x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 37.845

eSocial Doméstico não exige mais PIS nem CTPS, como fica o FGTS?

Alecio

Alecio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 27 julho 2021 | 09:40

Bom dia pessoal.
Alguém já leu a respeito, nesta atualização de Julho/21 o eSocial Doméstico foi atualizado, não exigindo mais o PIS nem a CTPS do trabalhador.
Mas a dúvida que fica é sobre o FGTS, como que será gerado o número para recolhimento, e no caso de rescisão como será feita?
Ao pagar a Guia, pra onde vai o FGTS? Como que a doméstica irá sacar o FGTS sem ter o número do PIS?
Posso estar me precipitando mas, gosto de estar precavido com essas situações. Alguém já leu algo a respeito?
Segue o link do eSocial com a novidade:
www.gov.br

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar."
Flaviane Santiago

Flaviane Santiago

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 6 abril 2022 | 16:07

Olá!!
Estou com um problema parecido. O meu ainda é bem pior, porque o Pis da Empregada Doméstica estava errado, o Pis inserido no E-social era o Pis da filha dela. Soubemos dessa informação quando ela foi na caixa sacar o FGTS. Após já ter encerrado o vinculo. Ela tem 90 dias para dar entrada no seguro, já estou a 56 dias buscando resolver o problema e nada. A caixa fica empurrando o problema para mim. E como se não bastasse esse problema, quando ela foi contratada colocaram como tipo de contrato prazo determinado, e ao ser encerrado foi encerrado o vinculo por prazo determinado, opção termino do contrato. Gerou o código 04 para a caixa, eles após unificação do PIS liberaram o valor para saque, mas quando ela foi dar entrada no seguro desemprego não pode solicitar, tive que excluir a rescisão e todos os eventos posteriores ao do cadastro do contrato e retificar, e refazer tudo de novo, gerando as movimentações corretas. Mas quando ela vai na caixa sacar a multa rescisória continua o código 04. E por consequência não consegue dar entrada no seguro. Preenchi um formulário RDT para exclusão da movimentação, e enviei para a ouvidoria, porque na caixa eles não querem realizar o procedimento, toda vez que vai lá, eles colocam um empecilho.  Alguém já vivenciou algo parecido, que possa me dizer o que fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.