x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.168

Secretária de consultório contratada como empregada doméstica

ALEXSANDRA HAY

Alexsandra Hay

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 14:12

Prezados
Sou odontóloga e quando contratei a minha secretária, deixei os trâmites com o único contador da cidade para onde me mudei... ocorre que na carteira de trabalho ele a registrou como empregada doméstica e vinha gerando as guias no e-social, como se ela fosse doméstica e não secretária de consultório odontológico. Eu nunca havia reparado nas guias e nem na anotação da carteira dela e agora quero "consertar" esse absurdo e não sei como proceder... não quero mais contato com esse contador fajuto e como eu disse, é o único da cidade. Como devo proceder? è necessário demiti-la e readmitir na função correta? Como gerarei as guias trabalhistas dela agora como secretária? Não pode ser pelo e-social, correto?

SERGIO

Sergio

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 14:27

Boa tarde Alexsandra, você deverá fazer a rescisão dela como doméstica (dispensa sem justa causa), dentro do e-social, recolher as guias necessárias, ela sacaria o FGTS, depois você contrataria ela como recepcionista em seu consultório (CNPJ ou Profissional Liberal), aí já é outros tramites.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2019 | 16:35

Alexsandra Hay

O primeiro passo é verificar se essa categoria tem sindicato na sua cidade...se tiver, verifique a convenção coletiva para analisar os possíveis direitos que ela tem e que não foram cumpridos. Isso engloba piso salarial, que, na maioria das vezes é superior ao salário mínimo, carga hr diferenciada e demais benefícios como alimentação, desconto reduzido de VT, seguro de vida etc.

Apurado isso, faça os devidos ajustes caso necessário.

Faça a demissão dela como doméstica e contrate por um CEI, já que vc não tem CNPJ correto?

Todo esse processo é trabalhoso, ideal é que vc contrate alguém para te orientar ou que faça isso por vc, para que não haja mais erros na situação.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.