x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 60.206

Tenho 2 Números de Nit/Pis um Principal e outro Secundario

Thayná Munhões

Thayná Munhões

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 09:24

Bom dia

Você deverá ir na caixa fazer a regularização, unificando os dois.

1) No futuro eu posso ter algum problema por ter numero de nit principal e secundário? Sim, pode, tanto para comprovações, benefícios relacionados a caixa etc... 
 
2) Eu sempre trabalhei na mesma empresa, um dia quando eu trabalhar em outra empresa, não corre o risco da nova empresa me cadastrar no numero de Pis antigo que consta na carteira de trabalho e não no novo que é o principal? Pode acontecer, por conta disso se deve fazer a unificação dos números. 

Se dirija a caixa econômica com seus documentos, explique a situação e peça a unificação.

Thayná Munhões
Thayná Munhões

Thayná Munhões

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 13 abril 2022 | 08:42

Então, não isso não é a unificação, a unificação junta todos os vínculos do pis a um só número e só um passa a ser o que você irá utilizar, ela unifica os dois em um só deles, não deixa os dois ativos, para que não haja divergências. 
Volte lá e explique essa historia antiga também pois foi feita de forma incorreta. 
Felipe

Thayná Munhões
silvia cristina bueno

Silvia Cristina Bueno

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 18 abril 2022 | 17:43

Boa tarde Felipe, 

Ao fazer a unificação do PIS, o funcionário passa a ter somente UM numero ativo, não existe PIS secundário. 
Você pode ir até uma agencia da CAIXA, setor FGTS e pedir a atualização do cadastro NIS, levar teus documentos pessoais. 

Há como fazer pelo site da Caixa, no conectividade social > cadastro NIS onde é acessado com o certificado digital da empresa. 
Normalmente quem acessa esse portal é a contabilidade, mas é uma alternativa que você pode tentar. 

Thayná Munhões

Thayná Munhões

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 10:09

Bom dia.

Então como você disse "O extrato de contribuições do INSS aparece também apenas esse número principal. O número secundário aparece apenas no cadastro do INSS." Todos os lugares só se deve aparecer um único número não se pode ter um "principal" e outro secundário, verifique com o órgão responsável o que está havendo, como eu disse anteriormente a Silvia colocou também, é mais fácil ir atrás para regularizar e ver o que está acontecendo para que você não tenha problemas futuros Felipe

Thayná Munhões
Rafaela Amorim Vieira

Rafaela Amorim Vieira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 7 julho 2022 | 08:37

Silvia Cristina Bueno , você ja fez esse procedimento pelo site do Conectividade? Se sim, poderia me orientar? Estou com um caso onde um trabalhador foi admitido com um numero de PIS criado pela empresa, mas ele já possuia um PIS anterior, agora ele foi demitido e não consegue dar a entrada no Seguro Desemprego e Saque do FGTS, pois consta dois numeros de PIS. O mesmo foi até o MTE que disse que ele tinha que falar com a empresa... Já vi um caso assim onde a pessoa teve que ir até a Caixa Economica para pedir a unificação dos PIS, e depois conseguiu receber os direitos normalmente... 

Há como fazer pelo site da Caixa, no conectividade social > cadastro NIS onde é acessado com o certificado digital da empresa. 
Normalmente quem acessa esse portal é a contabilidade, mas é uma alternativa que você pode tentar. 
Poderia me explicar como fazer pelo Conectividade?

Rafaela Amorim Vieira
Analista de Departamento Pessoal 

"É parte da cura o desejo de ser curado."
POLIANA AMORIM

Poliana Amorim

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 27 outubro 2022 | 18:14

Boa tarde!
Estou com a seguinte situação tem um empregado que tem o numero de NIT e nunca havia trabalhado em empresa privada. Ocorre que quando entrou na empresa que estou cuidando, não foi criado o NIS, e agora fiz o cadastro do NIS, porém o que acontece com os valores recolhidos anteriormente de INSS e FGTS. Verifiquei que os recolhimentos de INSS aparecem no numero de NIT, como faço para unificar o novo numero de NIS ao NIT desse trabalhador?  E os recolhimento de FGTS que estavam sendo feito porém não tinha o NIS era somente O NIT.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.