Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 170

Correção sobrenome no PIS de funcionario

Gabriela Lírio Ricoboni

Gabriela Lírio Ricoboni

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 11:35

Bom dia a todos, por favor, alguém poderia esclarecer a seguinte dúvida:
Um funcionário esta com o sobrenome cadastrado errado no PIS, os recolhimentos foram feitos para esse PIS com o nome errado e ele só percebeu o erro agora, visto que na empresa o erro passou despercebido, pois no cadastro na empresa e no SEFIP foi usado o nome da mesma forma que aparece no PIS e na carteira de trabalho.   O que é preciso para corrigir esse erro? Esse colaborador já trabalhou em outras empresas anteriormente, mas, o erro só foi percebido agora.

Carolina Gonçalves

Carolina Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 12:22

Bom dia Gabriela,

Ele deve procurar os emissores dos documentos que estão com o nome errado e providenciar correção.
Após ele apresentar o documento com o nome correto, corrige no sistema e faz uma RDT para corrigir o nome na conta de FGTS.

Carolina Gonçalves

"Sucesso nada tem haver com Sorte, mas sim com Determinação e Trabalho"
Gabriela Lírio Ricoboni

Gabriela Lírio Ricoboni

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 12:31

 Carolina, muito obrigado! 
Bom dia, por favor, esclareça mais uma dúvida, o funcionário foi ao Ministério do Trabalho para correção do sobrenome na CTPS, foi corrigido, porém ele recebeu outra carteira, desses modelos novos, com outro número e série. Referente o PIS ele foi a caixa e corrigiu os dados, e como ele tinha dois números de PIS foi convertido para o número que está na carteira nova, o sobrenome foi corrigido e foi colocado o número e série da nova CTPS. Este número de PIS não é o que usávamos para os recolhimentos. A minha dúvida é a seguinte para corrigir os dados (sobrenome e número do PIS) da conta do FGTS faço a RDT, com relação aos dados da CTPS, devo atualizar esse dado também na RDT, é preciso preencher os dados do contrato e fazer as atualizações nesta nova carteira?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.