x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 56

acessos 78.593

SERO - Serviço Eletrônico para aferição de obras

Sabrina de Souza

Sabrina de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 7 junho 2021 | 16:25

Alguém já fez encerramento de obra por aferição, utilizando o sistema SERO? 
Estou com duvidas, pois sempre finalizei as obras pela DISO, mas o valor da guia não era tão alto comparado ao novo sistema SERO.
O chat da Receita não responde sobre o SERO, apenas no fale conosco da Receita.
Se alguém tiver alguma experiência e quiser compartilhar, agradeço!  =)

Supervisora de Departamento Pessoal
FERNANDA BOTELHO

Fernanda Botelho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 25 junho 2021 | 10:23

Bom dia...
Consegui estudar e entender o calculo através de uma obraque eu fiz...
 Vou demonstrar aforma que esta sendo calculado:
 
Área Total da obra: 145,64
Agora não informa mais garagem e varanda... Até 1.000,00 vcpaga sobre 89% (área de equivalência) da área...
145,64 x 89%= 129,62
 
o valor do metro agora é VAU que no caso dessa obra, em06/2021 esta no valor de 2.098,02
Então: 129,62m x 2.098,02 = 271.945,35 (Custo da Obra pordestinação)
 
Agora se é obra de alvenaria, independente da quantidade dobanheiro e tamanho é 20%
então: 271.945,35 x 20% = 54.387,07
 
Com base na metragem da obra, você vai encontrar o FatorSocial:
ate 100m - 20% - de 101 ate 200m - 40% - de 201 a 300m - 55%
de 301 a 400m - 70% - acima de 401m - 90%
 
então: essa obra tem entre 101 a 200m
54.387,07 x 40% = 21.755,63
 
Encontrei a base de calculo para chegar no valor devido 21.755,63x 36,8% = 8.006,07

Rita Corte

Rita Corte

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Terça-Feira | 29 junho 2021 | 17:49

CAROS BOA TARDE! AUXILIAVA VARIOS CONTRIBUINTES NAS REGULARIZAÇÕES , NORMALMENTE PESSOAS FISICAS. PROBLEMA SE DEU NA MUDANÇA PARA SERO, E EXTINÇÃO DA DISO,  NA MAIORIA DAS VEZES, PARA CRIAR CNO NÃO ESTA APARECENDO NUMERO DA CEI OBRA ANTIGA, COM ISSO NÃO SE CONSEGUE VINCULAR NUMERO CNO A CEI, ESTE ALGUMAS VEZES TEM NOTAS EMITIDAS, E OUTRAS TEM INCLUSIVE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE OBRA, NO QUAL IMPOSTO JA TERIA DECADENCIA. FAZENDO POR AFERIÇÃO , E NÃO VINCULANDO ALVARA E CVCO, DATA FINAL DE OBRA SERIA DIA DECLARAÇÃO SERO,  AO FINAL CONTRIBUITE TERIA PAGAR INTEGRALMENTE, SEM LEVAR EM CONTA A CONCLUSÃO DE OBRA ISSO? ALGUEM TEVE EXITO NESTE CASOS? FIZ DIVERSAS CONSULTAS CHATS RECEITA MAS SÃO INCLUSIVAS.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 29 junho 2021 | 18:03

Isto mesmo pessoal. Houve mudanças, principalmente para as pessoas jurídicas.
Antigamente o pagamento era escalonado. Até 100m² pagava 4% do cálculo da mão de obra, 200² era 8% e assim por diante.
Agora acabou esse escalonamento. Todas as áreas pagam 20% sobre o cálculo da mão de obra, na pessoa jurídica.
Pessoa física ainda tem um abatimento, e os valores ficaram quase iguais aos do DISO.

APARECIDA MOTA
FERNANDA BOTELHO

Fernanda Botelho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 30 junho 2021 | 08:25

Bom dia Rita...

Eu fiz um de decadência total, mas não fui em criar o CNO e vincular o CEI. Apenas atualizei o CEI, porque o CEP da minha cidade mudou, ai esse CEI já aparece como CNO pra mim.
Tenta dessa forma, as vezes da certo pra você também.

Rita Corte

Rita Corte

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Quarta-Feira | 30 junho 2021 | 09:51

Cara Fernanda Botelho,

Como vc atualizou CEP da CEI? Eu não consigo mais abrir link da diso, qual endereço? grata  ,.


Carlos, sobre sua pergunta se pode ser feito SERO, sem Habite-se( atual CVCO), sim pode , é por aferição , data inicio da obra , inicio alvara, CEI e ou CNO, se já tem cadastrada. Data Final data preenchimento, já tinha esta orientação na DISO DE OBRA, teve enxurrada de notificações para entregar DISO , e alguma pessoas não conseguiam conclusão obra por entraves , ambiental, adequação outros... Receita aceitava com data final preenchimento DISO. espero ajudar , fico a disposição.

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 30 junho 2021 | 10:26

Rita Corte

Obrigado pela resposta! preciso da CND para averbação no Cartório e não queria ter que esperar o Habite-se para depois entrar com o pedido de CND. Meu Habite-se está parado há 1 mês na Prefeitura, se eu puder adiantar a CND, quando tiver o Habite-se já vou direto pro Cartório. Rita Corte

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 2 julho 2021 | 10:06

Bom dia

Estou fazendo uma aferição por contabilidade regular e estou com dúvidas neste novo sistema SERO.

