x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 83

acessos 109.122

ALTERAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TRIBUTARIA ESOCIAL

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 26 outubro 2021 | 21:59

Boa noite,

Estou com o mesmo problema já tentei de tudo e não consigo alterar, estou bem preocupada pois está gerando uma valor enorme de contribuição patronal indevida para a empresa.

Por favor se conseguir, alguma informação avise aqui.

"Assuma consigo mesmo o compromisso de estar sempre melhorando." (H.Jackson Brow Jr.)
Anna Laura Faleco Rodrigues Polato

Anna Laura Faleco Rodrigues Polato

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 09:24

Carolina, consegui!

tive que reabrir e excluir do sistema todas as folhas de pagamentos e números de recibos das mesmas, entrar no portal do e-social, ir na parte da folha, excluir manualmente funcionário por funcionário a remuneração e o pagamento de todas as folhas enviadas. Após fazer isso, consegui fazer a alteração para 01.
Depois fechei tudo novamente no sistema e enviei tudo ao e-social.

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 20:08

Oi, Anna!

Consegui também, ufa! Muito obrigada por compartilhar a tua resolução do problema! Foi de extrema valia pra mim!!

"Assuma consigo mesmo o compromisso de estar sempre melhorando." (H.Jackson Brow Jr.)
Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2021 | 11:02

Bom dia, Ana!

Vou te passar um passo a passo que nosso sistema contábil enviou que se eu tivesse visto antes tinha me facilitado a vida.

S-1000 - Retificação da classificação tributária da empresa[/url]
A partir de 25 de outubro de 2021, foi implantada uma nova regra no evento S-1000, citada nessa nota. No item “d” da REGRA_INFO_EMP_VALIDA_CLASSTRIB_NATJURID, é estabelecido que “somente será possível alterar classificação tributária de empregador PJ se, no período de validade do novo evento S-1000, as folhas estiverem abertas e não existir evento S-1200 a S-1280, S-2299 ou S-2399”.A partir dessa configuração, caso o empregador precise retificar uma classificação tributária de referências passadas, é necessário reabrir todas as folhas e excluir todos os eventos periódicos. Essa dinâmica tem causado insegurança nos escritórios de contabilidade que receiam excluir eventos, que foram cumpridos dentro dos prazos, a autoridade fiscal entender que o prazo foi perdido e aplicar penalidades. Assim, foi solicitado que se voltasse ao modelo anterior, em que a retificação dos eventos já bastava para que a alteração fizesse efeito.Segue abaixo o roteiro com os passos a serem seguidos, quando retorno do portal a seguinte ocorrência:Tabela de conteúdo
S-1000 - Retificação da classificação tributária da empresa1. Primeiro passo: Conferir os meses que estão fechados2. Segundo passo: Reabrir as competências3. Terceiro passo: Aguardar o retorno do S-12984. Quarto passo: Pelo pacote 05341, listar todos os eventos de pagamento5. Quinto passo: Enviar o evento de exclusão de todos os pagamentos6. Sexto passo: Agora é a vez dos eventos de remuneração7. Sétimo passo: Enviar a retificação do S-10008. Oitavo passo: Reenviar todos os eventos1. Primeiro passo: Conferir os meses que estão fechadosConferir quais meses foram enviados o fechamento S-1299, acessando pelo pacote [url=https://wiki.jbsoft.com.br/tiki-index.php?page=Form05341]05341-Gerenciamento de eventos do eSocial (mensageria).

Para isso, indica-se que no campo "Evento" o S-1299 e no campo período, pode se abranger todo o período de cálculo. Neste exemplo, foi informado de 01/01/2021 até 31/10/2021.
2. Segundo passo: Reabrir as competências[/url]Acessar o pacote [url=https://wiki.jbsoft.com.br/tiki-index.php?page=Form05049]05049-Cálculo de folhas ou 05283-Geração de eventos para o eSocial, enviar o evento S-1298-Reabertura dos Eventos Periódicos, para cada um dos meses listados no primeiro passo.
3. Terceiro passo: Aguardar o retorno do S-1298[/url]É preciso, aguardar os eventos de reabertura retornarem ok, para poder continuar com o próximo passo.
4. Quarto passo: Pelo pacote 05341, listar todos os eventos de pagamento[url=https://wiki.jbsoft.com.br/tiki-index.php?page=classificacao_tributaria_nao_permitida#Quarto_passo:_Pelo_pacote_05341_listar_todos_os_eventos_de_pagamento]
Acessando pelo pacote 05341, irá listar todos os eventos de pagamento, indicando no campo "Evento" o S-1210.

Lembrando de abranger no período, todos os meses com eventos de remuneração e pagamento enviados.
5. Quinto passo: Enviar o evento de exclusão de todos os pagamentos[/url]Agora é necessário enviar os eventos de exclusão de todos os eventos S-1210, listados.

Até que a opção de exclusão em lote, não estiver implementada, é necessário clicar sobre cada evento e selecionar a opção "Enviar evento de exclusão".
6. Sexto passo: Agora é a vez dos eventos de remuneração[url=https://wiki.jbsoft.com.br/tiki-index.php?page=classificacao_tributaria_nao_permitida#Sexto_passo:_Agora_a_vez_dos_eventos_de_remunera_o]
No pacote 05341, listar os eventos de remuneração S-1200, S-2299 e S-2399.

Pode acessar a pesquisa do campo "Eventos", marcar os eventos a serem listados.

Vamos excluir essa lista.

