x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 13.867

Fui registrada sem minha Autorização

GABRIELA BEATRIZ SOARES DE SOUZA

Gabriela Beatriz Soares de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 3 anos Sábado | 6 junho 2020 | 12:13

Olá, gostaria de obter informações sobre como proceder no seguinte caso. Participei de um processo seletivo e passei em todas as etapas. Por fim, pediram cópias de alguns documentos como carteira de trabalho e número do PIS antes de iniciar o treinamento. No dia 18/05/2020 participei presencialmente do 1° dia de treinamento ao qual assinei apenas a lista de presença.  Contudo, por motivos pessoais tive que desistir da vaga, no dia seguinte comuniquei a profissional responsável pela inserção dos novos funcionários onde a mesma afirmou ciência. Passado alguns dias, verifique em meu aplicativo do FGTS que no dia 26/05/2020 fui admitida pela empresa. Como sou beneficiária do auxílio emergencial temi perder o benefício e entrei em contato com a mesma funcionária ao qual comuniquei minha desistência.  A mesma se prontificou a verificar meu caso mas sempre dizia que não estava mais na empresa e que iria verificar o que houve no dia seguinte, a mesma me indicou um e-mail para ex funcionários, mesmo entrando em contato através deste, nunca me retornaram. Após ir presencialmente a empresa e conversar  com um profissional da área  de treinamento de profissionais da empresa, o mesmo admitiu que o registro foi indevido e que os responsáveis pelas contratações  não estavam na empresa, pois, estavam trabalhando home office mas que iriam entrar em contato no mesmo dia. Esperei pelo retorno mas nada aconteceu. Apesar de nesse mesmo dia o meu contrato ter sido reiscidido, me senti lesada e mal atendida. Ninguém entrou em contato para me dar explicações. Minha carteira foi " manchada" com uma semana de trabalho inexplicada. Se o governo realizou análise dos meus dados na época em que estava vinculada com a empresa, posso ter perdido meu auxílio emergencial. Sem contar que precisei ir pessoalmente na empresa atrás de alguma resposta. Gostaria de saber quais são meus direitos nesse caso.
Att

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 07:44

Gabriela
Poderia lhe dizer "N" coisas , mas acredito que somente um advogado poderia lhe orientar adequadamente. Mas pessoalmente e como profissional , com experiencia, e provavelmente o advogado ira comentar o mesmo. Acredito apesar de sua indignação com o fato ocorrido, e preciso refletir também sobre as atitudes de ambas as partes, tanto sua como a da empresa contratante. O que ocorre e que o empregador tem um prazo reduzido para essas providencias, e com isso, os processos internos de registro tem que ser ágeis. e por vezes ocorre isso, se o prazo fosse maior tal fato não ocorreria.  Ao assinar documento qualquer um, leia o texto por completo, pois pode ter assinado a concordância com a assinatura naquela data (quase certamente), com isso todo seu pleito cai por terra. E se mover qualquer ação o prejuízo certamente sera seu, pois terá as custas (reclamação indevida). Nao estou afirmando ser essa situação, só estou alertando-a  que pode ser, portanto cuidado. Pois alem de ter a CP ( sujado como vc diz por ter uma semana só de assinatura. se tiver uma ação indevida vai piorar, seu perfil profissional), em futuras seleções. Em seu lugar estaria também chateado, com a ocorrência, entretanto, cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém.
Abraço forte, boa sorte, e reflita sempre em suas ações, para seu próprio bem, já fui operário, funcionário publico , professor e,, empresario, diretor de empresa  e agora sou idoso com muita bagagem de vida e de profissão, você e inteligente, procurou se orientar antes, a isso se chama cautela, parabéns.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
GABRIELA BEATRIZ SOARES DE SOUZA

Gabriela Beatriz Soares de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 08:57

Olá primeiramente muito obrigada por responder. Infelizmente conforme minha pesquisa não aconteceu apenas comigo, o que me deixou mais chateada foi a maneira com que fui atendida todo o tempo. Tenho certeza que não assinei o documento necessário para a contratação, é até mesmo um dos profissionais da empresa admitiu que não. Mas ok entendo seu ponto de vista ao tentar explicar como poderia ter ocorrido o equívoco. Talvez se o trato do meu caso tivesse sido mais prestativo não precisaria chegar a tais meios como este. Parabéns pela trajetória e obrigado mais uma vez.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 11:20

Gabriela Beatriz Soares de Souza

Na minha visão nada justifica o fato da empresa ter dado andamento a sua admissão dias após sua desistência da vaga.

Isso me parece mais desleixo e falta de organização da empresa....talvez a pessoa que vc comunicou a desistência nao tenha repassado a informação para a pessoa certa, ou tenha repassado de forma tardia após o seu questionamento ou se repassou o responsável esqueceu, enfim, muitas coisas podem ter acontecido, mas nada justifica o erro grotesco.

O certo nao era ter feito a "rescisao" e sim EXCLUIR sua admissão no sistema...dessa forma o registro na ctps digital vai sair.

Nesses casos é muito importante esse tipo de comunicação por escrito. Desde a sua desistência da vaga como todos os demais procedimentos que vc fez, assim tudo fica registrado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
GABRIELA BEATRIZ SOARES DE SOUZA

Gabriela Beatriz Soares de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 11:41

Olá Karina, meu obrigada por responder, infelizmente não fiz nenhum registro em documento de minha desistência,pois como me foi informado a admissão só seria feita na semana seguinte mediante assinatura dos candidatos. Então achei que  por não ter nenhum vínculo com a empresa não teria nenhum problema posterior. De fato, após ter ido presencialmente na empresa no mesmo dia eles fizeram a recisão, contudo o registro ainda permanece na minha carteira digital e eles ainda não entraram em contato comigo conforme haviam combinado. Eu questionei como eles conseguiram fazer minha admissão sem que eu tenha lido o contrato e assinado. Quem me atendeu disse que também não fazia sentido e que iria passar meu caso para quem fez minha contratação e essa pessoa entraria  em contato, infelizmente  ninguém entrou em contato até o momento. 

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 16:08

Gabriela Beatriz Soares de Souza

Tente ir la pessoalmente novamente e solicite a exclusão do seu cadastro, visto que vc não prestou serviço, então, mesmo que tenham feito a rescisão, o vinculo vai permanecer no sistema...como a admissão foi em maio, a folha ja foi fechada, então terão um pouco mais de trabalho pra acertar tudo e algumas empresas dão muitas desculpas pra não ter que refazer e até dizem que não é possível cancelar, mas é sim!

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.