x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 184

acessos 304.602

Recolhimento de Inss de empregado do MEI

André Antonio Velozo Pires

André Antonio Velozo Pires

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 11:15

Bom dia,

Aconteceu conosco isso segundo orientação recebido pela receita previdenciaria aqui de Porto Alegre, foi solicitado a nos que fizessemos um retificação com SEFIP no mes em questão.

Fizemos e depois de 30 dias o funcionario solicitou um no relatorio de contribuições e ja estava regularizado.

Sugiro que faça o mesmo.

Att.

André Pires
Consultor Financeiro
Elizabeth Rocha Nogueira

Elizabeth Rocha Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:05

Estou fazendo pela primeira vez a folha do micro empreendedor, e lendo o que os meus caros amigos escreveram, no meu caso preciso fazer a penas a folha de um funcionários e a minha duvida e que o gps tenho que tirar no sate da previdencia porque o que tirar pela sefip é um valor menor.E os codigos é 2100 e paga entidades?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:34

Elizabeth Rocha Nogueira Bom Dia;

Basta a Sra. voltar algumas páginas neste tópico e encontrara as respostas para seus questionamentos; Caso queira mais opiniões
Por favor realize uma busca em nossa base de dados;

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=folha+mei&siteurl=www.contabeis.com.br%2Fforum%2Ftopicos%2F65925%2Fconectividade-social-icp-sem-acesso%2Fm541742%23541742&ref=&ss=2552j2886080j9" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">[ clique aqui para pesquisar sobre folha de pagamento do MEI ];

(Regra 12) Antes de criar um Novo Tópico, faça uma busca pelo Fórum no campo Pesquisa.

Abraços

Att

Odilon Lordelo Junior

Odilon Lordelo Junior

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 junho 2013 | 23:18

Boa Noite Eduardo de Limas, desculpe - me se estou realizando um pergunta que já foi realizada no fórum.

Entendi bem sobre as informações que são geradas pela Sefip.

Gostaria de saber como gero a Guia do INSS referente a parte do empregado para posteriormente efetuar o pagamento?

rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 11:18

Acabei de fazer... Ai me gerou uma guia com os 11%( 8% do funcionário e 3% do patrão)...e tbém me gerou uma guia do FGTS que é os 8% recolhido do funcionário... tenho que pagar as duas? Ou como sou MEI pago so a GPS que é os 11% que informa no Portal do Empreendedor?

Gisele Nespolo

Gisele Nespolo

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 08:40

Bom dia Eduardo, que eu saiba não desconta nada na nota fiscal, o MEI vai pagar a DAS que é gerada no portal do MEI que todo mes é o mesmo valor e se ele tiver um empregado ele vai paga o INSS e o FGTS igual as outras empresas, só que no INSS ele terá um desconto, entre nesse link que vai te ajuda. http://aislanepinto.blogspot.com.br/2009/07/como-informar-o-empregado-do-mei.html

Gisele Nespolo
Jose Carlos de Oliveira

Jose Carlos de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 13:13

Olá colegas, minha duvida sobre MEI é a seguint: todos as informações que os colegas informaram, es´tão corretas, porém na minha GPS qdo eu envio pro sefip, ao imprimir a guia ele me traz o valor de outras entidades, não sei por que, pois eu deixo conforme me informaram:
- Optante simples não - (1)
- codigo pagamento GPS 2100
- FPAS 515
- FAP 1
- Terceiros ou outras entidades 0000
- empregador 20%
e na compensação 17%

Salario 904,00

quando gera o sefip
fica assim o GPS: Valor do Inss 99,44
outras entidades 52,43
TOTAL : 151,87

Está correto?
Me ajudem por favor. e muito obrigado!!!!

Paulo Cesar de Souza Ribeiro

Paulo Cesar de Souza Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 14:09

Srs. Boa tarde!

