019, estou esperando o prazo de 10 dias uteis que se encerra amanha.

Vou aguardar até amanha.

há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 09:58

Prezados,

Alguma resposta sobre a questão da ausência da GFIP 04/2019? Enviei de três empresas, porém todas constam como: 
Ausência de GFIP
2019 ABR
Acredito que a RFB excluiu as GFIP 04/2019 e agora está cobrando o envio das mesmas.

há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 15:35

Boa tarde. Todas as empresas do 2 grupo que obrigaram a DCTF web em 04/2019 estao aparecendo AUSENCIA DE GFIP. Sera que vamos ter que mandar uma GFIP sem movimento para resolver?

há 1 ano Terça-Feira | 2 julho 2019 | 18:50

Boa tarde.
Fui enviar a DCTF web de junho/2019, e vi que a dctfweb de abril que havia enviado, sumiu do site da receita.
De todas as empresas do 2 grupo (que ja estao obrigadas ao envio) que enviei sumiram do portal do e-cac, mas sumiu apenas o mes de abril/2019. Aconteceu com mais alguem?

há 1 ano Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 14:53

Boa Tarde !

Kelly, é só clicar em "(+) Exibir Situação da Declaração" posteriormente marca todas, seleciona um intervalo de tempo e pesquisa que a competência 04 vai aparecer na DCTF WEB

Att.

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.
Augusto Cury
há 1 ano Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 16:14

Boa tarde,

Alguém conseguiu solucionar a pendência que está aparecendo na Receita Federal referente falta de pagamento da competência 04/2019 para empresas que pagaram via DARF?  

Se sim, poderia orientar como proceder?

há 1 ano Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 16:45

Pessoal, boa tarde!

Estou com um caso meio sem saber o que fazer (só eu, né?) rsrs! Bem acabei de assumir o departamento, enviando folhas do G2 com obrigação de DCTFweb a partir de 10/2019, porém enviei um caso de um Pro-labora que o sócio (aposentado) RECOLHE APENAS OS 20%, FATO QUE A DCTF não vai bater, alguem tem alguma sugestão?

Abraços, boa sorte a todos!

Página 3 de 7
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.