x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 5.512

F.a.p-Janeiro de 2010

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 17:52

boa tarde...

como todos sabem o FAP começa esse mês (janeiro/2010), porem como eu, varios de vcs devem estar com dúvidas, se alguem puder esclarecer as minhas logo abaixo, agradeço.

1º - o FAP 2010 deverá ser consultado mensalmente ou anualmente ?

2º - fiz uma consulta e uma empresa que tem o RAT/SAT de 1%, o FAP consultado é 0,9935 pelo que entendi, deve-se calcular 1 X 0,9935=0,9935 ou ficaria nos mesmos 1%, portanto o FAP não sofreria alteração, permanecendo 1%, estou correto?

3º - uma empresa que possui o RAT/SAT de 3%, o FAP consultado é de 1,356, então:
3 x 1,356=4,06, esse seria o valor do FAP?

grato pela atenção...

CLAUDIA ALVES

Claudia Alves

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 14:18

Prezado Paulo
Boa tarde

Respondendo seus questionamentos.
1º - o FAP 2010 deverá ser consultado mensalmente ou anualmente ? Anualmente (janeiro)

2º - fiz uma consulta e uma empresa que tem o RAT/SAT de 1%, o FAP consultado é 0,9935 pelo que entendi, deve-se calcular 1 X 0,9935=0,9935 ou ficaria nos mesmos 1%, portanto o FAP não sofreria alteração, permanecendo 1%, estou correto? 1 X 0,9935=0,9935 esse será a nova alíquota para calculo.

3º - uma empresa que possui o RAT/SAT de 3%, o FAP consultado é de 1,356, então:
3 x 1,356=4,06, esse seria o valor do FAP? O FAP é 1,356 e a nova alíquota para calculo será 4,06

Dayne
No SEFIP na aba informações do movimento tem um campo destinado ao FAP ( deve ser preenchido com o FAP fornecido pela previdência).

Att,
Claudia Alves

Paulo Sérgio Neves

Paulo Sérgio Neves

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 17:05

Pessoal Boa Tarde!

Haverá cobrança, ou mesmo enquadramento do FAP ao prod.rural pessoa física (CEI)? Pois o mesmo não paga em folha o RAT/SAT, e sim quando vende sua produção, pagando através de uma alíquota única (0,1%).

Acontece que a SEFIP não libera a simulação (e por conseqüência o fechamento) sem a bendita alíquota estar preenchida (0,5/1,0 ou 2,0), alguém tem conhecimento disso?

Grato!

Paulo

"Acessem, discutam, vejam http://cidadaoaracatuba.blogspot.com"
Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 17:54

Cara sra Claudia Alves, Muito abrigado pela sua confirmação de que boa parte de meu raciocínio estava correta, como por sinal você está bem esclarecida no assunto, gostaria de mais um pouco de sua atenção...pelo que entendi o FAB é uma espécie de multiplicador que deverá ser aplicado no sefip de seguinte maneira...

Ex: tela de movimentação da empresa:

Centralização: 0 - não centraliza simples: 1-não optante

Aliq. RAT: 1,0- (não fazer alteração) FAB: 0,97 (consulta feita no site)

Código pgto GPS: 2100 outras entidade: 0115 (no caso dessa empresa)

Com base no salário de R$: 510,00, a GPS calculada sem o FAP ficou: R$: 177,48
E com a inclusão do FAP ficou em: R$: 177,32

(uma pequena diferença de R$: 0,16)

Duvidas:

1º) NO CASO DESSA EMPRESA O FAP CONSULTADO É 0,9721, POREM NO SEFIP SÓ COMPORTA OS 03 PRIMEIROS DÍGITOS (0,97) NO PONTO DE VISTA OPERACIONAL DO SEFIP, O CADASTRO DO ALIQ. FAP ESTÁ CORRETO?

2º) COMO O FAP PARECE SER UM MULTIPLICADOR, A ALIQ. RAT (1,0) PRECISARIA ESTAR CADASTRADA CORRETAMENTE PARA A MULTIPLICAÇÃO PELO FAP, COMO NO EXEMPLO ACIMA, O SEFIP ENTÃO CALCULA O FAP AUTOMATICAMENTE NA GPS, OU A ALIQ. RAT/SAT PODERIA SER DEIXADA ZERADA?

