x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 490

Erro na rescisão , funcionário pediu demissão , RH fez como demissão sem justa causa .

Jesebel de marchi

Jesebel de Marchi

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Enfermagem
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 13:18

Um funcionário pediu demissão , estava cumprindo aviso , por já ter encontrado o substituto para o mesmo o setor solicitou o desligamento , vinte dias antes do fim do aviso . 
Solicitamos a presença dele no DP da empresa , ele mesmo viu que a rescisão estava como demissão e questionou o nosso funcionário , algumas vezes o porque da demissão , sendo que ele realizou a carta de pedido . Detalhe o  aviso de desligamento ficou com data de um dia antes da solicitação dele . 
Após ele ter assinado e recebido em conta , algumas horas depois o funcionário , foi informado do erro que ele havia cometido , propôs ao funcionário delisgado a devolução , ele informou que já não tinha a quantia disponível , o funcionário propôs que ele devolva a multa  do FGTS e o FGTS para cobri o valor , o mesmo informou que e adepto ao saque aniversário , só sacara a multa , e poderia devolver sem problemas , porém ainda ficaria o valor de 4,500 reais negativo , ele não aceita parcela o pagamento do restante , alega que questionou , e o funcionário do DP , afirmou que a empresa decidiu demitir ele  . Cabe uma ação contra o funcionário demitido ? Tem alguma forma de fazer ele devolver sem estar fora da lei ?

Jéssica Martignago Ferreira

Jéssica Martignago Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Agente Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 13:50

Boa tarde Jesebel, 

 Nesse caso a empresa terá que arcar com os custos desse erro cometido pelo funcionário do RH.
O funcionário que pediu a demissão não tem obrigação nenhuma de devolver qualquer valor, e sugiro não tentar isso. 
Pois isso pode dar mais problemas ainda.  

Jesebel de marchi

Jesebel de Marchi

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Enfermagem
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 14:09

Infelizmente já tentaram , tanto por msg , quanto pessoalmente , orientei a mesma coisa , foi sugerido até ele dar as parcelas do seguro desempregado .
E ameaçaram tbm de ação , sou estudante de direito , nunca tinha visto algo assim ocorrer em uma rescisão , e quando ocorrer esses erros geralmente o RH não dá continuidade , pois sabemos que acarreta problemas maiores .

KATIA VIEIRA

Katia Vieira

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 3 anos Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 14:28

JESEBEL

Ao meu ver a empresa tem que arcar com a situação, ate mesmo que em uma possível ação trabalhista será visto o que é mais benéfico ao funcionário.

Portanto, deixaria como dispensa até mesmo por conta dessas tentativas por mensagens ou até outros meios por parte da empresa solicitando a "devolução do valor usando das parcelas do Seguro Desemprego" isso não existe, e fora que o funcionário ja esta muito bem documentado contra a empresa.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.