Fiz os recolhimentos com o código 2003 e paguei conforme SIMPLES NACIONAL (somente 8% da folha).
Alguém sabe como faço para trocar o código e pagar a diferença? (2003 para 2100)

Ou seja, paguei assim:
R$ 1000,00 * 8% = R$80,00
Quando o correto é:
R$ 1000,00 * 8% = R$ 80,00 funcionário
R$ 1000,00 * 3% = R$ 30,00 empresa (R$ 1000,00*20% = R$ 200,00 - compensação 17% = R$ 170,00)

Como proceder?

Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.
Sun Tzu

Atenciosamente
Paulo Cesar de S. Ribeiro
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 14:14

Boa tarde! Estou fazendo o INSS DE 13º de 3 empresas MEI. Estou com a seguinte dúvida: Eu jogo o valor da compensação normal? Porque quando jogo o INSS está saindo bem mais baixo e uma empresa está saindo com o INSS zerado.
Desde já agradeço!

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 14:48

Paulo Cesar, transmita uma nova gfip com os dados corretos, pois esta vai sobrepor a primeira, desde que o código de recolhimento seja o mesmo...
Apure a diferença do INSS e emita a guia através do site da receita.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Paula Lorrany

Paula Lorrany

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 12 dezembro 2014 | 09:50

Estou fazendo o INSS de 13º de MEI. A dúvida é: como calcular a compensação do INSS do 13º?
Estaria certo se eu pegasse o valor proporcional do 13º da empregada e jogasse 11%? isso seria o valor da compensação??

Alexsandro Alves

Alexsandro Alves

Bronze DIVISÃO 2 , Designer
há 10 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 00:35

olá, como MEI tem uma contribuição mta baixa junta ao INSS gostaria de aumentar esta.

Posso pagar o INSS a parte?
Posso me contratar na minha empresa MEI?

agradeço a ajuda.

att
alex

SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 12:20

Bom dia! Preciso muito de ajuda, uma empresa era ME e passou para Mei, como enviar a GFIP?
QUANDO ERA ME ERA ENVIADA DA SEGUINTE FORMA:

COD. REC.: 115

COD GPS: 2003

FPAS: 515

OUTRAS ENT.:

SIMPLES: 2

RAT: 0,00

FAP: 1

E AGORA COMO FICA SENDO MEI?

Visitante não registrado

há 10 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 12:25

Alane Soares ,

O MEI deverá declarar no Sistema de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (SEFIP) as informações relativas ao empregado, devendo preencher os campos abaixo relacionados, conforme o Ato Declaratório Executivo CODAC nº 49, de 08 de julho de 2009:

a) no campo “SIMPLES”, colocar “não optante”;

b) no campo “Outras Entidades”, “0000”;

c) no campo “Alíquota RAT”, “0,0”;

d) nos campos “Período Início” e “Período Fim” - informar a mesma competência da GFIP/SEFIP;

e) código no campo “Cód. Pagamento GPS”, informar o “código 2100”;

f) no campo “FAP” deverá ser preenchido com “1,00”.
http://www.informanet.com.br/

Diana Cavalcante

Diana Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:07

Bom dia.
Uma empresa MEI desenquadrada em Maio por opção do empresario(entra de socio- LTDA) só será LTDA em Janeiro do ano seguinte.
Enquanto isso, caso a empresa queira ter funcionários como ficaria? Questao de envio de GFIP, seus percentuais??

Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 3 maio 2016 | 16:40

Acompanhando

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 14:55

boa tarde,nobres colegas estou com uma duvida mei,devido fazer tempo que nao registro mais o mei.

salario minimo 880,00 x 8%= 70,40
880x3% = 26,40 patronal

a compensar no sefip 880x17%=149,60

valor da guia de fgts 70,40
valor da guia gps 96,80

caso esteja em desacordo me deem um auxilio grato.

Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 8 anos Sábado | 20 agosto 2016 | 18:55

Caros, estou com um problema na sefip do MEI referencia junho\\16. Houve uma rescisão e não gerou a guia do FGTS.
Já tentei mudar a modalidade do funcionário, mas o sistema não me permite.

Alguém poderia me orientar.

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
Página 6 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade