x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 429

Rescisão Fisioterapeuta Comissionada

LAILMA SALES

Lailma Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 14:37

Boa tarde, estou com o seguinte caso:

Uma fisioterapeuta que trabalhava em um estúdio de pilates, ganhando por comissão de acordo com a quantidade de alunos foi dispensada após um ano e meio. Não existia carteira assinada ou contrato. A que ela teria direito? Como posso proceder o cálculo dos direitos da mesma? Estou um pouco confusa pois não sei se enquadro ela como horista. Ela também fazia alguns serviços administrativos. Agradeço qualquer orientação com relação a este caso.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2019 | 07:08

Lailma, bom dia.
Vou me basear se ela fosse registrada em ctps. Como ela e fisioterapeuta e na maioria são prestadora de serviço onde emiti RPA, então nesse caso não tem Rescisão Contratual, ou seja, férias, aviso prévio, decimo terceiro, e além disso, acredito eu, que antes de iniciar o trabalho/prestação de serviço tenha assinado um contrato de prestação de serviço onde tem os direitos e deveres e as condições de pagamento e rescisão.
Agora calculando (lembrando que estou me posicionando como sendo registrada em CTPS).
Como e comissionista, então terá que tirar uma média dos ultimos 06 meses, salvo cct da categoria em que trabalha
Vamos supor que seja 06 meses, então somará e dividirá por 06 e o resultado será a base para calculo das verbas rescisórias, as verbas são
a) Aviso Prévio de no mínimo 33 dias, ou seja, 30 por lei + 03 dias por ano trabalhado
b) Férias Vencida
c) Férias Proporcionais
d) 1/3 da soma dos itens "b + c"
e) férias sobre o aviso prévio = 1/12 avos
f) 1/3 do item anterior
g) decimo terceiro
h) decimo terceiro sobre o aviso prévio = 1/12 avos
i) saldo de salário

Além disso tem direito a multa rescisoria FGTS de 40% do saldo

obs.: como não foi registrada, então caberá a empresa;
a) somar todas os pagamentos efetuados mais saldo de salario da rescisão, decimo terceiro da rescisão, decimo terceiro sobre o aviso prévio da rescisão e multiplicar por 8%, encontrará o valor do FGTS e sobre esse valor aplicar 40%,
Em alguns casos o empregador também resolve pagar o FGTS que não foi depositado porque não era registrado.

Lembre-se deve deixar BEM CLARO ao seu cliente que a mesma PODERÁ ingressar na justiça do trabalho, ela tem até dois anos após o termino do contrato para questionar, isso nada impede, e caso aconteça caberá a justiça decidir, lembrando também que é importante caso ingresse com a ação mencionar em defesa que foi pago a ela na sua demissão as verbas conforme comprovante em anexo, assim a Justiça irá deduzir o que já foi pago, ok.. (isso acontece muito).

whatsapp = 12.99768.5454, ok..

















LAILMA SALES

Lailma Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2019 | 19:31

Muito obrigada pela resposta!

Infelizmente ela não tinha nada assinado, nenhum tipo de contrato. Era tudo de "boca". Vou tentar orientá-la da melhor forma possível

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.