x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 148

Aviso Prévio Interrompido pelo Empregado

Larissa Gabriele Ferreira Carneiro

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Telemarketing
há 4 semanas Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 13:52

Olá, minha dúvida é a seguinte:
No dia 19/08/21 realizei o pedido de demissão por meio de uma carta escrita à mão, a moça já me informou que a partir do dia 20/08 já iria começar a contar os 30 dias de aviso prévio, pois eu havia escolhido cumprir. No dia 09/09 eu fui até o Rh e pedi para interromper o aviso prévio devido há alguns problemas pessoais, foi escrito a mão na mesma carta e a moça me entregou um papel para retornar no dia 28/09 para assinar a rescisão e dar a baixa na carteira. 
Na metade da semana passada entrei na minha carteira digital para conferir algumas datas e verifiquei que foi dada a baixa na digital dia 09/09 (dia que interrompi o aviso), mas a moça falou que esses faltantes do aviso prévio contariam como falta, não fui informada de nada. 
Minhas dúvidas são:
1- está correto dar a baixa no dia 09 ou teria que ser dada no último dia que seria para cumprir o aviso já que esses dias iram contar como falta? 
2- pode levar tanto tempo assim para assinar a rescisão? (Até hoje 23/09 não caiu nenhum valor na minha conta) 
3- tem algo sobre isso que ocorreu que eu deva saber para cobrar quando for até a empresa assinar a rescisão? 

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 semanas Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 14:03

Larissa Gabriele Ferreira Carneiro, boa tarde.

1- está correto dar a baixa no dia 09 ou teria que ser dada no último dia que seria para cumprir o aviso já que esses dias iram contar como falta? 
Num pedido de demissão a empresa pode: 1) te dispensar do aviso, 2) solicitar que cumpra o aviso ou 3) caso você não desejar cumprir, descontar o aviso de você.

Como você optou por cumprir e depois pediu para interromper, ouve uma mescla dos itens 1 e 2. Se a empresa deu baixa na sua CTPS dia 9, então quer dizer que o restante ela te dispensou de cumprir. Mas se ela disse que vai descontar como falta, então quer dizer que ela supostamente vai fazer a rescisão na data fim do aviso normal, que provavelmente foi dia 19/09 (30 dias) e descontar os dias que você não foi. Ou é um, ou é outro.

2- pode levar tanto tempo assim para assinar a rescisão? (Até hoje 23/09 não caiu nenhum valor na minha conta)
A empresa tem 10 dias para realizar o pagamento das verbas rescisórias. Se a data da rescisão foi dia 9, então já está fora do prazo. Se for dia 19, então ela tem até dia 29 para realizar esse pagamento.

3- tem algo sobre isso que ocorreu que eu deva saber para cobrar quando for até a empresa assinar a rescisão? 
Acho que você precisa observar mesmo a data final da sua rescisão, pois como respondi nas perguntas a cima, ela é um fator determinante para o cálculo e prazo para pagamento das suas verbas rescórias.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

Larissa Gabriele Ferreira Carneiro

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Telemarketing
há 3 semanas Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 16:51

Olá, agradeço imensamente. 
Me despertou mais algumas curiosidades:

Mas se ela disse que vai descontar como falta, então quer dizer que ela supostamente vai fazer a rescisão na data fim do aviso normal, que provavelmente foi dia 19/09 (30 dias) e descontar os dias que você não foi. Ou é um, ou é outro.
Neste caso, se foi dada a baixa dia 09/09 a data para rescisão precisa ser está, ou não? Caso nos papéis conste a data de 19/09 que seria o último dia, o correto seria a baixa em tal data pois contaria mais dias na carteira correto? 

A empresa tem 10 dias para realizar o pagamento das verbas rescisórias. Se a data da rescisão foi dia 9, então já está fora do prazo. Se for dia 19, então ela tem até dia 29 para realizar esse pagamento.
Amanhã dia 28/09 irei até a empresa assinar os papéis da rescisão, caso conste realmente dia 09, quais direitos terei e poderei cobrar? 

Atenciosamente!!

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 3 semanas Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 17:24

Larissa Gabriele Ferreira Carneiro, boa tarde.

Neste caso, se foi dada a baixa dia 09/09 a data para rescisão precisa ser está, ou não? Caso nos papéis conste a data de 19/09 que seria o último dia, o correto seria a baixa em tal data pois contaria mais dias na carteira correto?
Sim, a data da baixa tem que coincidir com a data da rescisão.

Amanhã dia 28/09 irei até a empresa assinar os papéis da rescisão, caso conste realmente dia 09, quais direitos terei e poderei cobrar?
Caso eles ainda não tenham realizado o pagamento, você terá direito a uma multa a seu favor, conforme Art. 477, § 8º da CLT, equivalente a um salário seu.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.