x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.532

Dúvidas ao gerar a GPS - GFIP

Thiago Rios Cruz

Thiago Rios Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 17:59

Boa tarde senhores (as)! Estou tendo problemas ao gerar a GPS do meu cliente no SEFIP, cuja empresa não possui funcionários e é optante pelo simples. No caso, o a GFIP de competência 07/2019 constou apenas o cadastro do sócio na categoria 11 e registro da retirada do pró-labore no valor de R$ 1.200,00. Acredito que segui o passo a passo a da maneira correta: Abri o movimento "no prazo" para FGTS e Previdência, preenchi os dados do movimento referente a empresa (optante pelo simples e FAP, já que o RAT automaticamente fica marcado como "0"), migrei o sócio previamente cadastrado de "trabalhador sem modalidade" para a modalidade "1-Declaração ao FGTS e à Previdência", inseri a remuneração sem o 13° salário e salvei. Em seguida, executei o movimento (deveria ter simulado antes), enviei o arquivo .SFP pelo conectividade social e recebi o protocolo de envio. Ao retornar ao SEFIP, a opção da "GPS" fica em branco, só aparece a opção de "GPS de R$ 0,00 a R$ 28,99, ou seja, não consigo gerar a GPS para que meu cliente consiga pagar os 11% do INSS sobre este valor do pró-labore! Isto já ocorreu com algum de vocês? Vocês acham que houve algum erro na GFIP que transmiti pra GPS não ficar disponível? Qual erro pode ter sido? Devo enviar uma nova GFIP pedindo a exclusão das informações enviadas anteriormente e refazer o movimento? 

Agradeço desde já a atenção!!

Thiago Rios Cruz

Thiago Rios Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 13:45

Boa tarde Emanuela! Muito obrigado pela atenção. Carreguei manualmente as tabelas e o erro ainda persiste. Reinstalei o SEFIP e abrir o programa executando como administrador e nada funcionou. Continua sem aparecer o campo "GPS" através de "relatórios / movimento". Existe outro caminho onde posso gerar a GPS? Tenho uma plataforma de contabilidade (Calima), que possui o módulo de folha de pagamento, será que posso gerar por lá? 

Obrigado mais uma vez!




Boa tarde Samanta! Fiz este procedimento e apareceu uma inconsistência ao simular o movimento que diz justamente que para esta modalidade, deve haver pelo menos um trabalhador com recolhimento de FGTS.

Obrigado pela atenção!

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 08:26

Bom dia Thiago, que pena que não está gerando manualmente. Mas você pode gerar a GFIP e emitir a GPS por esse sistema de folha de pagamento que você tem.
Gera o arquivo SEFIP nesse sistema e importa para o programa e faz os procedimentos(sugiro limpar a base de dados na SEFIP antes).
Ou pode gerar a GPS pelo site da Receita Federal com o código 2003.

Att.,
Emanuela Alves 
Thiago Rios Cruz

Thiago Rios Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2019 | 16:00

Boa tarde Emanuela, consegui emitir pelo site da Receita Federal, muito obrigado!!

Aproveitando a oportunidade, lembro que você também me ajudou sobre uma postagem anterior a respeito de uma pendência fiscal do meu cliente que não havia enviado a GFIP dos meses de Jan a Maio 2019. Você me orientou a enviar a GFIP de Jan como "sem movimento" (e de fato eles não estavam fazendo nenhum registro de pro-labore e a empresa não possui funcionários) e depois enviar a GFIP da competência atual (07/2019) registrando então o pró-labore e efetuando o pagamento da GPS. Fiz este envio das duas GFIP's pelo conectividade social no dia 06/08 e hoje a Receita Federal ainda não "regularizou" esta pendência. Você que tem mais experiência, saberia dizer se é normal esta "demora" pra reconhecer? Me aconselharia a ir pessoalmente com o representante legal da empresa à Receita Federal e levar os protocolos de envio? Ou tem algum procedimento que eu possa fazer pelo e-cac pra comprovar esta regularização?

Atenciosamente.

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2019 | 09:34

Bom dia Thiago, leva cerca de 5 dias úteis para as GFIPs processarem e "sumir" das pendências no site da Receita. Na segunda dia 12 consulta novamente, acredito que já vai estar tudo certinho,

Att.,
Emanuela Alves 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.