Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 415

Conferência Entre Sistema x Esocial

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 10:41

Pessoal bom dia!

Alguém tem alguma dica ou planilha, de como posso conferir FGTS/INSS/IR  no banco de dados do esocial de forma mais pratica? digitar CPF por CPF para conferir cada rúbrica é bastante árduo, imagina numa empresa com mais de 100 funcionários.

Obrigada.

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 17:22

Olá Monica boa tarde!

Caso esteja tendo problemas em bater os valores, eu aconselho primeiramente a reconferir a parametrização de todas as rubricas do seu sistema (as utilizadas em folha, pois a maioria garanto que voce não utiliza, então antes sugiro que tire um relatório de totais de folha dos últimos 12 meses e só se preocupe com aquelas utilizadas). 
Sim é chato, reconferir mais ainda, mas garanto que voce fará isso 1 vez apenas. E a partir dai voce só se preocupa com as novas rubricas que poderão surgir, pois as utilizadas já estarão certas.






Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 08:02

Bom dia Daniela!
Na verdade o intuito é fazer a conferencia de valores do esocial com o sistema, mas é muito ruim ter que ver funcionário por funcionário através do CPF..deve haver um jeito mais facil de conferir.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 09:38

Mônica bom dia!
01 - Para as empresas que são obrigadas a fazer o envio do arquivo do eSocial até o dia 07 que são as dos grupos 1 e 2 e até o dia 15 ou no primeiro dia útil anterior, estas deverão enviar o arquivo da DCTFWEB que irá gerar o DARF previdenciário. Lá na DCTFWEB tem um espelho comparativo entre os valores do esocial e os devidos, antes do envio do arquivo, para as devidas correções!

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 11:10

Olá Monica bom dia.

A primeira conferência é com os totalizadores.. se eles estão batendo, não há necessidade de conferir um a um, a não ser que faça questão, que ao meu ver é muito trabalho desnecessário, se as suas rubricas já estão parametrizadas de forma correta e os valores a pagar já estão corretos.

Agora se não estão batendo, não vejo outra solução a não ser fazer um levantamento conforme mencionei acima.
Se estão batendo e mesmo assim você quer visualizar um a um, não há outra forma senão digitando CPF por CPF, pois na plataforma do esocial não dá pra tirar um relatório igual de folha de pagamento. .. ou sai um por um ou os totalizadores de bases apenas.

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 13:51

Monica,

Não vejo nenhuma necessidade, pois se tanto as bases de cálculo como os valores a recolher bateram, quer dizer que está tudo certo. 

Agora é observar mês a mês, caso alguma competência não bata, é mais fácil de identificar as possíveis causas por eliminação (alguma rubrica nova recém inserida, funcionário afastado, rescisão, etc estes casos aleatórios)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.