Concluí a aferição clicando no botão "Concluir e enviar DCTF". Como não tem pendências por ser contabilidade regular (vi no relatório de diagnóstico, para a obra em aferição, a seguinte mensagem: "Não foram detectadas pendências/exigibilidades suspensas para esse contribuinte nos controles da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional")

Minha dúvida é o que devo fazer a partir de agora para obter a CND já que consultando a "Aferição", a situação da aferição aparece como "Concluída" e a situação da CND aparece como "Não existe Liberação ou CND ativa".

O que devo fazer? Esperar algum retorno da Receita Federal ou está faltando algum procedimento da minha parte???

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Sábado | 3 julho 2021 | 08:57

Este é o site para emitir a Certidão Previdenciária:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidaointernet/OBRA/Emitir

Coloque o número do CNO e acrescente 001 (O número CNO-Aferição deve ser informado incluindo-se os 15 dígitos numéricos)
Oculto - 001

APARECIDA MOTA
FERNANDA BOTELHO

Fernanda Botelho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 6 julho 2021 | 08:31

Bom dia Rita

Eu faço pelo e-cac. .. Vou em cadastros e na opção CNO, vou na opção inscrever ou alterar. La vai aparecer o CEI que a pessoa tem, clico no numero do CEI e vou editando os dados. Depois que eu salvo, ele fica como CNO.

SINARA CRISTINA DIAS

Sinara Cristina Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 9 julho 2021 | 14:45

Tenho que fazer um calculo no sero habite-se area de 250,60, só que 200,6 m2 está no periodo decadente. Teria que calcular a diferença de 50 m2. Como faço o lançamento no Sero.
Me orientaram a fazer o sero no periodo decandente e depois do acrescimo. Mas será que faço com o mesmo numero do CNO  ou crio um novo?

FERNANDA BOTELHO

Fernanda Botelho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2021 | 08:14

Sinara

Bom dia... Tive duas obras assim e a Receita me explicou o seguinte:

Com o mesmo numero de CNO você vai fazer duas aferições, mas só pode fazer uma aferição por mês, então, por exemplo:
no mês de agosto você vai fazer uma aferição parcial informando a área decadente, data de final da obra com data de 31/12/2015.
assim que virar o mês você vai fazer a aferição com a área que falta, ai você coloca data de inicio da obra dia 01/01/2016 e coloca na data final da obra, a data do habite-se.

Dessa obra você vai ter duas CND, uma com a área decadente e uma com a área que teve recolhimento.

SILVERIO

Silverio

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 16:43

Boa tarde, prezados colegas.

Preciso fazer uma SERO de pessoa física e a prefeitura ainda não liberou o habite-se tenho uma notificação de lançamento do ISS que a prefeitura enviou, minha pergunta posso utilizar a data dessa notificação (retroativa) como data fim do período de aferição ou terá que ser com data atual?

VANDA

Vanda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 2 anos Terça-Feira | 14 setembro 2021 | 16:52

Boa tarde ! Como regularizar uma obra em que o proprietário já faleceu ? Esclareço que não possuo a senha GOV e que o celular cadastrado para recuperação de senha foi desabilitado e para recuperar a senha tem que enviar selfie com o documento proximo ao rosto (o que também é impossível, pois a pessoa faleceu). Como fazer esta aferição de obra ?
Me ajudem por favor

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2021 | 09:11

Rita Corte
Pela sua postagem, entendi que pode ser feito o SERO, mesmo sem a obtenção do habite-se. 
Isso é bom, porque, no meu caso que é a construção de um prédio comercial, é uma forma de, com a aferição dos valores devidos, podemos obter a CND antes do habite-se. A prefeitura comunica à RF a concessão do alvará e também a concessão do habite-se. Será que a transmissão do SERO antes da prefeitura comunicar a RF o habite-se, não haverá empecilho para o processamento do SERO?
Assunto novo, estamos com muitas dúvidas.  

Alexandre Paffi

Alexandre Paffi

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 14:57

Gente me deparei com tudo isso rsrsrs
Me ajudem!
Estou auxiliando meu chefe da obtenção da certidão mas pelo que entendi temos que aferir a obra no e-cac.
Alguém tem o passo a passo para fazer todo esse processo?
No site que eu estava avaliando se fala em DCTF!!! Ele é pessoa fisica, não entendi...

Se puderem me ajudar eu agradeço muito!

abs

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Nataíse Fátima Nunes de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2021 | 16:43

Nesta live tem algumas explicações interessantes: https://www.youtube.com/watch?v=HVd1WKTT_e4
No Instagram, tem a Lu Contadora, ela dá várias dicas também, e na próxima semana ela disponibilizará 3 aulas gratuitas para orientar o pessoal.

Tudo muito novo.....fiz uma de empresa do Simples e uma Pessoa Física, mesma metragem, o valor da PF ficou um pouco maior.
Acredito que seja por não ter GPS para abater.
A vantagem da empresa do Simples é que não terá a parte patronal do INSS.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.