Cristian Melo Ragazzon
Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos HumanosColegas, normalmente eu ajudo.. mas desta vez vim pedir ajuda ^_^..
Analisando a LGPD em seus detalhes, me surgiram algumas dúvidas, e queria ver como você estão atuando para contorna-las...
01° A lgpd não se resume a isso, mas um bom modelo de consentimento é crucial. Eu estou personalizando um modelo onde o colaborador autoriza o uso de seus dados para os devidos fins ( me refiro ao RH e DP ).. porém este termo deve ser assinado antes da coleta de dados para admissão, certo? ok.. mas o armazenamento deste termo, deve ser feito juntamente com os demais dados ( cpf, rg, etc.. ), ? Eu utilizo domínio, e no sistema não existe ainda, um local para arquivo deste termo que deverá ser assinado. ( o que nos derruba pois usamos praticamente tudo digital, apenas o termo vai ter necessidade de assinatura. ).
02° tendo em vista que vai ser assinado pelo empregado, permitindo a empresa.. também teremos um termo da empresa X contabilidade ( eu ).. que me autoriza ao uso dos dados deste 3° que é colaborador. Então teremos 2 termos de autorização distintos, correto ?
03° no caso da lei , a parte a qual cita a exclusão de dados e manuteção.. temos por lei, a obrigação de definir o tempo ao qual manteremos os dados, e tambem, se solicitado, excluir quando for o caso estes dados. Pergunto, com poderemos excluir estes dados, já que após transmissão de DCTF, Esocial e etc.. fica impossível a exclusão dos dados usados nesta transmissão ( como pis, cpf e nome no re ou esocial ) ?
04° o esocial é uma forma de "banco de dados" , e ele armazena estes dados em seu banco.. nãoé respondabilidade do escritório, já que é do governo, correto ?
Agradeço a ajuda.. e agradeço quem puder compartilhar ideias, sugestões ou dicas. Estou meio perdido na interpretação, e pelo que estudei e pesquisei, vi que realmente muitos estão devido a falta de sistemas que atendam o que é necessário.
https://www.youtube.com/channel/UCMHdG7-ok2YSPdhMaRxrU6g/videos?view_as=subscriber https://www.instagram.com/rh_facilitado/