3º) COMO NO CASO DESSA EMPRESA NÃO TEVE ACIDENTES DE TRABALHO, OU AUXILIO DOENÇA, A GPS FOI PUXADA PARA BAIXO, TENDO MUITOS ACIDENTE SERIA PUXADA PARA CIMA, COMO DITO NA "METODOLOGIA" DO FAP (QUEM PREVINE ACIDENTES PAGA MENOS, QUEM NÃO PREVINE E TEM PAGTO DE MUITOS BENEFICIOS PAGA MAIS) SE A FORMA DE CALCULO FOR ESSA MESMA, A DIFERENÇA NÃO É MUITO PEQUENA? (R$: 0,16)

VALDETÁRIO FERNANDES DA COSTA

Valdetário Fernandes da Costa

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2010 | 07:48

Prezado Paulo Marcelo,
O Sefip FAP só comporta 4 caracteres (incluso a vírgula) porque varia de 0,50 a 2,00, portanto, quando o terceiro nº após a vírgula for menor q 5, elimine os dois últimos qdo for mairo q 5, arredonde para maior o 2º número. Exemplo: FAP 0,9721 vc cadastra 0,97 se 0,9751 vc cadastra 0,98 .

2º) o RAT será cadastrado (1,0 , 2,0 ou 3,0) conforme o grau de risco, Nunca Zero.

3º) A apuração para o FAP, foi feita pelo CNAE , isto é , cada atividade foi apurada os acidentes durante um período. Portanto, um universo com todas as empresas daquele CNAE.

Acredito q melhorei seu entendemento.

Sds.

Valdetário Fernandes
CLAUDIA ALVES

Claudia Alves

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2010 | 14:42

Prezado Paulo
Boa tarde

Sim a alíquota FAP é um multiplicador do nosso já conhecido SAT.

A tela de movimentação que você descreveu acima está correta, o calculo também, essa pequena diferença é para 01 funcionário, mas imagine uma empresa com um numero considerável de funcionários essa pequena diferença pode significar um custo a mais ou uma economia.

Em relação as sua duvidas:
1º Seu raciocínio esta correto, creio que em breve deve sair uma atualização do Sefip para corrigir essa deficiência, enquanto isso deverá ser usada aquela regrinha de aproximação.
2º Para as empresas de lucro real e presumido Sefip só faz o calculo correto se ambos (SAT/RAT e FAP) estiverem informados, para as empresas do simples como o Sefip não permite o fechamento se o FAP na estiver informado, o campo FAP deve ser preenchido com 1,00. Lembrando que seu sistema de folha de pagamento também deverá ser ajustado.
3º A metodologia é aplicada a todo universo de empresas enquadradas no mesmo CNAE. Observe que na tela que você consultou o FPA mostra qual a posição de sua empresa em cada um dos indicadores (ordem de freqüência, ordem de gravidade e ordem de custo) alem do total de empresas enquadradas no CNAE. È feito um calculo (cá para nos que ainda não consegui entender) que envolve todos aqueles indicadores mostrados na tela do FAP para se chegar a essa alíquota. Até agora não vi nenhuma empresa consegui alíquota FAP 0,50.

Espero ter te ajudado.

Att,
Claudia Alves

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 15:14

Julio, boa tarde!
Acessei o link e fiz simulação com minhas empresas, e
em nenhuma delas deu o valor correto do FAP ajustado.
Sinto muito mas, sem acessar o site do FAP não teremos como saber o FAT ajustado real das empresas, são calculados por Raiz CNPJ.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Carla Monteiro Borba

Carla Monteiro Borba

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 12:31

Bom dia Pessoal, eu não estou conseguindo cadastrar a senha para serviços previdenciários, a informação que obtenho é que tenho que me dirigir à unidade da SRF. Tem outra forma de saber o FAP da empresa?

Carla

MENEGOTTI IND METALURGICA LTDA

Menegotti Ind Metalurgica Ltda

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2010 | 13:30

Sobre o arrendondamento do FAP no sefip, no meu caso não dá certo, tenho uma diferença de valor superior a R$ 20,00, qdo pagarmos a GPS a diferença vai aparecer na primeira CND que eu pedir é bem complicado, a Caixa poderia no minimo fazer o campo com a existencia de caracteres igual ao FAP, a empresa quer fazer o certo e ficamos nesse impasse. Nosso FAP 1.2667.

Obrigada

Rosane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade