Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 134

INSS - dúvida s/ recolhimento

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2020 | 10:24

Bom dia pessoal, estou aprendendo s/ departamento pessoal e estou com uma dúvida que me perguntaram;

Acho que é uma dúvida boba, mas se puderem..


Dois funcionários registrados em CEI,
Salário empregado (1) R$ 3.240,00
Salário empregado (2) R$ 1.420,00

INSS DESCONTADO EMPREGADO 1 - 312,56
INSS DESCONTADO EMPREGADO 2 - 112,13

Guia INSS Empregados INSS R$ 424,65
Outras entidades R$ 125,82
TOTAL GUIA GPS R$ 550,47

FGTS TOTAL DOS FUNCIONÁRIOS R$ 372,80

Isso é o que a CEI paga.

Pois bem, minha dúvida;

O cei não teria que pagar a parte dele no INSS, essas guias acima são apenas os descontados do INSS pelos empregados, certo? ?
E o INSS Patronal, entra nisso?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2020 | 11:39

Rogério, bom dia.
A parte do EMPREGADOR e o pro labore, então precisa verificar junto ao sistema de folha se a pro labore, se positivo, então ao importar para a SEFIP, esse também irá, ok.
O valor descontado a tituto PATRONAL e da empresa pessoa JURIDICA/CEI, ok...

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2020 | 12:34

Carlos e Ivan,

Obrigado por responderem, mas continuo na dúvida nessa questão básica, peço desculpas por isso;

Carlos:
A CEI não tem pró labore, portanto não haverá parte da empresa nos recolhimentos dos funcionários? Em"Outras atividades" que é usado o percentual de 2,7% do total dos salários que seria a parte da empresa ou não tem nada a ver??

Ivan:
A CEI é produtor rural;

Veja bem, o INSS Patronal é recolhido em cima da folha de pagamento, empresas do simples(exceto anexo IV), as guias já são automaticamente calculadas na apuração do PGDAS.