Até que a opção de exclusão em lote, não estiver implementada, é necessário clicar sobre cada evento e selecionar a opção "Enviar evento de exclusão".
7. Sétimo passo: Enviar a retificação do S-1000[/url]Quando todos os eventos (S-1298, S-1210, S-1200, S-2299 e S-2399), tiverem sido excluídos, então, poderá ser enviado o evento de retificação do S-1000, com a classificação tributária correta.8. Oitavo passo: Reenviar todos os eventos[url=https://wiki.jbsoft.com.br/tiki-index.php?page=classificacao_tributaria_nao_permitida#Oitavo_passo:_Reenviar_todos_os_eventos]S-1000, retornou com status "201", reenviar novamente todos os eventos excluídos.

Acesse o pacote 05049-Cálculo de folhas ou 05283-Geração de eventos para o eSocial, mês a mês e reenvie os eventos: S-1200, S-1210.

Lembrando que para enviar os eventos de desligamento S-2299 e S-2399, é pelo pacote 05283-Geração de eventos para o eSocial ou pelo 05079-Cálculo rescisório.

Acessar o pacote 05379-Espelho da DCTFWeb, confere se o total da contribuição previdenciária dos segurados está sem diferenças.

Estando sem diferença, podemos enviar o fechamento (S-1299) novamente.Jb Software

"Assuma consigo mesmo o compromisso de estar sempre melhorando." (H.Jackson Brow Jr.)
Lucivan Rocha França

Lucivan Rocha França

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2021 | 22:14

Boa noite, pessoal!
Estou tentando alterar a lotação tributária no portal, fiz exclusão da folha e não conseguir alterar. Será se no sistema (uso domínio) criando uma nova vigência com a classificação tributária correta (01), passa ? Alguém já tentou?

Lucivan Rocha França
Senhor do Bonfim - Bahia.
074 9198-2727
Auxiliar Contábil
ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 31 outubro 2021 | 20:13

Boa noite Ana, executei esse procedimento! maravilha, até consegui alterar 02 para 01 - Minha dúvida é , Vai gerar a guia de INSS de 11% de Pro-Labore?

Obrigado, 

Antonio Carlos

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Átila Ferraz

Átila Ferraz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 31 outubro 2021 | 21:09

Quem estiver fazendo direto no e-social e o problema persiste mesmo depois de abrir e excluir as remunerações, verifique se teve alguma rescisão no período (lembrando que os eventos não periódicos já estavam obrigados antes).
Caso positivo, deve exclui-los em Gestão de empregados, alterar a classificação tributária e refazer o evento de rescisão.

Átila Ferraz
Contabilidade.
Thiago Chazan

Thiago Chazan

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2021 | 15:13

Pessoal,

Eu também quebrei a cabeças, mas consegui.

É necessário reabrir as folhas, e excluir as remunerações e os pagamentos, de todos os funcionários,.

Fight the good fight
Luciana Brazil

Luciana Brazil

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 12:03

Bom dia João Marcos,


estou com o mesmo problema por fazer a folha dentro do proprio sistema e nao conseguir fazer essa alteração, estou desesperada. Obrigada pela atenção.

Lucivan Rocha França

Lucivan Rocha França

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 22:08

Pessoal!
Conseguir, não enviei nada referente a competência 10/2021, fui no cadastro eSocial da empresa, fui em incluir "10/2021" na classificação tributária, coloquei 01 e passou, salvei, fiz os cálculos da folha e enviei o eSocial e deu certo. 

Lucivan Rocha França
Senhor do Bonfim - Bahia.
074 9198-2727
Auxiliar Contábil
JJJJJJ

Jjjjjj

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 15:35

Estou a quase uma semana nessa luta, tudo indica que é erro do sistema, estive conversando com uma moça que trabalha no eSocial e ela disse que se for entrar no histórico e incluir nova validade NÃO SIGNIFICARÁ RETIFICAÇÃO, mas sim alteração a partir daquela data, tirem print da tela e envie pro eSocial, liguem também pra lá, para eles verem que esse erro não é isolado de uma pessoa. Quem tiver alguma novidade poste aqui pra nós.

Luiz Antonio de Andrade

Luiz Antonio de Andrade

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2021 | 16:25

Pessoal
Estou com o mesmo problema
Meu suporte orientou a excluir todas as competencias enviadas excluindo os eventos s-1200 a s-1280 , s-2299 ou s-2399
Apos alterei a classificação tributraria para 01
Reenviei todas as folhas de 05/2021 a 10/2021
No e-social foi alterado a classificação tributaria para 01
No entanto , na DCTFWEB ainda consta como 02 e a guia sai com valores de cota patronal.
Tambem nao sei mais oque fazer aqui
Suporte está lotado , nao estao conseguindo dar conta dos chamados
Estamos a deriva

Lucivan Rocha França

Lucivan Rocha França

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2021 | 17:03

Luiz, 
Conseguir, não enviei nada referente a competência 10/2021, fui no cadastro eSocial da empresa, fui em incluir "10/2021" na classificação tributária, coloquei 01 e passou, salvei, fiz os cálculos da folha e enviei o eSocial e deu certo. 

Lucivan Rocha França
Senhor do Bonfim - Bahia.
074 9198-2727
Auxiliar Contábil
Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 6 novembro 2021 | 19:23

boa noite pessoal.
uma empresa no Simples Nacional, sem empregados tem somente 02 socios com pro-labore.
informei a remuneração dos 2, encerrando a folha  e transmitida.
no recibo dá MSG de advertencia codigo 202.
dizendo : o trabalhador sem vinculo consta na base de dados mas não foi informada a remuneração., categoria 723.
já vi que um deles está 2 vezes no cadastro.
como fazer para excluir este sócio e o CPF , que consta 2 vezes, não consegui .

obrigado a todos que puderem ajudar.


 

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.